Aprendizagens profissionais dos professores de Matemática através dos estudos de aula
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/22605 |
Resumo: | O estudo de aula, contemplando a preparação e observação de uma aula e a reflexão pós-aula, é um processo formativo que leva os professores a refletir sobre a aprendizagem dos alunos e sobre as suas práticas. Este artigo visa conhecer as aprendizagens profissionais realizadas por cinco professores envolvidos numa experiência realizada na 7.ª série do ensino fundamental, incidindo no conceito de proporcionalidade direta. A recolha de dados fez-se por notas de campo, gravação vídeo, reflexões escritas dos professores e entrevistas. O balanço global é positivo, pelas aprendizagens profissionais dos professores relativamente à seleção de tarefas a propor e aos processos de raciocínio dos alunos. Relativamente à comunicação na sala de aula, em especial à condução de discussões coletivas, esta experiência proporcionou uma primeira oportunidade de reflexão. Isto sugere implicações importantes para a organização de estudos de aula, mostrando que os resultados estão estreitamente relacionados com o modo como são conduzidos. |
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