Qualidade de vida no trabalho e stresse na profissão docente
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/2516 |
Resumo: | Esta investigação tem por base o estudo do Stresse Laboral na profissão Docente e a forma como este influencia a Qualidade de Vida no Trabalho destes profissionais. A amostra é constituída por 74 docentes de vários grupos disciplinares a leccionar no ensino básico, secundário e profissional de três escolas dos distritos de Braga, Porto e Vila Real. Sendo este um estudo de carácter correlacional descritivo foi utilizada metodologia quantitativa com recurso à utilização de três questionários fundamentais para o seu desenvolvimento: “Questionário das Características Pessoais e Profissionais”, através do qual se obtiveram características específicas dos indivíduos pertencentes á amostra, tais como o sexo, a idade, tempo de serviço, nível de ensino que leccionam, entre outros. Foi utilizado, também, o “Questionário de Stress nos Professores (QSP)”, da autoria de Gomes (2009), sendo este constituído por duas partes distintas que pretendem avaliar os níveis globais de stress e as diferentes fontes do mesmo. De forma a identificar e a avaliar as condições de trabalho da amostra, foi utilizado o “Questionário de Vida Profissional (QVP-35)”, inicialmente elaborado por Cabezas (1999) e validado para a população brasileira por Guimarães (2004). Os resultados do nosso estudo demonstram uma forte correlação negativa entre o stresse docente e a qualidade de vida no trabalho, bem como uma relação entre o nível de (in) satisfação profissional actual e o nível de stresse e qualidade de vida profissional. Evidenciamos também a relação entre os níveis elevados de stresse e o desejo de abandono da profissão docente. Verificamos os níveis moderados de stresse que a nossa amostra apresenta e os níveis mais favoráveis de qualidade de vida no trabalho. |
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