A afetividade na relação pedagógica: concepções de alunos(as) e professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lourenço, Marilú do Nascimento Salvador
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/7260
Resumo: O presente trabalho analisa as concepções de alunos (as) e professoras, sobre a afetividade na relação pedagógica, numa escola de rede pública de Natal (RN), Brasil. A pesquisa procura examinar, numa abordagem qualitativa, alguns conceitos e aspectos concretos vivenciais, que permitam compreender melhor as dimensões afetivas no contexto da sala de aula entre professor e alunos. Para isso, são inquiridos professoras, alunos (as), além da literatura cientifica que trata da temática, até mesmo, por se tratar também de uma pesquisa bibliográfica. A intenção, na verdade, foi ilustrar este estudo com as mais diversas ideias e pensamentos dos pressupostos da Teoria do Desenvolvimento, em sua abordagem interacionista, dentro de uma perspectiva sócio histórica, que enfatiza o aspecto das emoções nas construções do conhecimento contemplando o sujeito nos aspectos biopsicossocial e emotivo, o que nos estimulou a desenvolver uma série de tópicos neste estudo esboçado. Nesta perspectiva, teóricos apontam que a afetividade na relação pedagógica é essencial para o desenvolvimento intelectual de seus agentes sociais, capaz de promover avanços tanto no ensinar, quanto no aprender, por ser um objeto importante para se pensar os passos do afeto, no contexto da sala de aula, seus acessos e possibilidades. Em nossa pesquisa, a partir da dimensão teórica e do campo empírico trabalhado, buscamos mostrar a afetividade enquanto valor social, acreditando ser ela uma contribuição fundamental entre professor e alunos, capaz de possibilitar laços positivos na relação dos sujeitos, que deve ser vista como um jogo de trocas simbólicas de forma respeitosa, definindo o lugar de cada um, para que, nesta relação, professor e alunos possam assumir a posição de seres comprometidos um com o outro.
id RCAP_c616159a2080f8a18f98e64ef7c866b7
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/7260
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A afetividade na relação pedagógica: concepções de alunos(as) e professoresMESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃOEDUCAÇÃOAFETIVIDADERELAÇÃO PEDAGÓGICARELAÇÃO PROFESSOR-ALUNOEDUCATIONAFFECTIVITYPEDAGOGICAL RELATIONSHIPTEACHER-STUDENT RELATIONSHIPO presente trabalho analisa as concepções de alunos (as) e professoras, sobre a afetividade na relação pedagógica, numa escola de rede pública de Natal (RN), Brasil. A pesquisa procura examinar, numa abordagem qualitativa, alguns conceitos e aspectos concretos vivenciais, que permitam compreender melhor as dimensões afetivas no contexto da sala de aula entre professor e alunos. Para isso, são inquiridos professoras, alunos (as), além da literatura cientifica que trata da temática, até mesmo, por se tratar também de uma pesquisa bibliográfica. A intenção, na verdade, foi ilustrar este estudo com as mais diversas ideias e pensamentos dos pressupostos da Teoria do Desenvolvimento, em sua abordagem interacionista, dentro de uma perspectiva sócio histórica, que enfatiza o aspecto das emoções nas construções do conhecimento contemplando o sujeito nos aspectos biopsicossocial e emotivo, o que nos estimulou a desenvolver uma série de tópicos neste estudo esboçado. Nesta perspectiva, teóricos apontam que a afetividade na relação pedagógica é essencial para o desenvolvimento intelectual de seus agentes sociais, capaz de promover avanços tanto no ensinar, quanto no aprender, por ser um objeto importante para se pensar os passos do afeto, no contexto da sala de aula, seus acessos e possibilidades. Em nossa pesquisa, a partir da dimensão teórica e do campo empírico trabalhado, buscamos mostrar a afetividade enquanto valor social, acreditando ser ela uma contribuição fundamental entre professor e alunos, capaz de possibilitar laços positivos na relação dos sujeitos, que deve ser vista como um jogo de trocas simbólicas de forma respeitosa, definindo o lugar de cada um, para que, nesta relação, professor e alunos possam assumir a posição de seres comprometidos um com o outro.The study analyzes the concepts of learners and teachers about the pedagogical relationship affectivity, a school of public Natal (RN), Brazil. The research seeks to examine, in a qualitative approach, some concepts and practical aspects, allowing better understand the affective dimensions in the context of the classroom between teacher and students. To do so, are consulted teachers, students, in addition to the scientific literature dealing with the issue, even as it is a literature search. The intention actually was to illustrate this study with many different ideas and thoughts of the Theory of Development, in its interactionist approach, within a socio-historical perspective, which emphasizes the aspect of emotions in the construction of knowledge covering the subject biopsychosocial aspects and emotive, which encouraged us to develop a range of