Envolvimento, desempenho acadêmico e composição escrita

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Festas, Maria Isabel
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Prata, Maria José, Oliveira, Albertina Lima de, Veiga, Feliciano
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação e Pesquisa
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/157556
Resumo: O envolvimento pode ser considerado um fator decisivo na manutenção da participação dos alunos na sua aprendizagem, sendo isso particularmente relevante quando se trata de áreas muito exigentes, como a composição escrita. É assim que a relação entre o envolvimento e o desempenho acadêmico tem sido amplamente documentada, embora o caso da escrita tenha sido menos estudado. No presente trabalho, procurou-se saber se o envolvimento escolar se relaciona com o desempenho acadêmico e com a composição escrita. Através de um estudo correlacional, 213 alunos do 9º ano de escolaridade responderam ao Questionário de Envolvimento dos Alunos na Escola, que inclui as dimensões comportamental, afetiva, cognitiva e agenciativa. Os mesmos alunos escreveram um texto argumentativo que foi avaliado do ponto de vista da sua qualidade global e da sua estrutura. Recolheram-se, ainda, as notas obtidas em várias disciplinas e dados relativos às repetências. Pelo estabelecimento de correlações, verificou-se que o envolvimento está associado ao rendimento escolar e à escrita, mas, neste último caso, apenas à sua qualidade global. Constatou-se, também, que as diferentes dimensões do envolvimento não se relacionam de igual modo com o desempenho acadêmico e com a escrita, destacando-se a ausência de uma associação com a componente agenciativa. Sendo possível concluir-se pela existência de uma relação entre envolvimento e desempenho acadêmico e escrita, apontam-se algumas das principais limitações do presente estudo e indicam-se linhas de investigação futura que ajudem a perceber alguns dos resultados encontrados.
id USP-11_56091511acec314f796d761fbb24a190
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/157556
network_acronym_str USP-11
network_name_str Educação e Pesquisa
repository_id_str
spelling Envolvimento, desempenho acadêmico e composição escritaEngagement, academic achievement and written compositionEngagement in schoolWritten compositionAcademic achievementEnvolvimento na escolaComposição escritaDesempenho acadêmicoO envolvimento pode ser considerado um fator decisivo na manutenção da participação dos alunos na sua aprendizagem, sendo isso particularmente relevante quando se trata de áreas muito exigentes, como a composição escrita. É assim que a relação entre o envolvimento e o desempenho acadêmico tem sido amplamente documentada, embora o caso da escrita tenha sido menos estudado. No presente trabalho, procurou-se saber se o envolvimento escolar se relaciona com o desempenho acadêmico e com a composição escrita. Através de um estudo correlacional, 213 alunos do 9º ano de escolaridade responderam ao Questionário de Envolvimento dos Alunos na Escola, que inclui as dimensões comportamental, afetiva, cognitiva e agenciativa. Os mesmos alunos escreveram um texto argumentativo que foi avaliado do ponto de vista da sua qualidade global e da sua estrutura. Recolheram-se, ainda, as notas obtidas em várias disciplinas e dados relativos às repetências. Pelo estabelecimento de correlações, verificou-se que o envolvimento está associado ao rendimento escolar e à escrita, mas, neste último caso, apenas à sua qualidade global. Constatou-se, também, que as diferentes dimensões do envolvimento não se relacionam de igual modo com o desempenho acadêmico e com a escrita, destacando-se a ausência de uma associação com a componente agenciativa. Sendo possível concluir-se pela existência de uma relação entre envolvimento e desempenho acadêmico e escrita, apontam-se algumas das principais limitações do presente estudo e indicam-se linhas de investigação futura que ajudem a perceber alguns dos resultados encontrados.Engagement can be considered as a crucial factor in maintaining student participation in their own learning, mainly in demanding areas such as written composition. It is this way that the relationship between engagement and academic achievement has been broadly documented, although the case of writing has been less studied. This study intended to investigate if engagement is related to academic achievement and written composition. Through a correlational study, 213 ninth-graders answered to the Questionnaire on Students Engagement in School, which includes behavioral, affective, cognitive, and agentic dimensions. The same students wrote an argumentative text that was evaluated from the point of view of its global quality and structure. Data related to students’ grades in different subject areas and students’ retentions were also collected. By establishing correlations, it was observed that engagement is associated with academic achievement and also with writing, but only with global quality of writing. It was also found that the different dimensions of engagement were unequally related to academic achievement and writing, being particularly noticeable the absence of an association with agentic dimension. Conclusion was the existence of a relationship between engagement and academic achievement and writing, some of the main limitations of the study were indicated as well as lines of future research that would help understand some of the results found.Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação2019-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/15755610.1590/s1678-4634201844183430Educação e Pesquisa; v. 44 (2018); e183430Educação e Pesquisa; Vol. 44 (2018); e183430Educação e Pesquisa; Vol. 44 (2018); e1834301678-46341517-9702reponame:Educação e Pesquisainstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/157556/152870Copyright (c) 2019 Educação e Pesquisainfo:eu-repo/semantics/openAccessFestas, Maria IsabelPrata, Maria JoséOliveira, Albertina Lima deVeiga, Feliciano2019-04-30T12:49:30Zoai:revistas.usp.br:article/157556Revistahttps://www.revistas.usp.br/ep/indexPUBhttps://www.revistas.usp.br/ep/oai||revedu@usp.br1678-46341517-9702opendoar:2019-04-30T12:49:30Educação e Pesquisa - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Envolvimento, desempenho acadêmico e composição escrita
Engagement, academic achievement and written composition
title Envolvimento, desempenho acadêmico e composição escrita
spellingShingle Envolvimento, desempenho acadêmico e composição escrita
Festas, Maria Isabel
Engagement in school
Written composition
Academic achievement
Envolvimento na escola
Composição escrita
Desempenho acadêmico
title_short Envolvimento, desempenho acadêmico e composição escrita
title_full Envolvimento, desempenho acadêmico e composição escrita
title_fullStr Envolvimento, desempenho acadêmico e composição escrita
title_full_unstemmed Envolvimento, desempenho acadêmico e composição escrita
title_sort Envolvimento, desempenho acadêmico e composição escrita
author Festas, Maria Isabel
author_facet Festas, Maria Isabel
Prata, Maria José
Oliveira, Albertina Lima de
Veiga, Feliciano
author_role author
author2 Prata, Maria José
Oliveira, Albertina Lima de
Veiga, Feliciano
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Festas, Maria Isabel
Prata, Maria José
Oliveira, Albertina Lima de
Veiga, Feliciano
dc.subject.por.fl_str_mv Engagement in school
Written composition
Academic achievement
Envolvimento na escola
Composição escrita
Desempenho acadêmico
topic Engagement in school
Written composition
Academic achievement
Envolvimento na escola
Composição escrita
Desempenho acadêmico
description O envolvimento pode ser considerado um fator decisivo na manutenção da participação dos alunos na sua aprendizagem, sendo isso particularmente relevante quando se trata de áreas muito exigentes, como a composição escrita. É assim que a relação entre o envolvimento e o desempenho acadêmico tem sido amplamente documentada, embora o caso da escrita tenha sido menos estudado. No presente trabalho, procurou-se saber se o envolvimento escolar se relaciona com o desempenho acadêmico e com a composição escrita. Através de um estudo correlacional, 213 alunos do 9º ano de escolaridade responderam ao Questionário de Envolvimento dos Alunos na Escola, que inclui as dimensões comportamental, afetiva, cognitiva e agenciativa. Os mesmos alunos escreveram um texto argumentativo que foi avaliado do ponto de vista da sua qualidade global e da sua estrutura. Recolheram-se, ainda, as notas obtidas em várias disciplinas e dados relativos às repetências. Pelo estabelecimento de correlações, verificou-se que o envolvimento está associado ao rendimento escolar e à escrita, mas, neste último caso, apenas à sua qualidade global. Constatou-se, também, que as diferentes dimensões do envolvimento não se relacionam de igual modo com o desempenho acadêmico e com a escrita, destacando-se a ausência de uma associação com a componente agenciativa. Sendo possível concluir-se pela existência de uma relação entre envolvimento e desempenho acadêmico e escrita, apontam-se algumas das principais limitações do presente estudo e indicam-se linhas de investigação futura que ajudem a perceber alguns dos resultados encontrados.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-04-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/157556
10.1590/s1678-4634201844183430
url https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/157556
identifier_str_mv 10.1590/s1678-4634201844183430
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/157556/152870
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Educação e Pesquisa
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Educação e Pesquisa
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação
dc.source.none.fl_str_mv Educação e Pesquisa; v. 44 (2018); e183430
Educação e Pesquisa; Vol. 44 (2018); e183430
Educação e Pesquisa; Vol. 44 (2018); e183430
1678-4634
1517-9702
reponame:Educação e Pesquisa
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Educação e Pesquisa
collection Educação e Pesquisa
repository.name.fl_str_mv Educação e Pesquisa - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||revedu@usp.br
_version_ 1787713809753833472