Proposta conceptual para a activação do patrocínio em estádios de futebol
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/6016 |
Resumo: | Mestrado em Gestão do Desporto - Organizações Desportivas |
id |
RCAP_5cfdad9b5e1f7a7ffca44bbace8bb544 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repository.utl.pt:10400.5/6016 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Proposta conceptual para a activação do patrocínio em estádios de futebolActivaçãoEstádioFutebolGestãoInstalaçõesMarketingPatrocínioPatrocinadorMestrado em Gestão do Desporto - Organizações DesportivasEsta dissertação de mestrado tem como objetivo a apresentação de uma proposta conceptual para a activação do patrocínio em grandes estádios de futebol que incentive a sustentabilidade financeira e desportiva destas instalações desportivas. Neste sentido, foi realizada uma revisão da literatura que justifica a proposta conceptual sobre o tema patrocínio no desporto, quanto aos objetivos, tipos e vantagens para o patrocinador, de forma a contextualizar-se a relação entre o patrocinador e o patrocinado. Por conseguinte, propõe-se um modelo conceptual de activação do patrocínio com as seguintes dimensões: objetivo do patrocínio, tipo de associação (naming rights, patrocinador oficial ou fornecedor oficial), a forma de activação, seja na vertente da hospitalidade corporativa ou matchday adeptos, e o plano de activação, caracterizado por executar, alavancar, realizar e avaliar (Irwin, Sutton & McCarthy, 2008). Para uma efetiva utilidade do modelo conceptual, discute-se também a relação entre o estádio e a empresa patrocinadora, enfatizando-se o valor estratégico, a rede de comunicação, a lealdade e a satisfação na parceria. A utilização do presente modelo conceptual poderá beneficiar a gestão de estádios de futebol a desenvolver parcerias duradouras através de uma frequente comunicação baseada no compromisso. A sua utilização poderá também gerar benefícios positivos para ambas as partes, o que culminará numa elevada satisfação mútua e numa importante cooperação enquanto uma vantagem competitiva. A presente proposta conceptual exige deste modo uma validação científica.Correia, Abel Hermínio LourençoRepositório da Universidade de LisboaAlves, Lucas Mattos Dourado2013-10-11T13:11:17Z20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/6016porAlves, Lucas (2013) - Proposta conceptual para a activação do patrocínio em estádios de futebol. Dissertação de Mestrado. Universidade Técnica de Lisboa. Faculdade de Motricidade Humanainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:36:53Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/6016Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:53:25.199339Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Proposta conceptual para a activação do patrocínio em estádios de futebol |
title |
Proposta conceptual para a activação do patrocínio em estádios de futebol |
spellingShingle |
Proposta conceptual para a activação do patrocínio em estádios de futebol Alves, Lucas Mattos Dourado Activação Estádio Futebol Gestão Instalações Marketing Patrocínio Patrocinador |
title_short |
Proposta conceptual para a activação do patrocínio em estádios de futebol |
title_full |
Proposta conceptual para a activação do patrocínio em estádios de futebol |
title_fullStr |
Proposta conceptual para a activação do patrocínio em estádios de futebol |
title_full_unstemmed |
Proposta conceptual para a activação do patrocínio em estádios de futebol |
title_sort |
Proposta conceptual para a activação do patrocínio em estádios de futebol |
author |
Alves, Lucas Mattos Dourado |
author_facet |
Alves, Lucas Mattos Dourado |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Correia, Abel Hermínio Lourenço Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alves, Lucas Mattos Dourado |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Activação Estádio Futebol Gestão Instalações Marketing Patrocínio Patrocinador |
topic |
Activação Estádio Futebol Gestão Instalações Marketing Patrocínio Patrocinador |
description |
Mestrado em Gestão do Desporto - Organizações Desportivas |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-10-11T13:11:17Z 2013 2013-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.5/6016 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.5/6016 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Alves, Lucas (2013) - Proposta conceptual para a activação do patrocínio em estádios de futebol. Dissertação de Mestrado. Universidade Técnica de Lisboa. Faculdade de Motricidade Humana |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131010251620352 |