Design de sistema autónomo de carga para bicicletas urbanas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Camardi, Elvira
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/34141
Resumo: O presente trabalho tratará a temática da mobilidade sustentável e urbana, utilizando uma metodologia de pesquisa exploratória, que consiste no levantamento de informações e problemas a respeito deste fenómeno, e um método de pesquisa bibliográfica e documental com a técnica de análise de dados a nível quantitativo. Para além disso foram colocadas hipóteses de trabalho e de recolha de dados tais como conceitos de sustentabilidade numa perspetiva abrangente e, de forma mais particular, a mobilidade sustentável e o papel da bicicleta dentro desta temática. A bicicleta tem-se afirmado como um meio de transporte sustentável que para além de preservar o meio ambiente apresenta inequívocos benefícios para a saúde e bem-estar dos seus utilizadores. Não obstante, verifica-se uma carência de soluções para transporte de carga, seja em deslocações de âmbito profissional ou simplesmente em lazer. Deste modo foram realizados estudos de produtos que possam ser integrados na bicicleta para colmatar este défice. Esta investigação procurou refletir sobre os temas mencionados e projetar um sistema de carga de emparelhamento universal a bicicletas existentes, conferindo-lhes tração elétrica e capacidade de transportar objetos de volumes distintos com segurança e comodidade, para que assim a bicicleta seja valorizada na vertente do transporte de carga e seja mais utilizada. O presente trabalho tem, por isso, como objetivo a elaboração de um projeto para a valorização da bicicleta. O projeto consiste na criação de um contentor em formato de reboque, inspirado no estilo sidecar das motos, permitindo aos seus utilizadores o transporte de carga através da bicicleta. Como resultado desta investigação, obteve-se um atrelado com fácil acesso à carga, uma integração de sistema de tração elétrica, um sistema de posicionamento lateral e simétrico, um sistema que não altera a estrutura da bicicleta, a possibilidade de retirar o atrelado e usar a bicicleta na sua íntegra e um sistema de encaixe para o maior número de modelos de bicicleta. Desta forma foi desenvolvido um atrelado, acoplado no quadro da bicicleta, permitindo que este assuma uma posição lateral, conferindo à bicicleta a possibilidade de transporte de carga.
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Não obstante, verifica-se uma carência de soluções para transporte de carga, seja em deslocações de âmbito profissional ou simplesmente em lazer. Deste modo foram realizados estudos de produtos que possam ser integrados na bicicleta para colmatar este défice. Esta investigação procurou refletir sobre os temas mencionados e projetar um sistema de carga de emparelhamento universal a bicicletas existentes, conferindo-lhes tração elétrica e capacidade de transportar objetos de volumes distintos com segurança e comodidade, para que assim a bicicleta seja valorizada na vertente do transporte de carga e seja mais utilizada. O presente trabalho tem, por isso, como objetivo a elaboração de um projeto para a valorização da bicicleta. O projeto consiste na criação de um contentor em formato de reboque, inspirado no estilo sidecar das motos, permitindo aos seus utilizadores o transporte de carga através da bicicleta. Como resultado desta investigação, obteve-se um atrelado com fácil acesso à carga, uma integração de sistema de tração elétrica, um sistema de posicionamento lateral e simétrico, um sistema que não altera a estrutura da bicicleta, a possibilidade de retirar o atrelado e usar a bicicleta na sua íntegra e um sistema de encaixe para o maior número de modelos de bicicleta. Desta forma foi desenvolvido um atrelado, acoplado no quadro da bicicleta, permitindo que este assuma uma posição lateral, conferindo à bicicleta a possibilidade de transporte de carga.The present work will deal with the theme of sustainable and urban mobility, using an exploratory research methodology, which consists of collecting information and problems regarding this phenomenon, and a method of bibliographic and documentary research with the technique of data analysis at a quantitative level. In addition, working hypotheses and data collection were made, such as sustainability concepts in a comprehensive perspective and, more particularly, sustainable mobility and the role of the bicycle inside of this theme. The bicycle has established itself as a sustainable means of transport that, in addition to preserving the environment, has unequivocal benefits for the health and well-being of its users. However, there is a lack of solutions for cargo transport, whether for professional travel or simply for leisure. In this way, studies were carried out on products that can be integrated into the bicycle to fill this deficit. This investigation sought to reflect on the mentioned topics and design a universal pairing charging system for existing bicycles, giving them electric traction and the ability to transport objects of different volumes with safety and comfort, so that the bicycle is valued in terms of cargo transport and to be more used. The present work has, therefore, as objective the elaboration of a project for the valorization of the bicycle. The project consists of the creation of a trailer-shaped container, inspired by the sidecar style of motorcycles, allowing its users to transport cargo by bicycle. As a result of this investigation, we obtained a trailer with easy access to the load, an integration of an electric traction system, a lateral and symmetrical positioning system, a system that does not change the structure of the bicycle, the possibility of removing the trailer and using the bicycle in its entirety and a fitting system for the greatest number of bicycle models. In this way, a fully waterproof trailer was developed, which is attached to the bicycle frame, allowing it to assume a lateral position, giving the bicycle the possibility of transporting cargo.2022-07-15T08:00:16Z2021-01-01T00:00:00Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/34141porCamardi, Elvirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:05:50Zoai:ria.ua.pt:10773/34141Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:05:29.922446Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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