Relatório da Prática de Ensino Supervisionada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Sandra Marlene Baptista
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/10391
Resumo: Este Relatório de Estágio, desenvolvido na escola EB 2,3 Diogo Cão, surge com o objetivo de projetar a minha experiência enquanto professora estagiária durante este ano letivo, 2019/2020, destinado ao Estágio Pedagógico inserido no âmbito do 2º Ciclo em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Vila Real. O Estágio Pedagógico é como uma passagem do estatuto de aluna para o de professora e surgiu como a oportunidade para colocar o conhecimento académico adquirido no decurso da formação inicial no terreno da prática real. Isto é, o primeiro contacto com a realidade profissional, a escola (Batista et al., 2012). Neste relatório, transmito as minhas vivências como professora estagiária de Educação Física e, através de um processo crítico e consciente, evidencio aquelas que foram as minhas dificuldades e dúvidas, mas também estratégias, recursos e soluções presentes no desenvolvimento profissional nas diversas áreas de intervenção. A Pandemia COVID-19, vivida por nós de uma forma inesperada, fez com que tivéssemos de nos reinventar, ou seja, enriqueceu a nossa docência procurando lecionar de forma criativa as aulas à distância e, no final, conseguimos evoluir todos juntos (professores com os alunos e vice-versa). Apesar desta experiência ter aspetos positivos e negativos, focamo-nos apenas nos positivos de forma a transmitir os conhecimentos aos alunos para que o processo ensino-aprendizagem não fosse influenciado. Do ano de estágio que agora finda, resultaram um conjunto de experiências que proporcionaram a aprendizagem de competências essenciais para o meu desenvolvimento enquanto professora de educação física. Olhando para trás e vendo todo o percurso que percorri tenho um sentimento de dever cumprido, uma vez que penso ter conseguido ensinar e estimular a partilha de conhecimentos entre professora-alunos e alunos-alunos.
id RCAP_b60a598a7268773304b42690471bf02d
oai_identifier_str oai:repositorio.utad.pt:10348/10391
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório da Prática de Ensino SupervisionadaEstágio PedagógicoEducação FísicaEste Relatório de Estágio, desenvolvido na escola EB 2,3 Diogo Cão, surge com o objetivo de projetar a minha experiência enquanto professora estagiária durante este ano letivo, 2019/2020, destinado ao Estágio Pedagógico inserido no âmbito do 2º Ciclo em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Vila Real. O Estágio Pedagógico é como uma passagem do estatuto de aluna para o de professora e surgiu como a oportunidade para colocar o conhecimento académico adquirido no decurso da formação inicial no terreno da prática real. Isto é, o primeiro contacto com a realidade profissional, a escola (Batista et al., 2012). Neste relatório, transmito as minhas vivências como professora estagiária de Educação Física e, através de um processo crítico e consciente, evidencio aquelas que foram as minhas dificuldades e dúvidas, mas também estratégias, recursos e soluções presentes no desenvolvimento profissional nas diversas áreas de intervenção. A Pandemia COVID-19, vivida por nós de uma forma inesperada, fez com que tivéssemos de nos reinventar, ou seja, enriqueceu a nossa docência procurando lecionar de forma criativa as aulas à distância e, no final, conseguimos evoluir todos juntos (professores com os alunos e vice-versa). Apesar desta experiência ter aspetos positivos e negativos, focamo-nos apenas nos positivos de forma a transmitir os conhecimentos aos alunos para que o processo ensino-aprendizagem não fosse influenciado. Do ano de estágio que agora finda, resultaram um conjunto de experiências que proporcionaram a aprendizagem de competências essenciais para o meu desenvolvimento enquanto professora de educação física. Olhando para trás e vendo todo o percurso que percorri tenho um sentimento de dever cumprido, uma vez que penso ter conseguido ensinar e estimular a partilha de conhecimentos entre professora-alunos e alunos-alunos.This Internship Report, developed at EB 2,3 Diogo Cão, appears with the objective of projecting my experience as an intern teacher during this academic year, 2019/2020, destined to the Pedagogical Internship inserted in the scope of the 2nd Cycle in Education Education Physics in Basic and Secondary Education at the University of Trás-os-Montes and Alto Douro, Vila Real. A Pedagogical Internship is like a transition between the status of being a student to a teacher and came as the opportunity to put the