A importância da relação pedagógica em Jardim de Infância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes, Cláudia Cristina da Cruz
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/12872
Resumo: Relatório da prática profissional supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré escolar
id RCAP_86d3d08c23469b011ad2d6f76fde06f8
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/12872
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A importância da relação pedagógica em Jardim de InfânciaEducação de infânciaRelação pedagógicaAfetividadeCriançasInteraçãoChildrenChildhood educationPedagogical relationshipInteraction; affectivityRelatório da prática profissional supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré escolarO presente relatório surge no âmbito da Prática Profissional Supervisionada II e pretende expor, de forma reflexiva, a ação pedagógica desenvolvida ao longo do estágio, salientando as aprendizagens e intenções concretizadas, em contexto de Jardim de Infância, com um grupo de 25 crianças. Perante as observações dos primeiros dias de estágio, apercebi-me da necessidade constante das crianças se relacionarem com algum adulto, tanto nas brincadeiras, como nas constantes chamadas de atenção e de mimo. Desta forma, surge a problemática “A importância da relação pedagógica em Jardim de Infância”, com especial enfoque na afetividade. No que se refere à metodologia, recorri às seguintes técnicas de recolha de informação: análise documental, realização de entrevistas à equipa educativa da sala de atividades e a algumas crianças do grupo. Os resultados obtidos apontam para as seguintes conclusões: as crianças iniciam interações por diversas razões: i) para receberem e darem atenção e mimo; ii) para demonstrarem afeto; iii) para brincarem; iv) para conversarem; v) para realizarem atividades; vi) para receberem conforto; vii) para partilharem diferentes momentos com o adulto e viii) para serem ajudadas ou elas próprias ajudarem. Ao analisar as respostas das entrevistas à equipa educativa, compreende-se a importância que as entrevistadas dão à interação adulto-criança e a forma como acreditam que essa relação desenvolve a criança a vários níveis. Para estas profissionais, ao estabelecerem uma relação de afeto com as crianças, estão a construir uma relação pedagógica positiva que é importante para o desenvolvimento e o bem-estar da criança. Através desta relação, a criança consegue sentir-se segura e protegida, conseguindo a motivação para a aprendizagem.ABSTRACT This report is part of Supervised Professional Practice II and aims to reflect, in a reflexive way, the pedagogical action developed during the internship, highlighting the learning and intentions achieved, in the context of Kindergarten, with a group of 25 children. In view of the observations of the first days of the internship, I realized the constant need for children to relate to some adult, both in play, as in constant calls for attention and pampering. In this way, the problem “The importance of the pedagogical relationship in kindergarten”, with a special emphasis on affectivity. With regard to the methodology, I used the following techniques for collecting information: document analysis, conducting interviews with the educational team in the activity room and with some children in the group. The results obtained point to the following conclusions: children initiate interactions for several reasons: i) to receive and give attention and pampering; ii) to show affection; iii) to play; iv) to talk; v) to carry out activities; vi) to receive comfort; vii) to share different moments with the adult and viii) to be helped or to help themselves. When analyzing the responses of the interviews to the educational team, one understands the importance that the interviewees give to the adult / child interaction and the way they believe that this relationship develops the child at various levels. For these professionals, by establishing an affectionate relationship with children, they are building a positive pedagogical relationship that is important for the child's development and well-being. Through this relationship, the child can feel safe and protected, obtaining the motivation for learning.Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de LisboaSimões, AnaRCIPLNunes, Cláudia Cristina da Cruz2021-02-18T09:32:43Z2020-05-192020-05-19T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/12872TID:202628566porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:06:38Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/12872Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:20:53.093846Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A importância da relação pedagógica em Jardim de Infância
title A importância da relação pedagógica em Jardim de Infância
spellingShingle A importância da relação pedagógica em Jardim de Infância
Nunes, Cláudia Cristina da Cruz
Educação de infância
Relação pedagógica
Afetividade
Crianças
Interação
Children
Childhood education
Pedagogical relationship
Interaction; affectivity
title_short A importância da relação pedagógica em Jardim de Infância
title_full A importância da relação pedagógica em Jardim de Infância
title_fullStr A importância da relação pedagógica em Jardim de Infância
title_full_unstemmed A importância da relação pedagógica em Jardim de Infância
title_sort A importância da relação pedagógica em Jardim de Infância
author Nunes, Cláudia Cristina da Cruz
author_facet Nunes, Cláudia Cristina da Cruz
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Simões, Ana
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Nunes, Cláudia Cristina da Cruz
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de infância
Relação pedagógica
Afetividade
Crianças
Interação
Children
Childhood education
Pedagogical relationship
Interaction; affectivity
topic Educação de infância
Relação pedagógica
Afetividade
Crianças
Interação
Children
Childhood education
Pedagogical relationship
Interaction; affectivity
description Relatório da prática profissional supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré escolar
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-05-19
2020-05-19T00:00:00Z
2021-02-18T09:32:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/12872
TID:202628566
url http://hdl.handle.net/10400.21/12872
identifier_str_mv TID:202628566
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133478439092224