Sociedades Plurais: o papel do ensino da história numa sociedade multicultural

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guedes, Ana Margarida Silva
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/153596
Resumo: No mundo atual, os contactos e mudanças que ocorrem implicam que a realidade das nossas sociedades, e consequentemente das nossas escolas, esteja permanentemente a alterar-se. Uma sociedade multicultural é a realidade do mundo atual, o desejo do interculturalismo está presente e espera-se que seja alcançado através de políticas e estratégias educativas que o fomentem. Assim, o presente relatório pretende refletir um pouco sobre os conceitos do multiculturalismo e interculturalismo, assim como sobre várias definições de cultura, as consequências dos estereótipos e a importância da legislação e da formação de professores com o objetivo de promover uma verdadeira educação intercultural nas escolas portuguesas. Para além disso, é feita a apresentação do trabalho realizado durante a Prática de Ensino Supervisionada. São apresentadas as atividades realizadas com os alunos e quais os resultados do trabalho efetuado. É feita uma reflexão sobre como o ensino de História-aliado a políticas multi/interculturais, bem como toda a comunidade educativa e restantes áreas disciplinares, é uma vantagem, e quase obrigatoriedade, para a formação de jovens mais democráticos, responsáveis, críticos, defensores da liberdade e da igualdade de oportunidades e de tratamento, bem como verdadeiros cidadãos ativos na defesa de um mundo plural.
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