O portefólio como instrumento de reflexão na disciplina de desenho A do Ensino Secundário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Carla Sofia dos Santos
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/4659
Resumo: A temática apresentada é resultante da prática de ensino supervisionada no Ensino Secundário em Artes Visuais e tem como finalidade aprofundar questões que envolvem a autorregulação das aprendizagens para o desenvolvimento do pensamento reflexivo dos alunos. A importância do paradigma reflexivo está cada vez mais presente nas práticas educativas dos nossos tempos, remetendo para um novo conceito de ensino e de avaliação no processo de ensino-aprendizagem, de acordo com um ensino cada vez mais centrado no aluno. Seguindo a intemporalidade do pensamento freireano são desenvolvidas práticas de avaliação tendo por base a integração do portefólio como instrumento de aprendizagem progressiva para a prática reflexiva dos alunos na disciplina de Desenho A. Este projeto de investigação participativa pretende analisar informações qualitativas e quantitativas de forma a reconhecer o contributo e o benefício da dimensão reflexiva ao longo do processo de ensino-aprendizagem no desenvolvimento pessoal e cognitivo do aluno.
id RCAP_215222c8e5f2cb2a2c09305a89a0b9d1
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/4659
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O portefólio como instrumento de reflexão na disciplina de desenho A do Ensino SecundárioENSINO DE ARTES VISUAISPEDAGOGIAAPRENDIZAGEMPORTFÓLIOSMESTRADO EM ENSINO DAS ARTES VISUAIS NO 3.º CICLO DO ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIOVISUAL ARTS TEACHINGPEDAGOGYLEARNINGPORTFOLIOSA temática apresentada é resultante da prática de ensino supervisionada no Ensino Secundário em Artes Visuais e tem como finalidade aprofundar questões que envolvem a autorregulação das aprendizagens para o desenvolvimento do pensamento reflexivo dos alunos. A importância do paradigma reflexivo está cada vez mais presente nas práticas educativas dos nossos tempos, remetendo para um novo conceito de ensino e de avaliação no processo de ensino-aprendizagem, de acordo com um ensino cada vez mais centrado no aluno. Seguindo a intemporalidade do pensamento freireano são desenvolvidas práticas de avaliação tendo por base a integração do portefólio como instrumento de aprendizagem progressiva para a prática reflexiva dos alunos na disciplina de Desenho A. Este projeto de investigação participativa pretende analisar informações qualitativas e quantitativas de forma a reconhecer o contributo e o benefício da dimensão reflexiva ao longo do processo de ensino-aprendizagem no desenvolvimento pessoal e cognitivo do aluno.The work herein presented was developed within a practice of supervised teaching, at the Secondary Level School of Visual Arts. It had the objective of getting further insight in the self-regulation learning of students into what concerns the development of logical reasoning. The importance of the paradigm of reasoning is increasingly present in education practices of current times. It has been leading to a new concept of teaching and evaluation within the teaching-learning process, in which the teaching approach is each time more focused on the student. Following the still updated Freire’s thinking, this work developed evaluation practices based on the integration of the portfolio as a tool for the progressive learning of the students of “Drawing A” subject reasoning procedures. This participative research project intended to analyse both quantitative and qualitative data, as a way of acknowledging the contribution and benefits of the reasoning dimension, within the teaching-learning process, to the personal and cognitive development of the student.2014-04-30T18:47:46Z2013-01-01T00:00:00Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/4659TID:201269333porLopes, Carla Sofia dos Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:07:21Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/4659Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:14:44.120443Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O portefólio como instrumento de reflexão na disciplina de desenho A do Ensino Secundário
title O portefólio como instrumento de reflexão na disciplina de desenho A do Ensino Secundário
spellingShingle O portefólio como instrumento de reflexão na disciplina de desenho A do Ensino Secundário
Lopes, Carla Sofia dos Santos
ENSINO DE ARTES VISUAIS
PEDAGOGIA
APRENDIZAGEM
PORTFÓLIOS
MESTRADO EM ENSINO DAS ARTES VISUAIS NO 3.º CICLO DO ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO
VISUAL ARTS TEACHING
PEDAGOGY
LEARNING
PORTFOLIOS
title_short O portefólio como instrumento de reflexão na disciplina de desenho A do Ensino Secundário
title_full O portefólio como instrumento de reflexão na disciplina de desenho A do Ensino Secundário
title_fullStr O portefólio como instrumento de reflexão na disciplina de desenho A do Ensino Secundário
title_full_unstemmed O portefólio como instrumento de reflexão na disciplina de desenho A do Ensino Secundário
title_sort O portefólio como instrumento de reflexão na disciplina de desenho A do Ensino Secundário
author Lopes, Carla Sofia dos Santos
author_facet Lopes, Carla Sofia dos Santos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Carla Sofia dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv ENSINO DE ARTES VISUAIS
PEDAGOGIA
APRENDIZAGEM
PORTFÓLIOS
MESTRADO EM ENSINO DAS ARTES VISUAIS NO 3.º CICLO DO ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO
VISUAL ARTS TEACHING
PEDAGOGY
LEARNING
PORTFOLIOS
topic ENSINO DE ARTES VISUAIS
PEDAGOGIA
APRENDIZAGEM
PORTFÓLIOS
MESTRADO EM ENSINO DAS ARTES VISUAIS NO 3.º CICLO DO ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO
VISUAL ARTS TEACHING
PEDAGOGY
LEARNING
PORTFOLIOS
description A temática apresentada é resultante da prática de ensino supervisionada no Ensino Secundário em Artes Visuais e tem como finalidade aprofundar questões que envolvem a autorregulação das aprendizagens para o desenvolvimento do pensamento reflexivo dos alunos. A importância do paradigma reflexivo está cada vez mais presente nas práticas educativas dos nossos tempos, remetendo para um novo conceito de ensino e de avaliação no processo de ensino-aprendizagem, de acordo com um ensino cada vez mais centrado no aluno. Seguindo a intemporalidade do pensamento freireano são desenvolvidas práticas de avaliação tendo por base a integração do portefólio como instrumento de aprendizagem progressiva para a prática reflexiva dos alunos na disciplina de Desenho A. Este projeto de investigação participativa pretende analisar informações qualitativas e quantitativas de forma a reconhecer o contributo e o benefício da dimensão reflexiva ao longo do processo de ensino-aprendizagem no desenvolvimento pessoal e cognitivo do aluno.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-01-01T00:00:00Z
2013
2014-04-30T18:47:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/4659
TID:201269333
url http://hdl.handle.net/10437/4659
identifier_str_mv TID:201269333
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131244734185472