A influência do Facebook no brand equity e intenção de compra da marca Ambar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nogueira, Vânia
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/13367
Resumo: Os social media desempenham um papel cada vez mais fundamental nacomunicação entre a marca e os seus consumidores. As marcas têm vindo a aumentar a sua presença nas diversas plataformas de social media existentes, no sentido de estreitar o relacionamento com os seus clientes, procurando maximizar as suas ações nas redes sociais. Neste contexto, e a par da crescente importância e poder que o consumidor apresenta, as empresas enfrentam grandes desafios na gestão das suas marcas, sendo importante perceber quais os fatores que afetam o seu valor. Desta forma, o presente estudo analisa a influência do Facebook no brand equity e intenção de compra da marca. Mais concretamente, analisa a influência que a perceção dos consumidores das atividades de marketing desenvolvidas pela marca no Facebook e a suscetibilidade dos consumidores à comunicação eWOM, têm no brand equity e na intenção de compra da marca. Esta dissertação apresenta um caso de estudo aplicado à marca ambar, presente no mercado da papelaria à mais de 75 anos. Os resultados do estudo realizado junto de 372 seguidores da marca na sua página de Facebook, sugerem que a perceção dos consumidores sobre as atividades de marketing da marca no Facebook influencia positivamente o seu brand equity e a intenção de compra da marca. Relativamente à suscetibilidade dos consumidores à comunicação eWOM e sua influência nas variáveis acima descritas, não se identificou qualquer efeito estatisticamente significativo. Tendo em conta estes resultados são apresentadas recomendações futuras para a gestão da marca nos social media.
id RCAP_5bd1ca6ffd479cdb70b8bcee9413ec39
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/13367
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A influência do Facebook no brand equity e intenção de compra da marca AmbarSocial mediaBrand equityIntenção de compraeWOMDomínio/Área Científica::Ciências SociaisOs social media desempenham um papel cada vez mais fundamental nacomunicação entre a marca e os seus consumidores. As marcas têm vindo a aumentar a sua presença nas diversas plataformas de social media existentes, no sentido de estreitar o relacionamento com os seus clientes, procurando maximizar as suas ações nas redes sociais. Neste contexto, e a par da crescente importância e poder que o consumidor apresenta, as empresas enfrentam grandes desafios na gestão das suas marcas, sendo importante perceber quais os fatores que afetam o seu valor. Desta forma, o presente estudo analisa a influência do Facebook no brand equity e intenção de compra da marca. Mais concretamente, analisa a influência que a perceção dos consumidores das atividades de marketing desenvolvidas pela marca no Facebook e a suscetibilidade dos consumidores à comunicação eWOM, têm no brand equity e na intenção de compra da marca. Esta dissertação apresenta um caso de estudo aplicado à marca ambar, presente no mercado da papelaria à mais de 75 anos. Os resultados do estudo realizado junto de 372 seguidores da marca na sua página de Facebook, sugerem que a perceção dos consumidores sobre as atividades de marketing da marca no Facebook influencia positivamente o seu brand equity e a intenção de compra da marca. Relativamente à suscetibilidade dos consumidores à comunicação eWOM e sua influência nas variáveis acima descritas, não se identificou qualquer efeito estatisticamente significativo. Tendo em conta estes resultados são apresentadas recomendações futuras para a gestão da marca nos social media.Nogueira, MafaldaRepositório ComumNogueira, Vânia2018-10-01T00:30:11Z2015-09-18T00:00:00Z2015-09-18T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/13367201135876porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:24:38Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/13367Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:13:56.332407Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A influência do Facebook no brand equity e intenção de compra da marca Ambar
title A influência do Facebook no brand equity e intenção de compra da marca Ambar
spellingShingle A influência do Facebook no brand equity e intenção de compra da marca Ambar
Nogueira, Vânia
Social media
Brand equity
Intenção de compra
eWOM
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais
title_short A influência do Facebook no brand equity e intenção de compra da marca Ambar
title_full A influência do Facebook no brand equity e intenção de compra da marca Ambar
title_fullStr A influência do Facebook no brand equity e intenção de compra da marca Ambar
title_full_unstemmed A influência do Facebook no brand equity e intenção de compra da marca Ambar
title_sort A influência do Facebook no brand equity e intenção de compra da marca Ambar
author Nogueira, Vânia
author_facet Nogueira, Vânia
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Nogueira, Mafalda
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Nogueira, Vânia
dc.subject.por.fl_str_mv Social media
Brand equity
Intenção de compra
eWOM
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais
topic Social media
Brand equity
Intenção de compra
eWOM
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais
description Os social media desempenham um papel cada vez mais fundamental nacomunicação entre a marca e os seus consumidores. As marcas têm vindo a aumentar a sua presença nas diversas plataformas de social media existentes, no sentido de estreitar o relacionamento com os seus clientes, procurando maximizar as suas ações nas redes sociais. Neste contexto, e a par da crescente importância e poder que o consumidor apresenta, as empresas enfrentam grandes desafios na gestão das suas marcas, sendo importante perceber quais os fatores que afetam o seu valor. Desta forma, o presente estudo analisa a influência do Facebook no brand equity e intenção de compra da marca. Mais concretamente, analisa a influência que a perceção dos consumidores das atividades de marketing desenvolvidas pela marca no Facebook e a suscetibilidade dos consumidores à comunicação eWOM, têm no brand equity e na intenção de compra da marca. Esta dissertação apresenta um caso de estudo aplicado à marca ambar, presente no mercado da papelaria à mais de 75 anos. Os resultados do estudo realizado junto de 372 seguidores da marca na sua página de Facebook, sugerem que a perceção dos consumidores sobre as atividades de marketing da marca no Facebook influencia positivamente o seu brand equity e a intenção de compra da marca. Relativamente à suscetibilidade dos consumidores à comunicação eWOM e sua influência nas variáveis acima descritas, não se identificou qualquer efeito estatisticamente significativo. Tendo em conta estes resultados são apresentadas recomendações futuras para a gestão da marca nos social media.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-09-18T00:00:00Z
2015-09-18T00:00:00Z
2018-10-01T00:30:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/13367
201135876
url http://hdl.handle.net/10400.26/13367
identifier_str_mv 201135876
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130005818572800