Relatório da Prática de Ensino Supervisionada
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/10391 |
Resumo: | Este Relatório de Estágio, desenvolvido na escola EB 2,3 Diogo Cão, surge com o objetivo de projetar a minha experiência enquanto professora estagiária durante este ano letivo, 2019/2020, destinado ao Estágio Pedagógico inserido no âmbito do 2º Ciclo em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Vila Real. O Estágio Pedagógico é como uma passagem do estatuto de aluna para o de professora e surgiu como a oportunidade para colocar o conhecimento académico adquirido no decurso da formação inicial no terreno da prática real. Isto é, o primeiro contacto com a realidade profissional, a escola (Batista et al., 2012). Neste relatório, transmito as minhas vivências como professora estagiária de Educação Física e, através de um processo crítico e consciente, evidencio aquelas que foram as minhas dificuldades e dúvidas, mas também estratégias, recursos e soluções presentes no desenvolvimento profissional nas diversas áreas de intervenção. A Pandemia COVID-19, vivida por nós de uma forma inesperada, fez com que tivéssemos de nos reinventar, ou seja, enriqueceu a nossa docência procurando lecionar de forma criativa as aulas à distância e, no final, conseguimos evoluir todos juntos (professores com os alunos e vice-versa). Apesar desta experiência ter aspetos positivos e negativos, focamo-nos apenas nos positivos de forma a transmitir os conhecimentos aos alunos para que o processo ensino-aprendizagem não fosse influenciado. Do ano de estágio que agora finda, resultaram um conjunto de experiências que proporcionaram a aprendizagem de competências essenciais para o meu desenvolvimento enquanto professora de educação física. Olhando para trás e vendo todo o percurso que percorri tenho um sentimento de dever cumprido, uma vez que penso ter conseguido ensinar e estimular a partilha de conhecimentos entre professora-alunos e alunos-alunos. |
id |
RCAP_b60a598a7268773304b42690471bf02d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.utad.pt:10348/10391 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório da Prática de Ensino SupervisionadaEstágio PedagógicoEducação FísicaEste Relatório de Estágio, desenvolvido na escola EB 2,3 Diogo Cão, surge com o objetivo de projetar a minha experiência enquanto professora estagiária durante este ano letivo, 2019/2020, destinado ao Estágio Pedagógico inserido no âmbito do 2º Ciclo em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Vila Real. O Estágio Pedagógico é como uma passagem do estatuto de aluna para o de professora e surgiu como a oportunidade para colocar o conhecimento académico adquirido no decurso da formação inicial no terreno da prática real. Isto é, o primeiro contacto com a realidade profissional, a escola (Batista et al., 2012). Neste relatório, transmito as minhas vivências como professora estagiária de Educação Física e, através de um processo crítico e consciente, evidencio aquelas que foram as minhas dificuldades e dúvidas, mas também estratégias, recursos e soluções presentes no desenvolvimento profissional nas diversas áreas de intervenção. A Pandemia COVID-19, vivida por nós de uma forma inesperada, fez com que tivéssemos de nos reinventar, ou seja, enriqueceu a nossa docência procurando lecionar de forma criativa as aulas à distância e, no final, conseguimos evoluir todos juntos (professores com os alunos e vice-versa). Apesar desta experiência ter aspetos positivos e negativos, focamo-nos apenas nos positivos de forma a transmitir os conhecimentos aos alunos para que o processo ensino-aprendizagem não fosse influenciado. Do ano de estágio que agora finda, resultaram um conjunto de experiências que proporcionaram a aprendizagem de competências essenciais para o meu desenvolvimento enquanto professora de educação física. Olhando para trás e vendo todo o percurso que percorri tenho um sentimento de dever cumprido, uma vez que penso ter conseguido ensinar e estimular a partilha de conhecimentos entre professora-alunos e alunos-alunos.This Internship Report, developed at EB 2,3 Diogo Cão, appears with the objective of projecting my experience as an intern teacher during this academic year, 2019/2020, destined to the Pedagogical Internship inserted in the scope of the 2nd Cycle in Education Education Physics in Basic and Secondary Education at the University of Trás-os-Montes and Alto Douro, Vila Real. A Pedagogical Internship is like a transition between the status of being a student to a teacher and came as the opportunity to put the academic knowledge, acquired during the initial formation, in the field