academic knowledge, acquired during the initial formation, in the field of real practice. That is, the first contact with the professional reality, the school (Batista et al., 2012). In this report, I transmit my experiences as a trainee teacher of Physical Education and, through a critical and conscious process, expose my difficulties and doubts, but also the strategies, solutions and resources to overcome them, all of those present in the professional development in the different areas of intervention. The COVID-19 Pandemic, experienced by us in the most unexpected way, meant that we had to reinvent ourselves, it enriched our teaching by trying to teach in a creative way with distance classes and, in the end, we managed to evolve together (teachers with students, vice-versa). Although this experience has positive and negative aspects, we focus only on positives in order to transmit knowledge to students so that the teachinglearning process is not influenced. The internship year that just ended, resulted in a set of experiences that provided the learning of essential skills for my development as a physical education teacher. Looking back and seeing the entire journey I have taken, I have a feeling of accomplishment, since I think I have managed to teach and encourage the sharing of knowledge between teacher-students and student-students.2021-05-19T14:21:24Z2021-03-05T00:00:00Z2021-03-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/10391porVieira, Sandra Marlene Baptistainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:58:04Zoai:repositorio.utad.pt:10348/10391Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:06:46.170592Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório da Prática de Ensino Supervisionada
title Relatório da Prática de Ensino Supervisionada
spellingShingle Relatório da Prática de Ensino Supervisionada
Vieira, Sandra Marlene Baptista
Estágio Pedagógico
Educação Física
title_short Relatório da Prática de Ensino Supervisionada
title_full Relatório da Prática de Ensino Supervisionada
title_fullStr Relatório da Prática de Ensino Supervisionada
title_full_unstemmed Relatório da Prática de Ensino Supervisionada
title_sort Relatório da Prática de Ensino Supervisionada
author Vieira, Sandra Marlene Baptista
author_facet Vieira, Sandra Marlene Baptista
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira, Sandra Marlene Baptista
dc.subject.por.fl_str_mv Estágio Pedagógico
Educação Física
topic Estágio Pedagógico
Educação Física
description Este Relatório de Estágio, desenvolvido na escola EB 2,3 Diogo Cão, surge com o objetivo de projetar a minha experiência enquanto professora estagiária durante este ano letivo, 2019/2020, destinado ao Estágio Pedagógico inserido no âmbito do 2º Ciclo em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Vila Real. O Estágio Pedagógico é como uma passagem do estatuto de aluna para o de professora e surgiu como a oportunidade para colocar o conhecimento académico adquirido no decurso da formação inicial no terreno da prática real. Isto é, o primeiro contacto com a realidade profissional, a escola (Batista et al., 2012). Neste relatório, transmito as minhas vivências como professora estagiária de Educação Física e, através de um processo crítico e consciente, evidencio aquelas que foram as minhas dificuldades e dúvidas, mas também estratégias, recursos e soluções presentes no desenvolvimento profissional nas diversas áreas de intervenção. A Pandemia COVID-19, vivida por nós de uma forma inesperada, fez com que tivéssemos de nos reinventar, ou seja, enriqueceu a nossa docência procurando lecionar de forma criativa as aulas à distância e, no final, conseguimos evoluir todos juntos (professores com os alunos e vice-versa). Apesar desta experiência ter aspetos positivos e negativos, focamo-nos apenas nos positivos de forma a transmitir os conhecimentos aos alunos para que o processo ensino-aprendizagem não fosse influenciado. Do ano de estágio que agora finda, resultaram um conjunto de experiências que proporcionaram a aprendizagem de competências essenciais para o meu desenvolvimento enquanto professora de educação física. Olhando para trás e vendo todo o percurso que percorri tenho um sentimento de dever cumprido, uma vez que penso ter conseguido ensinar e estimular a partilha de conhecimentos entre professora-alunos e alunos-alunos.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-05-19T14:21:24Z
2021-03-05T00:00:00Z
2021-03-05
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10348/10391
url http://hdl.handle.net/10348/10391
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137156257546240