Análise dos critérios que levam empresas investirem em clubes de futebol através do patrocínio esportivo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Vitor Tormen
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCS
Texto Completo: https://repositorio.ucs.br/11338/11210
Resumo: Devido o grande crescimento do futebol e sua forte popularidade, o mercado publicitário desse esporte também cresceu muito nos últimos anos. Diante disso, o futebol tornou-se um ?negócio? com grande potencial e muitas oportunidades para empresas, fazendo com que os investidores olhassem para esse mercado de forma diferente. Assim sendo, este trabalho apresenta um estudo realizado junto a empresas patrocinadoras de clubes de futebol da primeira divisão do campeonato gaúcho da cidade Caxias do Sul: E.C. Juventude e S.E.R. Caxias, que têm por objetivo analisar quais são os critérios que as levam investirem no futebol e também quais são os benefícios, pontos negativos/riscos e desafios desses investimentos, como as decisões são tomadas dentro das empresas, além dos critérios que elas creem necessários para concretização dessa parceria. Para isso, foi utilizada uma pesquisa de natureza qualitativa, em nível exploratório, por meio da realização de entrevistas, contendo doze questões, com base nos autores Lois (2013) e Gomes (2014), junto a gestores de nove empresas patrocinadoras. Os resultados mostraram que o patrocínio esportivo é benéfico para ambas as partes (patrocinador e patrocinado), onde as empresas buscam este tipo de parceria, para aumentar sua visibilidade e o reconhecimento de sua marca, em troca de recursos financeiros concedidos aos clubes. [resumo fornecido pelo autor]
id UCS_1da3b90003e9e7b9c95e641dd5ff3eef
oai_identifier_str oai:repositorio.ucs.br:11338/11210
network_acronym_str UCS
network_name_str Repositório Institucional da UCS
repository_id_str
spelling Carvalho, Vitor TormenHummes, GilbertoOliveira, Ronald Lopes dePeretti, Jucelda de Lourdes Gonzatto2022-11-22T13:20:22Z2022-11-22T13:20:22Z2020-12-162020-12-02https://repositorio.ucs.br/11338/11210Devido o grande crescimento do futebol e sua forte popularidade, o mercado publicitário desse esporte também cresceu muito nos últimos anos. Diante disso, o futebol tornou-se um ?negócio? com grande potencial e muitas oportunidades para empresas, fazendo com que os investidores olhassem para esse mercado de forma diferente. Assim sendo, este trabalho apresenta um estudo realizado junto a empresas patrocinadoras de clubes de futebol da primeira divisão do campeonato gaúcho da cidade Caxias do Sul: E.C. Juventude e S.E.R. Caxias, que têm por objetivo analisar quais são os critérios que as levam investirem no futebol e também quais são os benefícios, pontos negativos/riscos e desafios desses investimentos, como as decisões são tomadas dentro das empresas, além dos critérios que elas creem necessários para concretização dessa parceria. Para isso, foi utilizada uma pesquisa de natureza qualitativa, em nível exploratório, por meio da realização de entrevistas, contendo doze questões, com base nos autores Lois (2013) e Gomes (2014), junto a gestores de nove empresas patrocinadoras. Os resultados mostraram que o patrocínio esportivo é benéfico para ambas as partes (patrocinador e patrocinado), onde as empresas buscam este tipo de parceria, para aumentar sua visibilidade e o reconhecimento de sua marca, em troca de recursos financeiros concedidos aos clubes. [resumo fornecido pelo autor]AdministraçãoMarketing esportivoEsportes - PatrocínioClubes de futebolAnálise dos critérios que levam empresas investirem em clubes de futebol através do patrocínio esportivoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do SulBacharelado em AdministraçãoCampus Universitário de Caxias do SulTEXTTCC Vitor Tormen Carvalho.pdf.txtTCC Vitor Tormen Carvalho.pdf.txtExtracted texttext/plain107470https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11210/2/TCC%20Vitor%20Tormen%20Carvalho.pdf.txt26632290558084709b1637e7c376fe02MD52THUMBNAILTCC Vitor Tormen Carvalho.pdf.jpgTCC Vitor Tormen Carvalho.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1220https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11210/3/TCC%20Vitor%20Tormen%20Carvalho.pdf.jpgdabf74c9366f25b44e987d6929cf4ccdMD53ORIGINALTCC Vitor Tormen Carvalho.pdfTCC Vitor Tormen Carvalho.pdfapplication/pdf604262https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11210/1/TCC%20Vitor%20Tormen%20Carvalho.pdfcdb37b7458274873f4b91d09b27d8783MD5111338/112102022-11-23 05:01:42.062oai:repositorio.ucs.br:11338/11210Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2022-11-23T05:01:42Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Análise dos critérios que levam empresas investirem em clubes de futebol através do patrocínio esportivo
