Estratégias de internacionalização das PMEs no setor cosmético: o caso da Novexpert

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sanchez Silva, Ana Dolores Almeida
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/34199
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Negócios Internacionais
id RCAP_5c2fc54a8844e247c702952b955ce3aa
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/34199
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Estratégias de internacionalização das PMEs no setor cosmético: o caso da NovexpertThe internationalization strategies of cosmetics SMEs: case study Novexpert339.5Ciências Sociais::Economia e GestãoRelatório de estágio de mestrado em Negócios InternacionaisEste relatório é o estudo de caso do processo de internacionalização da empresa de cosméticos Novexpert. Para a elaboração deste estudo foram realizadas várias observações e análises sobre os passos dados pela empresa a nível internacional. Assim, o estudo de caso tem um relevante carácter pessoal pois trata-se de experiências vividas durante o período na Novexpert. Este processo foi analisado durante a realização de um estágio curricular na empresa, com duração de 6 meses. A empresa é uma produtora e vendedora de cosméticos anti idade e localiza-se em Paris, França. A Novexpert foi criada em 2008 como resposta às mudanças no comportamento dos consumidores franceses e internacionais. Mesmo inserida num contexto concorrencial desafiante a Novexpert foi capaz de se impor no mercado cosmético francês e mundial de forma eficiente. Este fator deve-se à sua inovação, adaptabilidade e enorme empenho por parte de toda a equipa. Mesmo tendo sucesso no seu processo de internacionalização a Novexpert pretende ir mais além e para isto a empresa terá de superar mais desafios e adaptar a sua estrutura e estratégia aos novos mercados. Durante a realização do estágio foi possível a aplicação e verificação de diversas teorias do comércio internacional aprendidas no mestrado. Estas teorias estão em grande medida na base das decisões tomadas pela Novexpert aquando a sua entrada ou expansão no mercado internacional.This report consists of a case study of the internationalization process of a cosmetic firm called Novexpert. The analysis was made through the observation and study of each international step of the firm. So, this case study was done through my own experiences lived in Novexpert. This internationalization process was analysed during an internship of 6 months that I have done at this firm. The firm is a French producer and seller of cosmetic anti-aging products located in Paris, France. Novexpert was created in 2008 as a response to the change in the French and international consumers’ behaviours. Even if Novexpert operates in a very competitive sector the firm was able to efficiently impose itself within the global and French cosmetic markets. This might be explained by the company’s innovation, adaptability and important commitment done by all the team of Novexpert. Even if the firm has been having a lot of success in the international market it wants to proceed with its expansion process, in order to turn this into reality Novexpert has to overcome more challenges and adapt its structure and strategy to new markets. During the internship it was possible to apply and verify various international theories that were studied during the master. These theories are the base of the international decisions done by the firm when opening or expanding new markets.Sousa, Sílvia Cristina CondutoUniversidade do MinhoSanchez Silva, Ana Dolores Almeida20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/34199por201074273info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:40:08Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/34199Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:36:53.164361Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Estratégias de internacionalização das PMEs no setor cosmético: o caso da Novexpert
The internationalization strategies of cosmetics SMEs: case study Novexpert
title Estratégias de internacionalização das PMEs no setor cosmético: o caso da Novexpert
spellingShingle Estratégias de internacionalização das PMEs no setor cosmético: o caso da Novexpert
Sanchez Silva, Ana Dolores Almeida
339.5
Ciências Sociais::Economia e Gestão
title_short Estratégias de internacionalização das PMEs no setor cosmético: o caso da Novexpert
title_full Estratégias de internacionalização das PMEs no setor cosmético: o caso da Novexpert
title_fullStr Estratégias de internacionalização das PMEs no setor cosmético: o caso da Novexpert
title_full_unstemmed Estratégias de internacionalização das PMEs no setor cosmético: o caso da Novexpert
title_sort Estratégias de internacionalização das PMEs no setor cosmético: o caso da Novexpert
author Sanchez Silva, Ana Dolores Almeida
author_facet Sanchez Silva, Ana Dolores Almeida
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sousa, Sílvia Cristina Conduto
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Sanchez Silva, Ana Dolores Almeida
dc.subject.por.fl_str_mv 339.5
Ciências Sociais::Economia e Gestão
topic 339.5
Ciências Sociais::Economia e Gestão
description Relatório de estágio de mestrado em Negócios Internacionais
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2014-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/34199
url http://hdl.handle.net/1822/34199
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 201074273
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132899926081536