Envolvimento, desempenho acadêmico e composição escrita

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Festas, Maria
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Prata, Maria, Oliveira, Albertina, Veiga, Feliciano Henriques
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/38776
Resumo: O envolvimento pode ser considerado um fator decisivo na manutenção da participação dos alunos na sua aprendizagem, sendo isso particularmente relevante quando se trata de áreas muito exigentes, como a composição escrita. É assim que a relação entre o envolvimento e o desempenho acadêmico tem sido amplamente documentada, embora o caso da escrita tenha sido menos estudado. No presente trabalho, procurou-se saber se o envolvimento escolar se relaciona com o desempenho acadêmico e com a composição escrita. Através de um estudo correlacional, 213 alunos do 9º ano de escolaridade responderam ao Questionário de Envolvimento dos Alunos na Escola, que inclui as dimensões comportamental, afetiva, cognitiva e agenciativa. Os mesmos alunos escreveram um texto argumentativo que foi avaliado do ponto de vista da sua qualidade global e da sua estrutura. Recolheram-se, ainda, as notas obtidas em várias disciplinas e dados relativos às repetências. Pelo estabelecimento de correlações, verificou-se que o envolvimento está associado ao rendimento escolar e à escrita, mas, neste último caso, apenas à sua qualidade global. Constatou-se, também, que as diferentes dimensões do envolvimento não se relacionam de igual modo com o desempenho acadêmico e com a escrita, destacando-se a ausência de uma associação com a componente agenciativa. Sendo possível concluir-se pela existência de uma relação entre envolvimento e desempenho acadêmico e escrita, apontam-se algumas das principais limitações do presente estudo e indicam-se linhas de investigação futura que ajudem a perceber alguns dos resultados encontrados.
id RCAP_5edf152041a7b7a018a8c583abbf8401
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/38776
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Envolvimento, desempenho acadêmico e composição escritaEnvolvimento na escolaComposição escritaDesempenho AcadémicoO envolvimento pode ser considerado um fator decisivo na manutenção da participação dos alunos na sua aprendizagem, sendo isso particularmente relevante quando se trata de áreas muito exigentes, como a composição escrita. É assim que a relação entre o envolvimento e o desempenho acadêmico tem sido amplamente documentada, embora o caso da escrita tenha sido menos estudado. No presente trabalho, procurou-se saber se o envolvimento escolar se relaciona com o desempenho acadêmico e com a composição escrita. Através de um estudo correlacional, 213 alunos do 9º ano de escolaridade responderam ao Questionário de Envolvimento dos Alunos na Escola, que inclui as dimensões comportamental, afetiva, cognitiva e agenciativa. Os mesmos alunos escreveram um texto argumentativo que foi avaliado do ponto de vista da sua qualidade global e da sua estrutura. Recolheram-se, ainda, as notas obtidas em várias disciplinas e dados relativos às repetências. Pelo estabelecimento de correlações, verificou-se que o envolvimento está associado ao rendimento escolar e à escrita, mas, neste último caso, apenas à sua qualidade global. Constatou-se, também, que as diferentes dimensões do envolvimento não se relacionam de igual modo com o desempenho acadêmico e com a escrita, destacando-se a ausência de uma associação com a componente agenciativa. Sendo possível concluir-se pela existência de uma relação entre envolvimento e desempenho acadêmico e escrita, apontam-se algumas das principais limitações do presente estudo e indicam-se linhas de investigação futura que ajudem a perceber alguns dos resultados encontrados.Engagement can be considered as a crucial factor in maintaining student participation in their own learning, mainly in demanding areas such as written composition. It is this way that the relationship between engagement and academic achievement has been broadly documented, although the case of writing has been less studied. This study intended to investigate if engagement is related to academic achievement and written composition. Through a correlational study, 213 ninth-graders answered to the Questionnaire on Students Engagement in School, which includes behavioral, affective, cognitive, and agentic dimensions. The same students wrote an argumentative text that was evaluated from the point of view of its global quality and structure. Data related to students’ grades indifferent subject areas and students’ retentions were also collected. By