Sociedades Plurais: o papel do ensino da história numa sociedade multicultural
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/153596 |
Resumo: | No mundo atual, os contactos e mudanças que ocorrem implicam que a realidade das nossas sociedades, e consequentemente das nossas escolas, esteja permanentemente a alterar-se. Uma sociedade multicultural é a realidade do mundo atual, o desejo do interculturalismo está presente e espera-se que seja alcançado através de políticas e estratégias educativas que o fomentem. Assim, o presente relatório pretende refletir um pouco sobre os conceitos do multiculturalismo e interculturalismo, assim como sobre várias definições de cultura, as consequências dos estereótipos e a importância da legislação e da formação de professores com o objetivo de promover uma verdadeira educação intercultural nas escolas portuguesas. Para além disso, é feita a apresentação do trabalho realizado durante a Prática de Ensino Supervisionada. São apresentadas as atividades realizadas com os alunos e quais os resultados do trabalho efetuado. É feita uma reflexão sobre como o ensino de História-aliado a políticas multi/interculturais, bem como toda a comunidade educativa e restantes áreas disciplinares, é uma vantagem, e quase obrigatoriedade, para a formação de jovens mais democráticos, responsáveis, críticos, defensores da liberdade e da igualdade de oportunidades e de tratamento, bem como verdadeiros cidadãos ativos na defesa de um mundo plural. |
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Sociedades Plurais: o papel do ensino da história numa sociedade multiculturalMulticulturalismoInterculturalismoEducação MulticulturalEducação InterculturalEnsino de HistóriaMulticulturalismInterculturalismMulticultural EducationIntercultural EducationHistory TeachingDomínio/Área Científica::Humanidades::História e ArqueologiaDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoNo mundo atual, os contactos e mudanças que ocorrem implicam que a realidade das nossas sociedades, e consequentemente das nossas escolas, esteja permanentemente a alterar-se. Uma sociedade multicultural é a realidade do mundo atual, o desejo do interculturalismo está presente e espera-se que seja alcançado através de políticas e estratégias educativas que o fomentem. Assim, o presente relatório pretende refletir um pouco sobre os conceitos do multiculturalismo e interculturalismo, assim como sobre várias definições de cultura, as consequências dos estereótipos e a importância da legislação e da formação de professores com o objetivo de promover uma verdadeira educação intercultural nas escolas portuguesas. Para além disso, é feita a apresentação do trabalho realizado durante a Prática de Ensino Supervisionada. São apresentadas as atividades realizadas com os alunos e quais os resultados do trabalho efetuado. É feita uma reflexão sobre como o ensino de História-aliado a políticas multi/interculturais, bem como toda a comunidade educativa e restantes áreas disciplinares, é uma vantagem, e quase obrigatoriedade, para a formação de jovens mais democráticos, responsáveis, críticos, defensores da liberdade e da igualdade de oportunidades e de tratamento, bem como verdadeiros cidadãos ativos na defesa de um mundo plural.In today’s world, the contacts and changes that take place imply that the reality of our societies, and consequently of our schools, is permanently changing. A multicultural society is the reality of today's world, the desire for interculturalism is present and it is expected that it will be achieved through educational policies and strategies that promote it. Thus, the present report intends to reflect a little on the concepts of multiculturalism and interculturalism, as well as the various definitions of culture, the consequences of stereotypes and the importance of legislation and teacher training with the aim of promoting a true intercultural education in Portuguese schools. In addition, the work carried out during the Supervised Teaching Practice is presented. The activities carried out with the students and the results of the work done are presented. A reflection is made on how the teaching of History - combined with multi/intercultural policies, as well as the entire educational community and other disciplinary areas, is an advantage, and almost imperative, for the education of children and young people more democratic, responsible, critical, defenders of freedom and equal opportunities and treatment, as well as true active citizens in defense of a plural world.Torres, Marta Maria Porto Silva FradeHenriques, Raquel PereiraRUNGuedes, Ana Margarida Silva2023-06-05T18:24:01Z2023-01-042022-12-022023-01-04T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/153596TID:203212258porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T05:36:07Zoai:run.unl.pt:10362/153596Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:55:20.711273Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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