Textos de apoio para educadores de infância : contributos para a mudança educativa na educação pré-escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Maria do Carmo Rebelo Martins da Cruz Peixoto de
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/30209
Resumo: Dissertação de mestrado em Estudos da Criança (área de especialização em Integração Curricular e Inovação Educativa)
id RCAP_5e83fab54e888005a781e8e3c24408d5
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/30209
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Textos de apoio para educadores de infância : contributos para a mudança educativa na educação pré-escolarEducação pré-escolarMateriais curricularesInovação curricularTextos de apoio para educadores de infânciaBrochuras para educação pré-escolarPre-school educationCurricular materialsCurricular innovation and integrationSupport texts for early childhood educatorsBrochures for preschool education372.3Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoDissertação de mestrado em Estudos da Criança (área de especialização em Integração Curricular e Inovação Educativa)Tendo em vista a integração curricular e a inovação educativa, o presente estudo baseia-se na pesquisa desenvolvida sobre as formas de utilização dos Textos de Apoio para Educadores de Infância (TAEI), lançados pela Direção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular, em 2008, 2009 e 2010, enquanto materiais curriculares de apoio às práticas pedagógicas na educação pré-escolar. Pretende-se averiguar junto de educadores de infância qual o conhecimento geral e a operacionalização destes materiais curriculares (o que têm contribuído para as suas planificações e para os seus projetos curriculares), bem como as suas perceções sobre a sua estrutura e conteúdo, tendo em vista, o garante de uma gestão curricular integrada que possa contribuir para o desenvolvimento global e harmonioso da criança tal como referem as Orientações Curriculares da Educação Pré-Escolar (ME, 1997). Após um estudo aprofundado dos TAEI, desenvolveu-se uma pesquisa junto de um conjunto de educadores de infância através de um questionário, com o intuito de aprofundar o conhecimento da implementação dos TAEI e quais as consequências que daí têm advindo na prática profissional dos educadores. Os resultados revelam que duma maneira geral, os inquiridos utilizam pouco os TAEI por falta de conhecimento, por falta de divulgação por parte dos agrupamentos de escolas e por falta de formação sobre os mesmos. Acredita-se que este estudo contribua, de alguma forma, para o enriquecimento do seu conhecimento e para o incentivo da sua utilização, no dia-a-dia da prática pedagógica e formação profissional ao longo da vida, para os educadores de infância deste país.While taking into account curricular integration and educational innovation, the present study was based on a research about the use forms of the Support Texts for Early Childhood Educators (Textos de Apoio para Educadores de Infância -TAEI), launched by Direção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular, in 2008, 2009 and 2010, as curricular materials for teaching practices support in preschools‟ education. The intention is to investigate what is the general knowledge and operationalization of early childhood educators on these curricular materials (what it has contributed to their planning and their curricular projects), as well as their perceptions about its structure and content, with regards to an integrated curricular management that contributes to a child‟s overall balanced development, as mentioned on the Orientações Curriculares da Educação Pré-Escolar (ME, 1997). After a thorough study of the TAEI, a research was developed on a group of early childhood educators through survey, in order to deepen the knowledge of the TAEI implementation and to know what are the consequences arising in these teachers‟ professional practices. The results show that the respondents do not take a lot of advantage of the TAEI due to a certain lack of knowledge, little disclosure from the school groups, and dearth of training on these resources. It is believed that this study will contribute, in some way, to improve their knowledge and encourage the use of the TAEI in day to day teaching practices and professional training throughout life, for early childhood educators of this country.Carvalho, Maria de Lurdes Dias deUniversidade do MinhoAlmeida, Maria do Carmo Rebelo Martins da Cruz Peixoto de20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/30209por201472228info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:38:29Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/30209Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:34:57.983874Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Textos de apoio para educadores de infância : contributos para a mudança educativa na educação pré-escolar
title Textos de apoio para educadores de infância : contributos para a mudança educativa na educação pré-escolar
spellingShingle Textos de apoio para educadores de infância : contributos para a mudança educativa na educação pré-escolar
Almeida, Maria do Carmo Rebelo Martins da Cruz Peixoto de
Educação pré-escolar
Materiais curriculares
Inovação curricular
Textos de apoio para educadores de infância
Brochuras para educação pré-escolar
Pre-school education
Curricular materials
Curricular innovation and integration
Support texts for early childhood educators
Brochures for preschool education
372.3
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Textos de apoio para educadores de infância : contributos para a mudança educativa na educação pré-escolar
title_full Textos de apoio para educadores de infância : contributos para a mudança educativa na educação pré-escolar
title_fullStr Textos de apoio para educadores de infância : contributos para a mudança educativa na educação pré-escolar
title_full_unstemmed Textos de apoio para educadores de infância : contributos para a mudança educativa na educação pré-escolar
title_sort Textos de apoio para educadores de infância : contributos para a mudança educativa na educação pré-escolar
author Almeida, Maria do Carmo Rebelo Martins da Cruz Peixoto de
author_facet Almeida, Maria do Carmo Rebelo Martins da Cruz Peixoto de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Carvalho, Maria de Lurdes Dias de
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Maria do Carmo Rebelo Martins da Cruz Peixoto de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação pré-escolar
Materiais curriculares
Inovação curricular
Textos de apoio para educadores de infância
Brochuras para educação pré-escolar
Pre-school education
Curricular materials
Curricular innovation and integration
Support texts for early childhood educators
Brochures for preschool education
372.3
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Educação pré-escolar
Materiais curriculares
Inovação curricular
Textos de apoio para educadores de infância
Brochuras para educação pré-escolar
Pre-school education
Curricular materials
Curricular innovation and integration
Support texts for early childhood educators
Brochures for preschool education
372.3
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Dissertação de mestrado em Estudos da Criança (área de especialização em Integração Curricular e Inovação Educativa)
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2014-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/30209
url http://hdl.handle.net/1822/30209
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 201472228
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132873516646400