Relatório de Estágio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/14532 |
Resumo: | A formação profissional de um docente deve-se caracterizar pela continuidade, assente numa perspetiva de formação ao longo da vida, desenvolvendo-se no seio de uma comunidade aprendente, inovadora e transformadora. Neste sentido, espera-se que a formação inicial do docente se desenvolva num percurso que valorize e incentive o agente educativo à construção de uma identidade profissional crítica, investigativa e reflexiva das suas práticas. Desse modo, torna-se essencial que se conjugue, a este espírito reflexivo, a investigação em educação, reforçando-se a importância de ações colaborativas. A metodologia de investigação-ação, apesar da sua aproximação, possibilitou a construção de um olhar transformador das práticas educativas pelo seu processo dinâmico e cíclico. O presente relatório de estágio assenta num processo de formação inicial de docentes, nos contextos de Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico, construindo um perfil duplo. É visível a construção de valores e de práticas educativas assentes numa estreita articulação entre a teoria e a prática, mobilizando-se, assim, conhecimentos científicos, pedagógicos, didáticos e metodológicos, com os saberes emergidos da ação construídos nos contextos educativos. Convém referir que se atribuiu à criança o papel de coconstrutora do seu processo educativo e à docente estagiária o papel de mediador. Neste seguimento, o percurso formativo construído entre todos os intervenientes do processo educativo, nos dois contextos, permitiu o desenvolvimento pessoal e profissional, despertando para a procura constante de novos saberes ao longo da vida. |
id |
RCAP_5ec506ac8b2d3df154ec30edf0fcf760 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recipp.ipp.pt:10400.22/14532 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório de EstágioFormação inicialDocentePrática educativaReflexãoInvestigação-açãoInitial trainingTeacherEducational practiceReflectionResearch-actionDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoA formação profissional de um docente deve-se caracterizar pela continuidade, assente numa perspetiva de formação ao longo da vida, desenvolvendo-se no seio de uma comunidade aprendente, inovadora e transformadora. Neste sentido, espera-se que a formação inicial do docente se desenvolva num percurso que valorize e incentive o agente educativo à construção de uma identidade profissional crítica, investigativa e reflexiva das suas práticas. Desse modo, torna-se essencial que se conjugue, a este espírito reflexivo, a investigação em educação, reforçando-se a importância de ações colaborativas. A metodologia de investigação-ação, apesar da sua aproximação, possibilitou a construção de um olhar transformador das práticas educativas pelo seu processo dinâmico e cíclico. O presente relatório de estágio assenta num processo de formação inicial de docentes, nos contextos de Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico, construindo um perfil duplo. É visível a construção de valores e de práticas educativas assentes numa estreita articulação entre a teoria e a prática, mobilizando-se, assim, conhecimentos científicos, pedagógicos, didáticos e metodológicos, com os saberes emergidos da ação construídos nos contextos educativos. Convém referir que se atribuiu à criança o papel de coconstrutora do seu processo educativo e à docente estagiária o papel de mediador. Neste seguimento, o percurso formativo construído entre todos os intervenientes do processo educativo, nos dois contextos, permitiu o desenvolvimento pessoal e profissional, despertando para a procura constante de novos saberes ao longo da vida.A teacher’s professional training should be characterized by continuity, built on a perspective of training throughout their life and developing in the midst of a learning, innovative and transformative community. With this in mind, it is expected that the teacher’s professional training is developed in a way that appreciates and encourages the educational agent to build a professional identity which is critical, investigative and reflective on its practices. In such a way, it is essential to add to this reflective spirit the research in education, reinforcing the importance of collaborative actions. The research-action methodology, despite its approach, allowed the construction of a transformative look on the educational practices, due to its dynamic and cyclic process. This internship report rests on a process of initial training of teachers in the context of Preschool Education and Elementary School, building a dual profile. The definition of values and educational practices built on a straight connection between theory and practice is noticeable, therefore putting together scientific, pedagogical, didactic and methodological knowledge with the knowledge that arose from action and was built in educational contexts. It is important to mention that the child was given the part of co-constructor of its educational process and the intern teacher the part if mediator. In this regard, the formative course constructed between all participants of the educational process, in both contexts, allowed for personal and professional development, awaking the constant search for new knowledge throughout one’s life.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoMarta, Maria Margarida CamposSá, Susana Marques deRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoGomes, Estrela Oliveira2019-08-07T13:42:08Z201920192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/14532TID:202339424porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:58:10Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/14532Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:34:22.971671Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório de Estágio |
title |
Relatório de Estágio |
spellingShingle |
Relatório de Estágio Gomes, Estrela Oliveira Formação inicial Docente Prática educativa Reflexão Investigação-ação Initial training Teacher Educational practice Reflection Research-action Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Relatório de Estágio |
title_full |
Relatório de Estágio |
title_fullStr |
Relatório de Estágio |
title_full_unstemmed |
Relatório de Estágio |
title_sort |
Relatório de Estágio |
author |
Gomes, Estrela Oliveira |
author_facet |
Gomes, Estrela Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Marta, Maria Margarida Campos Sá, Susana Marques de Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes, Estrela Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação inicial Docente Prática educativa Reflexão Investigação-ação Initial training Teacher Educational practice Reflection Research-action Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Formação inicial Docente Prática educativa Reflexão Investigação-ação Initial training Teacher Educational practice Reflection Research-action Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
A formação profissional de um docente deve-se caracterizar pela continuidade, assente numa perspetiva de formação ao longo da vida, desenvolvendo-se no seio de uma comunidade aprendente, inovadora e transformadora. Neste sentido, espera-se que a formação inicial do docente se desenvolva num percurso que valorize e incentive o agente educativo à construção de uma identidade profissional crítica, investigativa e reflexiva das suas práticas. Desse modo, torna-se essencial que se conjugue, a este espírito reflexivo, a investigação em educação, reforçando-se a importância de ações colaborativas. A metodologia de investigação-ação, apesar da sua aproximação, possibilitou a construção de um olhar transformador das práticas educativas pelo seu processo dinâmico e cíclico. O presente relatório de estágio assenta num processo de formação inicial de docentes, nos contextos de Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico, construindo um perfil duplo. É visível a construção de valores e de práticas educativas assentes numa estreita articulação entre a teoria e a prática, mobilizando-se, assim, conhecimentos científicos, pedagógicos, didáticos e metodológicos, com os saberes emergidos da ação construídos nos contextos educativos. Convém referir que se atribuiu à criança o papel de coconstrutora do seu processo educativo e à docente estagiária o papel de mediador. Neste seguimento, o percurso formativo construído entre todos os intervenientes do processo educativo, nos dois contextos, permitiu o desenvolvimento pessoal e profissional, despertando para a procura constante de novos saberes ao longo da vida. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-08-07T13:42:08Z 2019 2019 2019-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.22/14532 TID:202339424 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.22/14532 |
identifier_str_mv |
TID:202339424 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131435681972224 |