Proposta conceptual para a activação do patrocínio em estádios de futebol

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Lucas Mattos Dourado
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/6016
Resumo: Mestrado em Gestão do Desporto - Organizações Desportivas
id RCAP_5cfdad9b5e1f7a7ffca44bbace8bb544
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/6016
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Proposta conceptual para a activação do patrocínio em estádios de futebolActivaçãoEstádioFutebolGestãoInstalaçõesMarketingPatrocínioPatrocinadorMestrado em Gestão do Desporto - Organizações DesportivasEsta dissertação de mestrado tem como objetivo a apresentação de uma proposta conceptual para a activação do patrocínio em grandes estádios de futebol que incentive a sustentabilidade financeira e desportiva destas instalações desportivas. Neste sentido, foi realizada uma revisão da literatura que justifica a proposta conceptual sobre o tema patrocínio no desporto, quanto aos objetivos, tipos e vantagens para o patrocinador, de forma a contextualizar-se a relação entre o patrocinador e o patrocinado. Por conseguinte, propõe-se um modelo conceptual de activação do patrocínio com as seguintes dimensões: objetivo do patrocínio, tipo de associação (naming rights, patrocinador oficial ou fornecedor oficial), a forma de activação, seja na vertente da hospitalidade corporativa ou matchday adeptos, e o plano de activação, caracterizado por executar, alavancar, realizar e avaliar (Irwin, Sutton & McCarthy, 2008). Para uma efetiva utilidade do modelo conceptual, discute-se também a relação entre o estádio e a empresa patrocinadora, enfatizando-se o valor estratégico, a rede de comunicação, a lealdade e a satisfação na parceria. A utilização do presente modelo conceptual poderá beneficiar a gestão de estádios de futebol a desenvolver parcerias duradouras através de uma frequente comunicação baseada no compromisso. A sua utilização poderá também gerar benefícios positivos para ambas as partes, o que culminará numa elevada satisfação mútua e numa importante cooperação enquanto uma vantagem competitiva. A presente proposta conceptual exige deste modo uma validação científica.Correia, Abel Hermínio LourençoRepositório da Universidade de LisboaAlves, Lucas Mattos Dourado2013-10-11T13:11:17Z20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/6016porAlves, Lucas (2013) - Proposta conceptual para a activação do patrocínio em estádios de futebol. Dissertação de Mestrado. Universidade Técnica de Lisboa. Faculdade de Motricidade Humanainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:36:53Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/6016Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:53:25.199339Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Proposta conceptual para a activação do patrocínio em estádios de futebol
title Proposta conceptual para a activação do patrocínio em estádios de futebol
spellingShingle Proposta conceptual para a activação do patrocínio em estádios de futebol
Alves, Lucas Mattos Dourado
Activação
Estádio
Futebol
Gestão
Instalações
Marketing
Patrocínio
Patrocinador
title_short Proposta conceptual para a activação do patrocínio em estádios de futebol
title_full Proposta conceptual para a activação do patrocínio em estádios de futebol
title_fullStr Proposta conceptual para a activação do patrocínio em estádios de futebol
title_full_unstemmed Proposta conceptual para a activação do patrocínio em estádios de futebol
title_sort Proposta conceptual para a activação do patrocínio em estádios de futebol
author Alves, Lucas Mattos Dourado
author_facet Alves, Lucas Mattos Dourado
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Correia, Abel Hermínio Lourenço
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Lucas Mattos Dourado
dc.subject.por.fl_str_mv Activação
Estádio
Futebol
Gestão
Instalações
Marketing
Patrocínio
Patrocinador
topic Activação
Estádio
Futebol
Gestão
Instalações
Marketing
Patrocínio
Patrocinador
description Mestrado em Gestão do Desporto - Organizações Desportivas
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-10-11T13:11:17Z
2013
2013-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/6016
url http://hdl.handle.net/10400.5/6016
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Alves, Lucas (2013) - Proposta conceptual para a activação do patrocínio em estádios de futebol. Dissertação de Mestrado. Universidade Técnica de Lisboa. Faculdade de Motricidade Humana
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131010251620352