establishing correlations, it was observed that engagement is associated with academic achievement and also with writing, but only with global quality of writing. It was also found that the different dimensions of engagement were unequally related to academic achievement and writing, being particularly noticeable the absence of an association with agentic dimension. Conclusion was the existence of a relationship between engagement and academic achievement and writing, some of the main limitations of the study were indicated as well as lines of future research that would help understand some of the results found.Faculdade de Educação, Universidade de São PauloRepositório da Universidade de LisboaFestas, MariaPrata, MariaOliveira, AlbertinaVeiga, Feliciano Henriques2019-06-25T09:33:45Z20182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/38776porFestas, M. I., Prata, M. J., Oliveira, A. L., & Veiga, F. H. (2018). Envolvimento, desempenho acadêmico e composição escrita. Educação e Pesquisa, 44. doi: https://dx.doi.org/10.1590/s1678-46342018441834301517-9702 (Print)https://dx.doi.org/10.1590/s1678-4634201844183430info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:35:34Zoai:repositorio.ul.pt:10451/38776Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:51:58.964999Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Envolvimento, desempenho acadêmico e composição escrita
title Envolvimento, desempenho acadêmico e composição escrita
spellingShingle Envolvimento, desempenho acadêmico e composição escrita
Festas, Maria
Envolvimento na escola
Composição escrita
Desempenho Académico
title_short Envolvimento, desempenho acadêmico e composição escrita
title_full Envolvimento, desempenho acadêmico e composição escrita
title_fullStr Envolvimento, desempenho acadêmico e composição escrita
title_full_unstemmed Envolvimento, desempenho acadêmico e composição escrita
title_sort Envolvimento, desempenho acadêmico e composição escrita
author Festas, Maria
author_facet Festas, Maria
Prata, Maria
Oliveira, Albertina
Veiga, Feliciano Henriques
author_role author
author2 Prata, Maria
Oliveira, Albertina
Veiga, Feliciano Henriques
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Festas, Maria
Prata, Maria
Oliveira, Albertina
Veiga, Feliciano Henriques
dc.subject.por.fl_str_mv Envolvimento na escola
Composição escrita
Desempenho Académico
topic Envolvimento na escola
Composição escrita
Desempenho Académico
description O envolvimento pode ser considerado um fator decisivo na manutenção da participação dos alunos na sua aprendizagem, sendo isso particularmente relevante quando se trata de áreas muito exigentes, como a composição escrita. É assim que a relação entre o envolvimento e o desempenho acadêmico tem sido amplamente documentada, embora o caso da escrita tenha sido menos estudado. No presente trabalho, procurou-se saber se o envolvimento escolar se relaciona com o desempenho acadêmico e com a composição escrita. Através de um estudo correlacional, 213 alunos do 9º ano de escolaridade responderam ao Questionário de Envolvimento dos Alunos na Escola, que inclui as dimensões comportamental, afetiva, cognitiva e agenciativa. Os mesmos alunos escreveram um texto argumentativo que foi avaliado do ponto de vista da sua qualidade global e da sua estrutura. Recolheram-se, ainda, as notas obtidas em várias disciplinas e dados relativos às repetências. Pelo estabelecimento de correlações, verificou-se que o envolvimento está associado ao rendimento escolar e à escrita, mas, neste último caso, apenas à sua qualidade global. Constatou-se, também, que as diferentes dimensões do envolvimento não se relacionam de igual modo com o desempenho acadêmico e com a escrita, destacando-se a ausência de uma associação com a componente agenciativa. Sendo possível concluir-se pela existência de uma relação entre envolvimento e desempenho acadêmico e escrita, apontam-se algumas das principais limitações do presente estudo e indicam-se linhas de investigação futura que ajudem a perceber alguns dos resultados encontrados.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2018-01-01T00:00:00Z
2019-06-25T09:33:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/38776
url http://hdl.handle.net/10451/38776
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Festas, M. I., Prata, M. J., Oliveira, A. L., & Veiga, F. H. (2018). Envolvimento, desempenho acadêmico e composição escrita. Educação e Pesquisa, 44. doi: https://dx.doi.org/10.1590/s1678-4634201844183430
1517-9702 (Print)
https://dx.doi.org/10.1590/s1678-4634201844183430
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134456697585664