title Análise dos critérios que levam empresas investirem em clubes de futebol através do patrocínio esportivo
spellingShingle Análise dos critérios que levam empresas investirem em clubes de futebol através do patrocínio esportivo
Carvalho, Vitor Tormen
Administração
Marketing esportivo
Esportes - Patrocínio
Clubes de futebol
title_short Análise dos critérios que levam empresas investirem em clubes de futebol através do patrocínio esportivo
title_full Análise dos critérios que levam empresas investirem em clubes de futebol através do patrocínio esportivo
title_fullStr Análise dos critérios que levam empresas investirem em clubes de futebol através do patrocínio esportivo
title_full_unstemmed Análise dos critérios que levam empresas investirem em clubes de futebol através do patrocínio esportivo
title_sort Análise dos critérios que levam empresas investirem em clubes de futebol através do patrocínio esportivo
author Carvalho, Vitor Tormen
author_facet Carvalho, Vitor Tormen
author_role author
dc.contributor.other.none.fl_str_mv Hummes, Gilberto
Oliveira, Ronald Lopes de
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Vitor Tormen
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Peretti, Jucelda de Lourdes Gonzatto
contributor_str_mv Peretti, Jucelda de Lourdes Gonzatto
dc.subject.por.fl_str_mv Administração
Marketing esportivo
Esportes - Patrocínio
Clubes de futebol
topic Administração
Marketing esportivo
Esportes - Patrocínio
Clubes de futebol
description Devido o grande crescimento do futebol e sua forte popularidade, o mercado publicitário desse esporte também cresceu muito nos últimos anos. Diante disso, o futebol tornou-se um ?negócio? com grande potencial e muitas oportunidades para empresas, fazendo com que os investidores olhassem para esse mercado de forma diferente. Assim sendo, este trabalho apresenta um estudo realizado junto a empresas patrocinadoras de clubes de futebol da primeira divisão do campeonato gaúcho da cidade Caxias do Sul: E.C. Juventude e S.E.R. Caxias, que têm por objetivo analisar quais são os critérios que as levam investirem no futebol e também quais são os benefícios, pontos negativos/riscos e desafios desses investimentos, como as decisões são tomadas dentro das empresas, além dos critérios que elas creem necessários para concretização dessa parceria. Para isso, foi utilizada uma pesquisa de natureza qualitativa, em nível exploratório, por meio da realização de entrevistas, contendo doze questões, com base nos autores Lois (2013) e Gomes (2014), junto a gestores de nove empresas patrocinadoras. Os resultados mostraram que o patrocínio esportivo é benéfico para ambas as partes (patrocinador e patrocinado), onde as empresas buscam este tipo de parceria, para aumentar sua visibilidade e o reconhecimento de sua marca, em troca de recursos financeiros concedidos aos clubes. [resumo fornecido pelo autor]
publishDate 2020
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2020-12-02
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-12-16
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-11-22T13:20:22Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-11-22T13:20:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/11338/11210
url https://repositorio.ucs.br/11338/11210
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UCS
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Repositório Institucional da UCS
collection Repositório Institucional da UCS
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11210/2/TCC%20Vitor%20Tormen%20Carvalho.pdf.txt
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11210/3/TCC%20Vitor%20Tormen%20Carvalho.pdf.jpg
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11210/1/TCC%20Vitor%20Tormen%20Carvalho.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 26632290558084709b1637e7c376fe02
dabf74c9366f25b44e987d6929cf4ccd
cdb37b7458274873f4b91d09b27d8783
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798308905095266304