O ensino da ortografia pela descoberta

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Mafalda Raposo de Barbosa Martins
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/15622
Resumo: Projeto de Intervenção apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Didática da Língua Portuguesa no 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico
id RCAP_5f144c7463e9b2932cdcbcd02f4589c1
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/15622
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O ensino da ortografia pela descobertaOrtografiaDesvios ortográficosLaboratório gramaticalInteração entre paresSpellingSpelling deviationsDyadGrammatical laboratoryInteraction between pairsProjeto de Intervenção apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Didática da Língua Portuguesa no 1º e 2º Ciclo do Ensino BásicoA introdução de metodologias ativas de ensino de ortografia é fundamental para a promoção da competência ortográfica dos alunos, atribuindo maior enfoque ao trabalho colaborativo e às descobertas por eles realizadas a partir de atividades de observação, comparação e sistematização de dados. Centrando-se nesta temática, o presente estudo tem como objetivos: (i) conceber e implementar laboratórios gramaticais para o desenvolvimento da competência ortográfica no 1.º Ciclo do Ensino Básico; (ii) analisar a atividade metalinguística de uma díade durante a realização de um dos laboratórios gramaticais implementados. A presente investigação envolveu, primeiramente, o estudo exploratório dos desvios ortográficos mais frequentes de alunos de uma turma de 4.º ano e, posteriormente, a aplicação de um teste de ortografia e a criação e implementação de dois laboratórios gramaticais que visavam colmatar algumas das dificuldades identificadas, que incidem sobre a problemática “Como se escreve o som [ʀ]?” e “Como se escrevem as vogais nasais antes da consoante?”. Para o estudo de caso desta investigação, foi selecionada como amostra a análise da interação de uma díade durante a realização do primeiro laboratório gramatical “Como se escreve o som [ʀ]?”. Desta interação, salientam-se alguns aspetos bastante positivos, tais como o facto de a díade encontrar estratégias para a identificação de sons das palavras em estudo, a reflexão sobre a escrita de palavras e o empenho da díade, na descoberta das regras ortográficas. Como resultado deste estudo, percebemos a importância do estudo colaborativo, para a descoberta de regras ortográficas e a aplicação de laboratórios, para ajudar a assimilar essas regras.Abstract The introduction of active methodologies for teaching spelling is essential for promoting students' spelling competence, giving greater focus to collaborative work and the discoveries they make based on observation, comparison and data systematization activities. Focusing on this theme, this study aims to: (i) design and implement grammatical laboratories for the development of spelling skills in the 1st Cycle of Basic Education; (ii) analyze the metalinguistic activity of a dyad during the performance of one of the implemented grammatical laboratories. The present investigation involved, firstly, the exploratory study of the most frequent spelling deviations of students in a 4th grade class and, later, the application of a spelling test and the creation and implementation of two grammatical laboratories that aimed to address some of the difficulties identified, which focus on the issue “How is the sound [ʀ] written?” and “How are nasal vowels written before the consonant?”. For the case study of this investigation, the analysis of the interaction of a dyad during the first grammatical laboratory “How is the sound [ʀ] written?” was selected as a sample. From this interaction, some very positive aspects are highlighted, such as the fact that the dyad finds strategies for identifying the sounds of the words under study, the reflection on the writing of words and the dyad's commitment to discovering orthographic rules. As a result of this study, we realize the importance of collaborative study, for the discovery of orthographic rules and the application of laboratories, to help assimilate these rules.Cardoso, AdrianaRCIPLSoares, Mafalda Raposo de Barbosa Martins2023-02-16T11:29:04Z2021-12-172021-12-17T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/15622TID:203209710porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:13:21Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/15622Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:23:15.688864Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O ensino da ortografia pela descoberta
title O ensino da ortografia pela descoberta
spellingShingle O ensino da ortografia pela descoberta
Soares, Mafalda Raposo de Barbosa Martins
Ortografia
Desvios ortográficos
Laboratório gramatical
Interação entre pares
Spelling
Spelling deviations
Dyad
Grammatical laboratory
Interaction between pairs
title_short O ensino da ortografia pela descoberta
title_full O ensino da ortografia pela descoberta
title_fullStr O ensino da ortografia pela descoberta
title_full_unstemmed O ensino da ortografia pela descoberta
title_sort O ensino da ortografia pela descoberta
author Soares, Mafalda Raposo de Barbosa Martins
author_facet Soares, Mafalda Raposo de Barbosa Martins
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cardoso, Adriana
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Soares, Mafalda Raposo de Barbosa Martins
dc.subject.por.fl_str_mv Ortografia
Desvios ortográficos
Laboratório gramatical
Interação entre pares
Spelling
Spelling deviations
Dyad
Grammatical laboratory
Interaction between pairs
topic Ortografia
Desvios ortográficos
Laboratório gramatical
Interação entre pares
Spelling
Spelling deviations
Dyad
Grammatical laboratory
Interaction between pairs
description Projeto de Intervenção apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Didática da Língua Portuguesa no 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-17
2021-12-17T00:00:00Z
2023-02-16T11:29:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/15622
TID:203209710
url http://hdl.handle.net/10400.21/15622
identifier_str_mv TID:203209710
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133505233354752