The relationship between urban mobility and land use: challenges related with cycling
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/17566 |
Resumo: | A mobilidade suave surge devido aos desafios que as sociedades vêm sentindo ao longo dos últimos anos. Devido à dispersão urbana e às inúmeras deslocações diárias que são feitas maioritariamente por transportes motorizados, a mobilidade urbana está na origem de 40% das emissões de CO2 e de 70% das emissões de outros poluentes. Este aumento do tráfego nas cidades tem conduzido a um fenómeno de congestionamento crónico, com inúmeras consequências negativas no meio urbano e na qualidade de vida daqueles que partilham esse mesmo espaço. Esta dissertação de mestrado pretende contribuir para inverter a tendência e aponta um conjunto de medidas e estratégias que contribuem para promover o aumento da mobilidade ciclável nas cidades portuguesas. Surge assim a necessidade de estabelecer uma relação clara entre uso do solo e mobilidade urbana, de modo a aproveitar ao máximo essa relação para promover o uso da bicicleta. Portugal tem evoluído a um ritmo muito lento, com pouca promoção e incentivo da utilização da bicicleta nas cidades, sobretudo nas vertentes do uso do solo e da mobilidade. Neste sentido, nesta dissertação analisar-se-á a relação entre uso do solo e mobilidade urbana tanto numa perspetiva histórica, evolutiva, bem como no que respeita às variáveis que a influenciam. Posteriormente serão também analisados os fatores que influenciam o uso da bicicleta, de forma a obter-se uma melhor compreensão das medidas políticas de promoção (medidas “hard” ligadas às infraestruturas e uso do solo e medidas “soft” mais relacionadas com a promoção do uso, que reforçam a eficácia das anteriores). Um dos objetivos principais é contribuir para a iniciativa IMPACT do Compromisso pela Bicicleta, um projeto colaborativo da iniciativa da Universidade de Aveiro, no sentido de fornecer dicas úteis para a promoção da bicicleta. Neste sentido foram analisados vários planos de promoção da bicicleta de modo a avaliar o custo-benefício das várias medidas estratégicas para poder informar à administração política e a todos subscritores do Compromisso pela Bicicleta acerca do custo-benefício das diferentes soluções para promover o uso da bicicleta. Conclui-se que não existe uma única forma de promover o uso da bicicleta, sendo que o sucesso das estratégias de incentivo ao uso da bicicleta variam de acordo com a extensão e implementação. Neste sentido as estratégias de promoção devem ser implementadas de acordo com a repartição modal observada e com o nível de desenvolvimento de uma dada região, pois a eficácia das medidas diferem. Por exemplo, para a maioria das cidades Portuguesas (com uma utilização da bicicleta menor que 1%) é recomendado que se implementem primeiro medidas “hard” e numa segunda fase as medidas “soft”. Apostar na promoção da bicicleta como modo complementar de mobilidade terá benefícios a médio e longo prazo, não só para os ciclistas, mas também para todos os que partilham o espaço urbano. |
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Um dos objetivos principais é contribuir para a iniciativa IMPACT do Compromisso pela Bicicleta, um projeto colaborativo da iniciativa da Universidade de Aveiro, no sentido de fornecer dicas úteis para a promoção da bicicleta. Neste sentido foram analisados vários planos de promoção da bicicleta de modo a avaliar o custo-benefício das várias medidas estratégicas para poder informar à administração política e a todos subscritores do Compromisso pela Bicicleta acerca do custo-benefício das diferentes soluções para promover o uso da bicicleta. Conclui-se que não existe uma única forma de promover o uso da bicicleta, sendo que o sucesso das estratégias de incentivo ao uso da bicicleta variam de acordo com a extensão e implementação. Neste sentido as estratégias de promoção devem ser implementadas de acordo com a repartição modal observada e com o nível de desenvolvimento de uma dada região, pois a eficácia das medidas diferem. Por exemplo, para a maioria das cidades Portuguesas (com uma utilização da bicicleta menor que 1%) é recomendado que se implementem primeiro medidas “hard” e numa segunda fase as medidas “soft”. Apostar na promoção da bicicleta como modo complementar de mobilidade terá benefícios a médio e longo prazo, não só para os ciclistas, mas também para todos os que partilham o espaço urbano.Soft mobility arises from the challenges that societies have been facing over the past few years. Due to urban sprawl and numerous daily trips that are mostly made by motorized transport. Urban mobility is the source of 40% of CO2 emissions and 70% of emissions of other pollutants. This increase of traffic in cities has led to a chronic congestion, with numerous negative consequences on the urban environment and in quality of life of those who share this space. This dissertation aims to contribute to reverse this trend and define strategical measures that can help increase cycling in Portuguese cities. This raises the need to establish a clear relationship between land use and urban mobility in order to make the most of this relationship to promote bicycle use. Portugal has been evolving at a very slow pace, with little promotion and encouragement of cycling in cities, especially on land use and mobility. Therefore, this dissertation studies the relationship between land use and urban mobility, both in a historical, evolutionary perspective and the factors that influence them. Posteriorly, cycling influencing factors were also analysed in order to have a better understanding of bicycle promotion measures (Infrastructure and land use measures, to "soft" measures that reinforce the effectiveness of the previous ones). One of the main objectives is to contribute to the IMPACT initiative of the “Compromisso pela Bicicleta”, a collaborative project of the University of Aveiro, by providing useful tips to promote cycling. In this sense, several bicycle promotion plans are analysed to evaluate the cost-effectiveness of various strategical measures in order to inform the political administration and the subscribers of the bicycle commitment of the cost-effectiveness of the different cycling measures. There is not only one way to promote bicycle use, therefore, the success of the strategies to encourage cycling vary according to extension and implementation. This is why promotion strategies should be implemented according to modal share and the level of development of a region, because the effectiveness of the measures differ. For example, for most Portuguese cities (with a bicycle share less than 1%) it is recommended firstly to implement "hard" measures and in a second phase "soft" measures. Encouraging the promotion of cycling as a complementary mode of mobility will have medium and long term benefits, not only for cyclists, but for all who share the urban space.Universidade de Aveiro2017-05-24T14:44:09Z2016-01-01T00:00:00Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/17566engMatos, Catarina Brown deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:33:23Zoai:ria.ua.pt:10773/17566Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:52:35.344908Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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