Relatório de Estágio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Estrela Oliveira
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/14532
Resumo: A formação profissional de um docente deve-se caracterizar pela continuidade, assente numa perspetiva de formação ao longo da vida, desenvolvendo-se no seio de uma comunidade aprendente, inovadora e transformadora. Neste sentido, espera-se que a formação inicial do docente se desenvolva num percurso que valorize e incentive o agente educativo à construção de uma identidade profissional crítica, investigativa e reflexiva das suas práticas. Desse modo, torna-se essencial que se conjugue, a este espírito reflexivo, a investigação em educação, reforçando-se a importância de ações colaborativas. A metodologia de investigação-ação, apesar da sua aproximação, possibilitou a construção de um olhar transformador das práticas educativas pelo seu processo dinâmico e cíclico. O presente relatório de estágio assenta num processo de formação inicial de docentes, nos contextos de Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico, construindo um perfil duplo. É visível a construção de valores e de práticas educativas assentes numa estreita articulação entre a teoria e a prática, mobilizando-se, assim, conhecimentos científicos, pedagógicos, didáticos e metodológicos, com os saberes emergidos da ação construídos nos contextos educativos. Convém referir que se atribuiu à criança o papel de coconstrutora do seu processo educativo e à docente estagiária o papel de mediador. Neste seguimento, o percurso formativo construído entre todos os intervenientes do processo educativo, nos dois contextos, permitiu o desenvolvimento pessoal e profissional, despertando para a procura constante de novos saberes ao longo da vida.
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