Supervisão e Monitorização das Estruturas de Coordenação Educativa e Supervisão Pedagógica: As dimensões em Coaching Educacional e Inteligência enEmocional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-77702022000300015 |
Resumo: | Resumo: Este estudo inscreve-se no âmbito da temática da supervisão e monitorização das estruturas de coordenação educativa e supervisão pedagógica, no caso particular, os Departamentos Curriculares. Entendido como um contributo para refletir sobre a prática supervisiva dos Coordenadores de Departamento Curricular, atentamos um olhar às múltiplas dimensões que o desempenho do seu cargo acarreta. Concomitantemente, a temática deste projeto emerge da apreciação concreta de que as dimensões de Coaching Educacional e Inteligência Emocional, assentes num processo de autoscopia, poderão contribuir positivamente para a mudança das praxis pedagógicas e para o incremento do desenvolvimento profissional continuum dos docentes, conferindo-lhes um valor acrescido no que diz respeito à (re)construção dos saberes profissionais praxiológicos. Tem como objetivo compreender os mecanismos e estratégias inerentes ao cargo de Coordenador de Departamento Curricular, ao nível da melhoria da qualidade e da eficácia da sua ação nas dimensões de coaching educacional e inteligência emocional. O Agrupamento de Escolas que servirá de palco para o presente estudo situa-se na zona norte de Portugal, distrito do Porto, na região do Vale do Sousa e Tâmega. Para a ilustração do nosso estudo empírico, recorremos a uma metodologia de natureza qualitativa, fazendo recurso, como técnicas de recolha de informação, ao inquérito por entrevista e à análise documental. Como meio a aplicar para o tratamento de dados será utilizada a técnica de análise de conteúdo. O tratamento e a interpretação dos dados serão realizados com recurso ao software webQDA®. As principais conclusões reportam-se ao facto de que os Coordenadores de Departamento Curricular têm um conhecimento efetivo dos referenciais legais, sustentando algumas práticas preconizadas pelo atual normativo de gestão escolar. Ao nível das dimensões em coaching educacional e a Inteligência Emocional, verifica-se desconhecimento quanto às mesmas, não se constatando certezas de implementação e dinamização conscientes destas dimensões nos Departamentos Curriculares. |
id |
RCAP_5d478b26ba68a2a68c56f97b89266d18 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S2184-77702022000300015 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Supervisão e Monitorização das Estruturas de Coordenação Educativa e Supervisão Pedagógica: As dimensões em Coaching Educacional e Inteligência enEmocionalSupervisãoCoordenador de Departamento CurricularDepartamento CurricularCoaching EducacionalInteligência Emocional.Resumo: Este estudo inscreve-se no âmbito da temática da supervisão e monitorização das estruturas de coordenação educativa e supervisão pedagógica, no caso particular, os Departamentos Curriculares. Entendido como um contributo para refletir sobre a prática supervisiva dos Coordenadores de Departamento Curricular, atentamos um olhar às múltiplas dimensões que o desempenho do seu cargo acarreta. Concomitantemente, a temática deste projeto emerge da apreciação concreta de que as dimensões de Coaching Educacional e Inteligência Emocional, assentes num processo de autoscopia, poderão contribuir positivamente para a mudança das praxis pedagógicas e para o incremento do desenvolvimento profissional continuum dos docentes, conferindo-lhes um valor acrescido no que diz respeito à (re)construção dos saberes profissionais praxiológicos. Tem como objetivo compreender os mecanismos e estratégias inerentes ao cargo de Coordenador de Departamento Curricular, ao nível da melhoria da qualidade e da eficácia da sua ação nas dimensões de coaching educacional e inteligência emocional. O Agrupamento de Escolas que servirá de palco para o presente estudo situa-se na zona norte de Portugal, distrito do Porto, na região do Vale do Sousa e Tâmega. Para a ilustração do nosso estudo empírico, recorremos a uma metodologia de natureza qualitativa, fazendo recurso, como técnicas de recolha de informação, ao inquérito por entrevista e à análise documental. Como meio a aplicar para o tratamento de dados será utilizada a técnica de análise de conteúdo. O tratamento e a interpretação dos dados serão realizados com recurso ao software webQDA®. As principais conclusões reportam-se ao facto de que os Coordenadores de Departamento Curricular têm um conhecimento efetivo dos referenciais legais, sustentando algumas práticas preconizadas pelo atual normativo de gestão escolar. Ao nível das dimensões em coaching educacional e a Inteligência Emocional, verifica-se desconhecimento quanto às mesmas, não se constatando certezas de implementação e dinamização conscientes destas dimensões nos Departamentos Curriculares.Ludomedia2022-08-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articletext/htmlhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-77702022000300015New Trends in Qualitative Research v.12 2022reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-77702022000300015Reis-Cabral,AnaSá,SusanaPascoinho,Joãoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-06T17:33:20Zoai:scielo:S2184-77702022000300015Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:35:44.171671Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Supervisão e Monitorização das Estruturas de Coordenação Educativa e Supervisão Pedagógica: As dimensões em Coaching Educacional e Inteligência enEmocional |
