Estratégias de internacionalização das PMEs no setor cosmético: o caso da Novexpert
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/34199 |
Resumo: | Relatório de estágio de mestrado em Negócios Internacionais |
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Estratégias de internacionalização das PMEs no setor cosmético: o caso da NovexpertThe internationalization strategies of cosmetics SMEs: case study Novexpert339.5Ciências Sociais::Economia e GestãoRelatório de estágio de mestrado em Negócios InternacionaisEste relatório é o estudo de caso do processo de internacionalização da empresa de cosméticos Novexpert. Para a elaboração deste estudo foram realizadas várias observações e análises sobre os passos dados pela empresa a nível internacional. Assim, o estudo de caso tem um relevante carácter pessoal pois trata-se de experiências vividas durante o período na Novexpert. Este processo foi analisado durante a realização de um estágio curricular na empresa, com duração de 6 meses. A empresa é uma produtora e vendedora de cosméticos anti idade e localiza-se em Paris, França. A Novexpert foi criada em 2008 como resposta às mudanças no comportamento dos consumidores franceses e internacionais. Mesmo inserida num contexto concorrencial desafiante a Novexpert foi capaz de se impor no mercado cosmético francês e mundial de forma eficiente. Este fator deve-se à sua inovação, adaptabilidade e enorme empenho por parte de toda a equipa. Mesmo tendo sucesso no seu processo de internacionalização a Novexpert pretende ir mais além e para isto a empresa terá de superar mais desafios e adaptar a sua estrutura e estratégia aos novos mercados. Durante a realização do estágio foi possível a aplicação e verificação de diversas teorias do comércio internacional aprendidas no mestrado. Estas teorias estão em grande medida na base das decisões tomadas pela Novexpert aquando a sua entrada ou expansão no mercado internacional.This report consists of a case study of the internationalization process of a cosmetic firm called Novexpert. The analysis was made through the observation and study of each international step of the firm. So, this case study was done through my own experiences lived in Novexpert. This internationalization process was analysed during an internship of 6 months that I have done at this firm. The firm is a French producer and seller of cosmetic anti-aging products located in Paris, France. Novexpert was created in 2008 as a response to the change in the French and international consumers’ behaviours. Even if Novexpert operates in a very competitive sector the firm was able to efficiently impose itself within the global and French cosmetic markets. This might be explained by the company’s innovation, adaptability and important commitment done by all the team of Novexpert. Even if the firm has been having a lot of success in the international market it wants to proceed with its expansion process, in order to turn this into reality Novexpert has to overcome more challenges and adapt its structure and strategy to new markets. During the internship it was possible to apply and verify various international theories that were studied during the master. These theories are the base of the international decisions done by the firm when opening or expanding new markets.Sousa, Sílvia Cristina CondutoUniversidade do MinhoSanchez Silva, Ana Dolores Almeida20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/34199por201074273info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:40:08Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/34199Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:36:53.164361Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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