Relatório de Estágio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Ana Rita Paquete Meneses
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/14484
Resumo: O presente relatório de estágio integra-se na unidade curricular de Prática Educativa Supervisionada e apresenta-se como um requisito parcial para a obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, conforme DL n.º 79/2014, de 14 de maio. Este documento surge como indagação crítica em torno do desenvolvimento e aprendizagem pessoal e profissional da mestranda, espelhando o seu processo formativo decorrente ao longo do estágio realizado em ambos os contextos. Numa perspetiva dialógica entre teoria e prática, o mesmo mobiliza conhecimentos científicos, metodológicos, pedagógicos e didáticos que, aliado ao conhecimento dos contextos educativos, permitiu a realização de uma prática educativa sustentada e contextualizada, tendo em conta o paradigma socioconstrutivista da educação. O desenvolvimento profissional docente teve ainda como eixo basilar as etapas da metodologia de investigação-ação, veiculando uma transformação da educação e formação docente, através da observação dos contextos da prática, da criação e implementação de práticas criativas e renovadas que respeitaram orientações curriculares e um currículo de base humanista promotor de metodologias ativas e que fomentaram um perfil de educadora e professora do 1.º CEB reflexivo, investigador e transformador da ação. Assim, este relatório constitui-se como um momento de reflexão sobre, na e para a ação através de dinâmicas de colaboração e supervisão, que contribuíram para a construção da identidade profissional da mestranda, desenvolvendo um saber, saber fazer/agir, ser e estar mais profícuo e seguro, alicerçada nas suas competências e valores.
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