topics outlined in this study. In this perspective theorists suggest that affectivity in the pedagogical relationship is essential to the intellectual development of their social agents capable of promoting advances both in teaching, and in learning, being an object important to think about the steps of affect in the context of the room class, and their access possibilities. In our research, we show affection while social value, believed to be a key contribution between teacher and students, capable of providing positive links in the relationship of the subject, which should be seen as a set of symbolic exchanges in a respectful manner, defining the place of each one, so that, in this respect, teacher and students can take the position of being committed to each other.2016-09-20T15:12:27Z2014-01-01T00:00:00Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/7260TID:201252848pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessLourenço, Marilú do Nascimento Salvadorreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:08:48Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/7260Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:15:55.229753Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A afetividade na relação pedagógica: concepções de alunos(as) e professores
title A afetividade na relação pedagógica: concepções de alunos(as) e professores
spellingShingle A afetividade na relação pedagógica: concepções de alunos(as) e professores
Lourenço, Marilú do Nascimento Salvador
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO
AFETIVIDADE
RELAÇÃO PEDAGÓGICA
RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO
EDUCATION
AFFECTIVITY
PEDAGOGICAL RELATIONSHIP
TEACHER-STUDENT RELATIONSHIP
title_short A afetividade na relação pedagógica: concepções de alunos(as) e professores
title_full A afetividade na relação pedagógica: concepções de alunos(as) e professores
title_fullStr A afetividade na relação pedagógica: concepções de alunos(as) e professores
title_full_unstemmed A afetividade na relação pedagógica: concepções de alunos(as) e professores
title_sort A afetividade na relação pedagógica: concepções de alunos(as) e professores
author Lourenço, Marilú do Nascimento Salvador
author_facet Lourenço, Marilú do Nascimento Salvador
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lourenço, Marilú do Nascimento Salvador
dc.subject.por.fl_str_mv MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO
AFETIVIDADE
RELAÇÃO PEDAGÓGICA
RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO
EDUCATION
AFFECTIVITY
PEDAGOGICAL RELATIONSHIP
TEACHER-STUDENT RELATIONSHIP
topic MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO
AFETIVIDADE
RELAÇÃO PEDAGÓGICA
RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO
EDUCATION
AFFECTIVITY
PEDAGOGICAL RELATIONSHIP
TEACHER-STUDENT RELATIONSHIP
description O presente trabalho analisa as concepções de alunos (as) e professoras, sobre a afetividade na relação pedagógica, numa escola de rede pública de Natal (RN), Brasil. A pesquisa procura examinar, numa abordagem qualitativa, alguns conceitos e aspectos concretos vivenciais, que permitam compreender melhor as dimensões afetivas no contexto da sala de aula entre professor e alunos. Para isso, são inquiridos professoras, alunos (as), além da literatura cientifica que trata da temática, até mesmo, por se tratar também de uma pesquisa bibliográfica. A intenção, na verdade, foi ilustrar este estudo com as mais diversas ideias e pensamentos dos pressupostos da Teoria do Desenvolvimento, em sua abordagem interacionista, dentro de uma perspectiva sócio histórica, que enfatiza o aspecto das emoções nas construções do conhecimento contemplando o sujeito nos aspectos biopsicossocial e emotivo, o que nos estimulou a desenvolver uma série de tópicos neste estudo esboçado. Nesta perspectiva, teóricos apontam que a afetividade na relação pedagógica é essencial para o desenvolvimento intelectual de seus agentes sociais, capaz de promover avanços tanto no ensinar, quanto no aprender, por ser um objeto importante para se pensar os passos do afeto, no contexto da sala de aula, seus acessos e possibilidades. Em nossa pesquisa, a partir da dimensão teórica e do campo empírico trabalhado, buscamos mostrar a afetividade enquanto valor social, acreditando ser ela uma contribuição fundamental entre professor e alunos, capaz de possibilitar laços positivos na relação dos sujeitos, que deve ser vista como um jogo de trocas simbólicas de forma respeitosa, definindo o lugar de cada um, para que, nesta relação, professor e alunos possam assumir a posição de seres comprometidos um com o outro.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-01-01T00:00:00Z
2014
2016-09-20T15:12:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/7260
TID:201252848
url http://hdl.handle.net/10437/7260
identifier_str_mv TID:201252848
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv metadata only access
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv metadata only access
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131256113332224