Laboratórios gramaticais digitais para o desenvolvimento de competências ortográficas no 1.º CEB

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reis, Sara Casimiro Gonçalves dos
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/15854
Resumo: Relatório de prática de ensino supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico
id RCAP_a3c814b5a700aea4e5c3611e800765f4
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/15854
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Laboratórios gramaticais digitais para o desenvolvimento de competências ortográficas no 1.º CEBOrtografiaDesvios ortográficosLaboratório gramaticalRecurso Educativo Digital1.º Ciclo do Ensino BásicoSpellingSpelling deviationsGrammatical laboratoryDigital educational resourcesPrimary schoolRelatório de prática de ensino supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino BásicoO presente relatório foi desenvolvido no âmbito da Unidade Curricular Prática de Ensino Supervisionada II, do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico. Numa primeira parte, é realizada uma descrição analítica e reflexiva da prática pedagógica desenvolvida nos contextos do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico. Ao nível do 1.º Ciclo, a prática pedagógica decorreu numa turma de 1.º ano de escolaridade e no 2.º Ciclo em duas turmas do 6.º ano. Numa segunda parte, o presente relatório integra um estudo empírico realizado no contexto do 1.º Ciclo, intitulado Laboratórios gramaticais digitais para o desenvolvimento de competências ortográficas no 1.º CEB. Este estudo foi orientado segundo os seguintes objetivos específicos: (i) criar laboratórios gramaticais digitais que promovam a descoberta de regras ortográficas de base fonológica no 1.º ano do 1.º ciclo; (ii) avaliar o impacto do uso dos recursos educativos digitais na competência ortográfica dos alunos. De acordo com o objeto de estudo, recorreu-se a uma metodologia de natureza qualitativa, numa modalidade próxima da investigação-ação, com recurso pontual a dados quantitativos. O desenvolvimento dos laboratórios gramaticais digitais teve por base o modelo de design instrucional ADDIE (Analyze, Design, Development, Implementation and Evaluation). Desta forma, recorreu-se à observação direta e participante, à entrevista semiestruturada e à realização de um pré e pós-teste para a recolha de dados que foram, depois, tratados, essencialmente, através da análise de conteúdo. Como resultados, apresentam-se três laboratórios gramaticais desenvolvidos ao longo de seis recursos educativos digitais, que visam a descoberta de regras ortográficas de base fonológica. Estes recursos, através da combinação de elementos audiovisuais apelativos e de gamificação, permitiram a realização de um percurso pedagógico baseado no método científico, que se demonstrou ter impacto no conhecimento ortográfico dos alunos.ABSTRACT This report is developed within the course of the Supervised Teaching Practice II, part of the Master's Degree in Teaching in the 1st Cycle of Basic Education and Mathematics and Natural Sciences in the 2nd Cycle of Basic Education. In the first part, an analytical and reflective description of the pedagogical practice developed in the contexts of the 1st and 2nd cycle of Basic Education is carried out. At the 1st cycle level, the pedagogical practice took place in a 1st grade class and in the 2nd cycle in two 6th grade classes. In a second part, this report integrates an empirical study carried out in the context of the 1st cycle, entitled Digital Grammar Laboratories for the Development of Orthographic Skills in the 1st Cycle. This study was guided by the following specific objectives: (i) Create digital grammar labs that promote the discovery of phonologically based orthographic rules in the 1st year of the 1st cycle; (ii) Evaluate the impact of the use of digital educational resources on the development of students' orthographic competence. According to the object of study, a qualitative methodology was used, in a modality close to action-research, with occasional use of quantitative data. The development of digital grammar labs was based on the instructional design model ADDIE (Analyze, Design, Development, Implementation and Evaluation). Thus, direct and participant observation, semi-structured interviews and a pre and post-test were used to collect data, which were then processed, essentially, through content analysis. As a result, three grammatical laboratories developed over six digital educational resources are presented, aimed at discovering phonologically based orthographic rules. These resources, through the combination of appealing audiovisual elements and gamification, allow the realization of a pedagogical path based on the scientific method, which has been shown to be beneficial for the development of orthographic knowledge.Cardoso, AdrianaRCIPLReis, Sara Casimiro Gonçalves dos2023-03-29T10:15:28Z2022-07-192022-07-19T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/15854TID:203194578porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:13:52Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/15854Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:23:27.250110Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Laboratórios gramaticais digitais para o desenvolvimento de competências ortográficas no 1.º CEB
title Laboratórios gramaticais digitais para o desenvolvimento de competências ortográficas no 1.º CEB
spellingShingle Laboratórios gramaticais digitais para o desenvolvimento de competências ortográficas no 1.º CEB
Reis, Sara Casimiro Gonçalves dos
Ortografia
Desvios ortográficos
Laboratório gramatical
Recurso Educativo Digital
1.º Ciclo do Ensino Básico
Spelling
Spelling deviations
Grammatical laboratory
Digital educational resources
Primary school
title_short Laboratórios gramaticais digitais para o desenvolvimento de competências ortográficas no 1.º CEB
title_full Laboratórios gramaticais digitais para o desenvolvimento de competências ortográficas no 1.º CEB
title_fullStr Laboratórios gramaticais digitais para o desenvolvimento de competências ortográficas no 1.º CEB
title_full_unstemmed Laboratórios gramaticais digitais para o desenvolvimento de competências ortográficas no 1.º CEB
title_sort Laboratórios gramaticais digitais para o desenvolvimento de competências ortográficas no 1.º CEB
author Reis, Sara Casimiro Gonçalves dos
author_facet Reis, Sara Casimiro Gonçalves dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cardoso, Adriana
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Reis, Sara Casimiro Gonçalves dos
dc.subject.por.fl_str_mv Ortografia
Desvios ortográficos
Laboratório gramatical
Recurso Educativo Digital
1.º Ciclo do Ensino Básico
Spelling
Spelling deviations
Grammatical laboratory
Digital educational resources
Primary school
topic Ortografia
Desvios ortográficos
Laboratório gramatical
Recurso Educativo Digital
1.º Ciclo do Ensino Básico
Spelling
Spelling deviations
Grammatical laboratory
Digital educational resources
Primary school
description Relatório de prática de ensino supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-07-19
2022-07-19T00:00:00Z
2023-03-29T10:15:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/15854
TID:203194578
url http://hdl.handle.net/10400.21/15854
identifier_str_mv TID:203194578
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133506966650880