Os processos supervisivos nas estruturas de gestão intermédia : possibilidades e limites. Um estudo de caso numa escola secundária

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Maria Luísa Vieira
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1417
Resumo: Esta pesquisa centra-se nas estruturas de coordenação educativa e supervisão pedagógica, nos departamentos curriculares. Pretende-se compreender as concepções de supervisão e de coordenação dos coordenadores de departamento, dos professores e do próprio director, tentando-se conhecer as práticas supervisivas e coordenativas que aí ocorrem, quem é o seu mediador e em que órgão se efectivam. Constitui, também, objectivo identificação dos constrangimentos ao exercício dessas funções por parte dos seus responsáveis e das condições facilitadoras de processos de supervisão, finalizando com a apresentação de um quadro capaz de potenciar as práticas supervisivas, numa perspectiva de projecto formativo, que se espera positivo para o desenvolvimento organizacional e profissional, com reporte ao processo educativo. Através de uma metodologia qualitativa privilegia-se uma abordagem descritiva e interpretativa, cujo design investigativo se enquadra no âmbito de um estudo de caso onde se podem identificar características de investigação-acção, especialmente quando os participantes, ao longo do processo, reflectem sobre a decisão e a acção e identificam as vertentes de melhoria, assegurando-as no futuro. Enfatiza-se ainda a criação de oportunidades reflexivas através de encontros de cariz formativo que se concretizam na realização de entrevistas, assumindo-as como momentos de reflexão partilhada, que permitem conhecer o contexto educativo e propiciar o debate conjunto sobre as práticas de supervisão. O questionário, a análise documental e as notas de campo da investigadora completam a triangulação metodológica. Com este estudo foi possível compreender a orgânica funcional do departamento e a forma como a escola centralizou as competências supervisivas nos grupos disciplinares e nos seus representantes. Também se pôde compreender a importância da promoção do trabalho colaborativo, no seio do grupo, cabendo ao coordenador a função de supervisionar essas práticas, o que corresponde a uma concepção de supervisão que privilegia o trabalho de pares, a hetero-supervisão.
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Constitui, também, objectivo identificação dos constrangimentos ao exercício dessas funções por parte dos seus responsáveis e das condições facilitadoras de processos de supervisão, finalizando com a apresentação de um quadro capaz de potenciar as práticas supervisivas, numa perspectiva de projecto formativo, que se espera positivo para o desenvolvimento organizacional e profissional, com reporte ao processo educativo. Através de uma metodologia qualitativa privilegia-se uma abordagem descritiva e interpretativa, cujo design investigativo se enquadra no âmbito de um estudo de caso onde se podem identificar características de investigação-acção, especialmente quando os participantes, ao longo do processo, reflectem sobre a decisão e a acção e identificam as vertentes de melhoria, assegurando-as no futuro. Enfatiza-se ainda a criação de oportunidades reflexivas através de encontros de cariz formativo que se concretizam na realização de entrevistas, assumindo-as como momentos de reflexão partilhada, que permitem conhecer o contexto educativo e propiciar o debate conjunto sobre as práticas de supervisão. O questionário, a análise documental e as notas de campo da investigadora completam a triangulação metodológica. Com este estudo foi possível compreender a orgânica funcional do departamento e a forma como a escola centralizou as competências supervisivas nos grupos disciplinares e nos seus representantes. Também se pôde compreender a importância da promoção do trabalho colaborativo, no seio do grupo, cabendo ao coordenador a função de supervisionar essas práticas, o que corresponde a uma concepção de supervisão que privilegia o trabalho de pares, a hetero-supervisão.This research is centred on the structures for educational coordination and pedagogic supervision in the various curricular departments. The purpose of the study is to better understand the concepts that department coordinators, professors and the director her/himself have regarding supervision and coordination, with particular emphasis on the supervisory and coordinative practices that are employed, those responsible for reconciling them and the sector in which they are practiced. A further objective is the identification of the constraints to the exercise of these functions by those responsible for them and the conditions that may facilitate the supervisory processes and, lastly, the presentation of a chart capable of increasing the potential of the supervisory practices from the standpoint of a training project that one hopes will be positive in terms of organizational and professional development, as regards the educational process. The use of a qualitative methodology privileges a descriptive and interpretative approach, whose investigative design fits in within the framework of a case study where one can identify action-investigation characteristics, particularly when the participants, throughout the process, reflect on the decision and the action and identify aspects of improvement, to ensure them for the future. Emphasis is also placed on the creation of contemplative opportunities through meetings of a training nature that are concentrated on carrying out of interviews, where these are taken on as moments of shared deliberation, that enable one to better know the educational context and encourage joint deliberation of the supervisory practices. The questionnaire, the analysis of documents and the field notes of the researcher complete the methodological triangulation. This study led to an understanding of the functional organics of the department and the manner by which the school centralizes the supervisory skills on the disciplinary groups and on their representatives. One is also led to understand the importance of promoting collaborative work, within the heart of the group, it being the coordinator’s responsibility to supervise these practices, which corresponds to a supervisory concept that gives preference to paired work, that is, hetero-supervision.2015-11-25T17:45:32Z2012-03-09T00:00:00Z2012-03-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11960/1417porRocha, Maria Luísa Vieirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-21T14:34:44Zoai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/1417Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:43:16.124709Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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