Relatório da Prática de Ensino Supervisionada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Noronha, Artur Miguel Silva
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/10476
Resumo: O presente documento insere-se no âmbito do Estágio Pedagógico, integrado no 2º ciclo do Ensino de Educação Física nos Ensino Básico e Secundário do Departamento de Ciência do Desporto, Exercício e Saúde, da Escola de Ciências da Vida e do Ambiente, na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Vila Real. O estágio pedagógico é a culminância da aplicação da teoria em momentos de prática real. Os princípios teóricos, coadjuvados à experiencia e reflexão que a prática potencializa, possibilita ao estagiário uma aquisição de soft skills, hard skills e micro skills que lhe permitirão uma maior competência para a sua prática laboral. Assim, a formação apresenta-se como um processo dinâmico, contínuo e inacabado, uma educação linear, de reconstrução de saberes, sentimentos, avaliações e reflexões no qual se constrói o saberação. O processo evolutivo das competências profissionais do estagiário terá que forçosamente passar pela reflexão e pela reflexão da ação. O presente relatório apresenta-se numa sequência didático-pedagógica, sistematizada e contextualizada do processo de ensino-aprendizagem. A sua estrutura patenteia-se com o enquadramento pessoal e institucional, as tarefas de ensinoaprendizagem, a relação escola-meio e reflexão crítica do estágio, bem como todas as atividades projetadas na escola ou pela comunidade educativa. No epílogo do documento, podemos aferir que o Estágio Pedagógico é um fator determinante de aprendizagem, recorrendo sabiamente à ambivalência da teoria vs prática estruturada num conhecimento empírico.
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