Tendências do marketing digital no turismo : estudo de caso da Animafest Experience
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11960/2595 |
Resumo: | Para Kotler (2016), o marketing é a identificação e satisfação das necessidades humanas e sociais, com o intuito da organização ou do indivíduo que o executa, alcançar um objetivo. Desta forma, compreende-se que o marketing é um conjunto de processos e atividades que visam entender e satisfazer as necessidades e desejos dos consumidores. Para um setor como o turismo, é fundamental identificar e estudar estes processos de forma a obter o melhor dos seus resultados, levando a um próspero desenvolvimento turístico. Por outro lado, sendo a era atual uma era digital, compreende-se ser de extrema importância o estudo das tecnologias de comunicação no marketing do turismo. Verifica-se, na sociedade contemporânea, uma certa dependência da população [potencial mercado] na internet, smartphone, e outros dispositivos móveis para se inteirar de novas marcas e produtos e como meio de compra. Por outro lado, os turistas são mais exigentes e sofisticados, com acesso a mais e atualizada informação através dos diapositivos móveis. Utilizam frequentemente a Internet e as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) para decidirem e planearem as suas viagens, orientarem-se e divertirem-se durante as mesmas e partilharem as respetivas experiências, ainda nos destinos ou após o regresso. Segundo Sousa (2016), um estudo da Adobe Marketing Cloud em 2016 comprova que as pessoas usam mais o telemóvel para pesquisas relacionadas com as suas viagens do que o computador. Em 2015, 52% da pesquisa turística foi feita através de telemóveis, sendo que 94% das pessoas viajam por motivos de lazer e 97% das pessoas que viajam por motivos de negócios dão uso ao seu telemóvel durante a viagem. Por estes motivos, é necessário estudar o marketing, bem como as suas tendências e usos de ferramentas digitais, o chamado marketing digital, de forma a desenvolver uma melhor estratégia para as organizações e/ou indivíduos que o praticam. Este tipo de marketing é, provavelmente, o mais importante na era digital que se verifica. O presente relatório resulta de pesquisa efetuada durante o estágio curricular, na empresa Animafest Experience, localizada na Catalunha, Espanha no âmbito do Mestrado em Turismo, Inovação e Desenvolvimento. Os quatro meses de estágio permitiram melhorar os meus conhecimentos sobre o marketing digital aplicado ao turismo e identificar as tendências futuras e os mecanismos necessários para suprimir as necessidades dos clientes. |
id |
RCAP_5d0674be129e983e7990922fea8e05d0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/2595 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Tendências do marketing digital no turismo : estudo de caso da Animafest ExperienceMarketing digitalEstratégias de marketing digitalTendências do marketing turísticoDigital marketingDigital marketing strategiesTourism marketing trendsPara Kotler (2016), o marketing é a identificação e satisfação das necessidades humanas e sociais, com o intuito da organização ou do indivíduo que o executa, alcançar um objetivo. Desta forma, compreende-se que o marketing é um conjunto de processos e atividades que visam entender e satisfazer as necessidades e desejos dos consumidores. Para um setor como o turismo, é fundamental identificar e estudar estes processos de forma a obter o melhor dos seus resultados, levando a um próspero desenvolvimento turístico. Por outro lado, sendo a era atual uma era digital, compreende-se ser de extrema importância o estudo das tecnologias de comunicação no marketing do turismo. Verifica-se, na sociedade contemporânea, uma certa dependência da população [potencial mercado] na internet, smartphone, e outros dispositivos móveis para se inteirar de novas marcas e produtos e como meio de compra. Por outro lado, os turistas são mais exigentes e sofisticados, com acesso a mais e atualizada informação através dos diapositivos móveis. Utilizam frequentemente a Internet e as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) para decidirem e planearem as suas viagens, orientarem-se e divertirem-se durante as mesmas e partilharem as respetivas experiências, ainda nos destinos ou após o regresso. Segundo Sousa (2016), um estudo da Adobe Marketing Cloud em 2016 comprova que as pessoas usam mais o telemóvel para pesquisas relacionadas com as suas viagens do que o computador. Em 2015, 52% da pesquisa turística foi feita através de telemóveis, sendo que 94% das pessoas viajam por motivos de lazer e 97% das pessoas que viajam por motivos de negócios dão uso ao seu telemóvel durante a viagem. Por estes motivos, é necessário estudar o marketing, bem como as suas tendências e usos de ferramentas digitais, o chamado marketing digital, de forma a desenvolver uma melhor estratégia para as organizações e/ou indivíduos que o praticam. Este tipo de marketing é, provavelmente, o mais importante na era digital que se verifica. O presente relatório resulta de pesquisa efetuada durante o estágio curricular, na empresa Animafest Experience, localizada na Catalunha, Espanha no âmbito do Mestrado em Turismo, Inovação e Desenvolvimento. Os quatro meses de estágio permitiram melhorar os meus conhecimentos sobre o marketing digital aplicado ao turismo e identificar as tendências futuras e os mecanismos necessários para suprimir as necessidades dos clientes.According to Kotler (2016), marketing is the identification and satisfaction of human and social needs with the intent of the organization or the individual executing it to reach a goal. It is understood that marketing is a set of processes and activities that aim to understand and satisfy the needs and desires of consumers. For a sector such as tourism, it is essential to identify and study these processes in order to obtain the best results, leading to a prosperous tourism development. As the current era is a digital era, it is understood that the study of communication technologies in tourism marketing is extremely important. In contemporary society, there is a certain dependence of the population (potential market) over the Internet, owning a smartphone, using mobile devices to learn about new brands and products and as a means of purchase. Today, tourists are more sophisticated and demanding with access to more and updated information through mobile devices. They often use the Internet and Information and Communication Technologies (ICT) to plan and decide their trips, to guide and entertain themselves and to share their Experiences, still at the destination or upon returning. According to Sousa (2019), a study by Adobe Marketing Cloud in 2016 proves that people use more the mobile phone for research related to their travels than the computer. 