of real practice. That is, the first contact with the professional reality, the school (Batista et al., 2012). In this report, I transmit my experiences as a trainee teacher of Physical Education and, through a critical and conscious process, expose my difficulties and doubts, but also the strategies, solutions and resources to overcome them, all of those present in the professional development in the different areas of intervention. The COVID-19 Pandemic, experienced by us in the most unexpected way, meant that we had to reinvent ourselves, it enriched our teaching by trying to teach in a creative way with distance classes and, in the end, we managed to evolve together (teachers with students, vice-versa). Although this experience has positive and negative aspects, we focus only on positives in order to transmit knowledge to students so that the teachinglearning process is not influenced. The internship year that just ended, resulted in a set of experiences that provided the learning of essential skills for my development as a physical education teacher. Looking back and seeing the entire journey I have taken, I have a feeling of accomplishment, since I think I have managed to teach and encourage the sharing of knowledge between teacher-students and student-students.2021-05-19T14:21:24Z2021-03-05T00:00:00Z2021-03-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/10391porVieira, Sandra Marlene Baptistainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:58:04Zoai:repositorio.utad.pt:10348/10391Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:06:46.170592Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório da Prática de Ensino Supervisionada |
title |
Relatório da Prática de Ensino Supervisionada |
spellingShingle |
Relatório da Prática de Ensino Supervisionada Vieira, Sandra Marlene Baptista Estágio Pedagógico Educação Física |
title_short |
Relatório da Prática de Ensino Supervisionada |
title_full |
Relatório da Prática de Ensino Supervisionada |
title_fullStr |
Relatório da Prática de Ensino Supervisionada |
title_full_unstemmed |
Relatório da Prática de Ensino Supervisionada |
title_sort |
Relatório da Prática de Ensino Supervisionada |
author |
Vieira, Sandra Marlene Baptista |
author_facet |
Vieira, Sandra Marlene Baptista |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vieira, Sandra Marlene Baptista |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estágio Pedagógico Educação Física |
topic |
Estágio Pedagógico Educação Física |
description |
Este Relatório de Estágio, desenvolvido na escola EB 2,3 Diogo Cão, surge com o objetivo de projetar a minha experiência enquanto professora estagiária durante este ano letivo, 2019/2020, destinado ao Estágio Pedagógico inserido no âmbito do 2º Ciclo em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Vila Real. O Estágio Pedagógico é como uma passagem do estatuto de aluna para o de professora e surgiu como a oportunidade para colocar o conhecimento académico adquirido no decurso da formação inicial no terreno da prática real. Isto é, o primeiro contacto com a realidade profissional, a escola (Batista et al., 2012). Neste relatório, transmito as minhas vivências como professora estagiária de Educação Física e, através de um processo crítico e consciente, evidencio aquelas que foram as minhas dificuldades e dúvidas, mas também estratégias, recursos e soluções presentes no desenvolvimento profissional nas diversas áreas de intervenção. A Pandemia COVID-19, vivida por nós de uma forma inesperada, fez com que tivéssemos de nos reinventar, ou seja, enriqueceu a nossa docência procurando lecionar de forma criativa as aulas à distância e, no final, conseguimos evoluir todos juntos (professores com os alunos e vice-versa). Apesar desta experiência ter aspetos positivos e negativos, focamo-nos apenas nos positivos de forma a transmitir os conhecimentos aos alunos para que o processo ensino-aprendizagem não fosse influenciado. Do ano de estágio que agora finda, resultaram um conjunto de experiências que proporcionaram a aprendizagem de competências essenciais para o meu desenvolvimento enquanto professora de educação física. Olhando para trás e vendo todo o percurso que percorri tenho um sentimento de dever cumprido, uma vez que penso ter conseguido ensinar e estimular a partilha de conhecimentos entre professora-alunos e alunos-alunos. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-05-19T14:21:24Z 2021-03-05T00:00:00Z 2021-03-05 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10348/10391 |
url |
http://hdl.handle.net/10348/10391 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137156257546240 |