Tarefas de investigação com recurso aos wikis no ensino da tabela periódica dos elementos : um estudo com alunos do 9.º ano de escolaridade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nicolai, Marisa Helena Fonseca, 1976-
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/11023
Resumo: Relatório da prática de ensino supervisionada, Ensino de Física e de Química no 3.º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, Universidade de Lisboa, 2012
id RCAP_8ff493ffeadc58707bc846ee950addb4
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/11023
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Tarefas de investigação com recurso aos wikis no ensino da tabela periódica dos elementos : um estudo com alunos do 9.º ano de escolaridadeEnsino da químicaDesenvolvimento de competênciasTecnologias da informação e da comunicaçãoRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2012Relatório da prática de ensino supervisionada, Ensino de Física e de Química no 3.º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, Universidade de Lisboa, 2012Presentemente, a sociedade, e todos os indivíduos que fazem parte integrante, encontra-se cada vez mais associada à evolução científica e tecnologia, resultante de um processo de globalização. A educação em ciência tem um papel fundamental na construção de conhecimento, no desenvolvimento de competências e capacidades que permitam certificar a ativa participação dos cidadãos na evolução científica, tecnologia, social e ambiental. Assim, a utilização usual de computadores, associados à internet, e outras tecnologias, originam novos desafios e oportunidades para a inclusão das novas tecnologias de informação e comunicação nas escolas, relativamente a outras formas de representação e comunicação. As tecnologias de informação e comunicação possibilitam a partilha de informação, a interação e a construção colaborativa de conhecimento, incitando o desenvolvimento de inúmeras habilidades e possibilitando a criação de percursos próprios, tal como o preconizado nas Orientações Curriculares. Este relatório é resultado de um estudo prático realizado com alunos do 9.º ano de escolaridade, durante a implementação da unidade, na área de Química, intitulado “Propriedades dos materiais e tabela periódica”, inserido no tema organizador “Viver melhor na Terra”, com a duração de seis aulas de noventa minutos e três aulas de quarenta e cinco minutos. Desta forma, a investigação pretende dar resposta a questões relacionadas com as aprendizagens realizadas pelos alunos, quando estão envolvidos em tarefas de investigação, com recurso aos wikis; as dificuldades dos alunos na implementação da unidade; as potencialidades do uso de wikis na sala de aula; e a adesão dos alunos a este tipo de abordagem. A metodologia de investigação qualitativa processa-se através da recolha de dados cujos instrumentos lucrados foram a entrevista em grupo focado, a observação naturalista, os documentos escritos e o inquérito por questionário. Consequentemente, para esclarecimento do objetivo proposto, dá-se prosseguimento à investigação através da análise de conteúdos, recolhidas através de entrevistas, avaliações, registos escritos, por forma a constatar a existência de mudanças significativas após a implementação de proposta didática, através de tarefas de investigação.Currently, the society and all individuals who are an integral part, are increasingly linked to scientific and technology resulting from a process of globalization. The science education has a key role in building knowledge, developing skills and capacities to ensure the active participation of citizens in scientific, technology, social and environmental. Thus, the usual use of computers, associated with the internet and other technologies, give rise to new challenges and opportunities for the inclusion of new information and communication technologies in schools, compared with other forms of representation and communication. The information and communication technologies enable inquiry, interaction and collaborative construction of knowledge by encouraging the development of many skills, enabling the creation of own routes, as recommended in the curriculum guidelines. This report is the result of a study case conducted with ninth grade students, during the implementation of the Chemistry unit, entitled "Material properties and the periodic table" inserted in the organizing theme "Better Living on Earth", lasts four classes of ninety minutes and four classes of forty-five minutes. Thus, the research aims to address issues related to the learning achieved by students when they are involved in research tasks, using the wikis, students difficulties in implementing the unit, the potential of using wikis in the classroom, and the accession of students to this type of approach. The qualitative research methodology was processed through the data collection, using as instruments the group interview, naturalistic observation, written documents, and questionnaire survey. Consequently, to clarify the proposed objective, there has been continuing to research by analyzing content, collected through interviews, reviews, written records, in order to establish the existence of significant changes after the implementation of instruction through tasks investigation.Freire, Ana Maria, 1947-Repositório da Universidade de LisboaNicolai, Marisa Helena Fonseca, 1976-2014-05-19T12:04:41Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/11023porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:56:54Zoai:repositorio.ul.pt:10451/11023Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:34:49.994924Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Tarefas de investigação com recurso aos wikis no ensino da tabela periódica dos elementos : um estudo com alunos do 9.º ano de escolaridade
title Tarefas de investigação com recurso aos wikis no ensino da tabela periódica dos elementos : um estudo com alunos do 9.º ano de escolaridade
spellingShingle Tarefas de investigação com recurso aos wikis no ensino da tabela periódica dos elementos : um estudo com alunos do 9.º ano de escolaridade
Nicolai, Marisa Helena Fonseca, 1976-
Ensino da química
Desenvolvimento de competências
Tecnologias da informação e da comunicação
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2012
title_short Tarefas de investigação com recurso aos wikis no ensino da tabela periódica dos elementos : um estudo com alunos do 9.º ano de escolaridade
title_full Tarefas de investigação com recurso aos wikis no ensino da tabela periódica dos elementos : um estudo com alunos do 9.º ano de escolaridade
title_fullStr Tarefas de investigação com recurso aos wikis no ensino da tabela periódica dos elementos : um estudo com alunos do 9.º ano de escolaridade
title_full_unstemmed Tarefas de investigação com recurso aos wikis no ensino da tabela periódica dos elementos : um estudo com alunos do 9.º ano de escolaridade
title_sort Tarefas de investigação com recurso aos wikis no ensino da tabela periódica dos elementos : um estudo com alunos do 9.º ano de escolaridade
author Nicolai, Marisa Helena Fonseca, 1976-
author_facet Nicolai, Marisa Helena Fonseca, 1976-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Freire, Ana Maria, 1947-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Nicolai, Marisa Helena Fonseca, 1976-
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino da química
Desenvolvimento de competências
Tecnologias da informação e da comunicação
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2012
topic Ensino da química
Desenvolvimento de competências
Tecnologias da informação e da comunicação
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2012
description Relatório da prática de ensino supervisionada, Ensino de Física e de Química no 3.º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, Universidade de Lisboa, 2012
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2012-01-01T00:00:00Z
2014-05-19T12:04:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/11023
url http://hdl.handle.net/10451/11023
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134244476289024