52% of tourism research in 2015 was done using mobile phones, with 94% of people traveling for leisure reasons and 97% of people traveling for business reasons use their mobile phone during their trip. For all of these reasons, it is necessary to study marketing, as well as its trends and uses of digital tools, the so-called digital marketing, in order to develop a better strategy for the organizations and/or individuals who practice it. This type of marketing is probably the most important of this digital age that we are living. This report is the result of a research carried out during a curricular internship at Animafest Experience, located in Catalonia, Spain, in the context of the Master's Degree in Tourism, Innovation and Development. The four months internship permitted improving my knowledge about digital marketing applied to tourism and to identify future trends and the necessary mechanisms to meet the needs of customers.2021-11-19T15:32:13Z2021-07-20T00:00:00Z2021-07-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11960/2595TID:202792714porAlmeida, Diogo de Barrosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-21T14:41:47Zoai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/2595Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:44:21.443456Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Tendências do marketing digital no turismo : estudo de caso da Animafest Experience |
title |
Tendências do marketing digital no turismo : estudo de caso da Animafest Experience |
spellingShingle |
Tendências do marketing digital no turismo : estudo de caso da Animafest Experience Almeida, Diogo de Barros Marketing digital Estratégias de marketing digital Tendências do marketing turístico Digital marketing Digital marketing strategies Tourism marketing trends |
title_short |
Tendências do marketing digital no turismo : estudo de caso da Animafest Experience |
title_full |
Tendências do marketing digital no turismo : estudo de caso da Animafest Experience |
title_fullStr |
Tendências do marketing digital no turismo : estudo de caso da Animafest Experience |
title_full_unstemmed |
Tendências do marketing digital no turismo : estudo de caso da Animafest Experience |
title_sort |
Tendências do marketing digital no turismo : estudo de caso da Animafest Experience |
author |
Almeida, Diogo de Barros |
author_facet |
Almeida, Diogo de Barros |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Almeida, Diogo de Barros |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Marketing digital Estratégias de marketing digital Tendências do marketing turístico Digital marketing Digital marketing strategies Tourism marketing trends |
topic |
Marketing digital Estratégias de marketing digital Tendências do marketing turístico Digital marketing Digital marketing strategies Tourism marketing trends |
description |
Para Kotler (2016), o marketing é a identificação e satisfação das necessidades humanas e sociais, com o intuito da organização ou do indivíduo que o executa, alcançar um objetivo. Desta forma, compreende-se que o marketing é um conjunto de processos e atividades que visam entender e satisfazer as necessidades e desejos dos consumidores. Para um setor como o turismo, é fundamental identificar e estudar estes processos de forma a obter o melhor dos seus resultados, levando a um próspero desenvolvimento turístico. Por outro lado, sendo a era atual uma era digital, compreende-se ser de extrema importância o estudo das tecnologias de comunicação no marketing do turismo. Verifica-se, na sociedade contemporânea, uma certa dependência da população [potencial mercado] na internet, smartphone, e outros dispositivos móveis para se inteirar de novas marcas e produtos e como meio de compra. Por outro lado, os turistas são mais exigentes e sofisticados, com acesso a mais e atualizada informação através dos diapositivos móveis. Utilizam frequentemente a Internet e as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) para decidirem e planearem as suas viagens, orientarem-se e divertirem-se durante as mesmas e partilharem as respetivas experiências, ainda nos destinos ou após o regresso. Segundo Sousa (2016), um estudo da Adobe Marketing Cloud em 2016 comprova que as pessoas usam mais o telemóvel para pesquisas relacionadas com as suas viagens do que o computador. Em 2015, 52% da pesquisa turística foi feita através de telemóveis, sendo que 94% das pessoas viajam por motivos de lazer e 97% das pessoas que viajam por motivos de negócios dão uso ao seu telemóvel durante a viagem. Por estes motivos, é necessário estudar o marketing, bem como as suas tendências e usos de ferramentas digitais, o chamado marketing digital, de forma a desenvolver uma melhor estratégia para as organizações e/ou indivíduos que o praticam. Este tipo de marketing é, provavelmente, o mais importante na era digital que se verifica. O presente relatório resulta de pesquisa efetuada durante o estágio curricular, na empresa Animafest Experience, localizada na Catalunha, Espanha no âmbito do Mestrado em Turismo, Inovação e Desenvolvimento. Os quatro meses de estágio permitiram melhorar os meus conhecimentos sobre o marketing digital aplicado ao turismo e identificar as tendências futuras e os mecanismos necessários para suprimir as necessidades dos clientes. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-11-19T15:32:13Z 2021-07-20T00:00:00Z 2021-07-20 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/20.500.11960/2595 TID:202792714 |
url |
http://hdl.handle.net/20.500.11960/2595 |
identifier_str_mv |
TID:202792714 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131528983216128 |