title |
Supervisão e Monitorização das Estruturas de Coordenação Educativa e Supervisão Pedagógica: As dimensões em Coaching Educacional e Inteligência enEmocional |
spellingShingle |
Supervisão e Monitorização das Estruturas de Coordenação Educativa e Supervisão Pedagógica: As dimensões em Coaching Educacional e Inteligência enEmocional Reis-Cabral,Ana Supervisão Coordenador de Departamento Curricular Departamento Curricular Coaching Educacional Inteligência Emocional. |
title_short |
Supervisão e Monitorização das Estruturas de Coordenação Educativa e Supervisão Pedagógica: As dimensões em Coaching Educacional e Inteligência enEmocional |
title_full |
Supervisão e Monitorização das Estruturas de Coordenação Educativa e Supervisão Pedagógica: As dimensões em Coaching Educacional e Inteligência enEmocional |
title_fullStr |
Supervisão e Monitorização das Estruturas de Coordenação Educativa e Supervisão Pedagógica: As dimensões em Coaching Educacional e Inteligência enEmocional |
title_full_unstemmed |
Supervisão e Monitorização das Estruturas de Coordenação Educativa e Supervisão Pedagógica: As dimensões em Coaching Educacional e Inteligência enEmocional |
title_sort |
Supervisão e Monitorização das Estruturas de Coordenação Educativa e Supervisão Pedagógica: As dimensões em Coaching Educacional e Inteligência enEmocional |
author |
Reis-Cabral,Ana |
author_facet |
Reis-Cabral,Ana Sá,Susana Pascoinho,João |
author_role |
author |
author2 |
Sá,Susana Pascoinho,João |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Reis-Cabral,Ana Sá,Susana Pascoinho,João |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Supervisão Coordenador de Departamento Curricular Departamento Curricular Coaching Educacional Inteligência Emocional. |
topic |
Supervisão Coordenador de Departamento Curricular Departamento Curricular Coaching Educacional Inteligência Emocional. |
description |
Resumo: Este estudo inscreve-se no âmbito da temática da supervisão e monitorização das estruturas de coordenação educativa e supervisão pedagógica, no caso particular, os Departamentos Curriculares. Entendido como um contributo para refletir sobre a prática supervisiva dos Coordenadores de Departamento Curricular, atentamos um olhar às múltiplas dimensões que o desempenho do seu cargo acarreta. Concomitantemente, a temática deste projeto emerge da apreciação concreta de que as dimensões de Coaching Educacional e Inteligência Emocional, assentes num processo de autoscopia, poderão contribuir positivamente para a mudança das praxis pedagógicas e para o incremento do desenvolvimento profissional continuum dos docentes, conferindo-lhes um valor acrescido no que diz respeito à (re)construção dos saberes profissionais praxiológicos. Tem como objetivo compreender os mecanismos e estratégias inerentes ao cargo de Coordenador de Departamento Curricular, ao nível da melhoria da qualidade e da eficácia da sua ação nas dimensões de coaching educacional e inteligência emocional. O Agrupamento de Escolas que servirá de palco para o presente estudo situa-se na zona norte de Portugal, distrito do Porto, na região do Vale do Sousa e Tâmega. Para a ilustração do nosso estudo empírico, recorremos a uma metodologia de natureza qualitativa, fazendo recurso, como técnicas de recolha de informação, ao inquérito por entrevista e à análise documental. Como meio a aplicar para o tratamento de dados será utilizada a técnica de análise de conteúdo. O tratamento e a interpretação dos dados serão realizados com recurso ao software webQDA®. As principais conclusões reportam-se ao facto de que os Coordenadores de Departamento Curricular têm um conhecimento efetivo dos referenciais legais, sustentando algumas práticas preconizadas pelo atual normativo de gestão escolar. Ao nível das dimensões em coaching educacional e a Inteligência Emocional, verifica-se desconhecimento quanto às mesmas, não se constatando certezas de implementação e dinamização conscientes destas dimensões nos Departamentos Curriculares. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-08-01 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-77702022000300015 |
url |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-77702022000300015 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-77702022000300015 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Ludomedia |
publisher.none.fl_str_mv |
Ludomedia |
dc.source.none.fl_str_mv |
New Trends in Qualitative Research v.12 2022 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137410358968320 |