Os afetos dos alunos em relação à matemática: Estudo com alunos dos 2.º, 3.º e 4.º anos de uma escola do 1º ciclo do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereirinha, Daniela Sofia Serra
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.12207/4632
Resumo: A presente investigação, elaborada no âmbito do Mestrado em Ensino na Especialidade de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, pretende compreender os afetos dos alunos em relação à Matemática. Neste estudo participaram alunos dos 2.º, 3.º e 4.º anos de uma Escola do 1.º Ciclo do Ensino Básico, aspeto que nos permitirá ter uma visão transversal da evolução de afetividade, no processo de ensino e aprendizagem da Matemática. A metodologia utilizada neste trabalho foi de investigação-ação de natureza diagnóstica, visto que o investigador recolhe dados, interpreta-os, estabelece um diagnóstico e estrutura medidas para a ação, de modo a atenuar o problema previamente encontrado. Desta forma, foi necessário consultar referências bibliográficas de diferentes autores para uma compreensão mais elucidada sobre os afetos no processo de ensinoaprendizagem da Matemática, em paralelo com a utilização de um questionário, adaptado de Carrasco, Barona e Blanco (2014), a 111 estudantes para mensurar os afetos dos estudantes destes diferentes níveis de escolaridade do 1.º ciclo. Os resultados obtidos permitiram-nos concluir que a relação entre os afetos e o género, bem como a relação entre os afetos e o ano de escolaridade não apresentam um acréscimo nem um decréscimo, mas sim uma ligeira oscilação de resultados. Desta forma, não podemos dizer que os afetos dos alunos em relação à Matemática vão diminuindo nem aumentando de ano para ano nem de género para género, pois estes apresentam-se idênticos em todos os domínios.
id RCAP_5f1ee0dc9961eb1eb6e98c616d7d34b5
oai_identifier_str oai:repositorio.ipbeja.pt:20.500.12207/4632
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Os afetos dos alunos em relação à matemática: Estudo com alunos dos 2.º, 3.º e 4.º anos de uma escola do 1º ciclo do Ensino BásicoAfetosMatemática1.º cicloAlunosInvestigação-açãoA presente investigação, elaborada no âmbito do Mestrado em Ensino na Especialidade de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, pretende compreender os afetos dos alunos em relação à Matemática. Neste estudo participaram alunos dos 2.º, 3.º e 4.º anos de uma Escola do 1.º Ciclo do Ensino Básico, aspeto que nos permitirá ter uma visão transversal da evolução de afetividade, no processo de ensino e aprendizagem da Matemática. A metodologia utilizada neste trabalho foi de investigação-ação de natureza diagnóstica, visto que o investigador recolhe dados, interpreta-os, estabelece um diagnóstico e estrutura medidas para a ação, de modo a atenuar o problema previamente encontrado. Desta forma, foi necessário consultar referências bibliográficas de diferentes autores para uma compreensão mais elucidada sobre os afetos no processo de ensinoaprendizagem da Matemática, em paralelo com a utilização de um questionário, adaptado de Carrasco, Barona e Blanco (2014), a 111 estudantes para mensurar os afetos dos estudantes destes diferentes níveis de escolaridade do 1.º ciclo. Os resultados obtidos permitiram-nos concluir que a relação entre os afetos e o género, bem como a relação entre os afetos e o ano de escolaridade não apresentam um acréscimo nem um decréscimo, mas sim uma ligeira oscilação de resultados. Desta forma, não podemos dizer que os afetos dos alunos em relação à Matemática vão diminuindo nem aumentando de ano para ano nem de género para género, pois estes apresentam-se idênticos em todos os domínios.2018-06-15T14:13:11Z2015-09-10T00:00:00Z2015-09-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.12207/4632TID:201034832porPereirinha, Daniela Sofia Serrainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T08:15:07Zoai:repositorio.ipbeja.pt:20.500.12207/4632Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T14:58:47.867234Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Os afetos dos alunos em relação à matemática: Estudo com alunos dos 2.º, 3.º e 4.º anos de uma escola do 1º ciclo do Ensino Básico
title Os afetos dos alunos em relação à matemática: Estudo com alunos dos 2.º, 3.º e 4.º anos de uma escola do 1º ciclo do Ensino Básico
spellingShingle Os afetos dos alunos em relação à matemática: Estudo com alunos dos 2.º, 3.º e 4.º anos de uma escola do 1º ciclo do Ensino Básico
Pereirinha, Daniela Sofia Serra
Afetos
Matemática
1.º ciclo
Alunos
Investigação-ação
title_short Os afetos dos alunos em relação à matemática: Estudo com alunos dos 2.º, 3.º e 4.º anos de uma escola do 1º ciclo do Ensino Básico
title_full Os afetos dos alunos em relação à matemática: Estudo com alunos dos 2.º, 3.º e 4.º anos de uma escola do 1º ciclo do Ensino Básico
title_fullStr Os afetos dos alunos em relação à matemática: Estudo com alunos dos 2.º, 3.º e 4.º anos de uma escola do 1º ciclo do Ensino Básico
title_full_unstemmed Os afetos dos alunos em relação à matemática: Estudo com alunos dos 2.º, 3.º e 4.º anos de uma escola do 1º ciclo do Ensino Básico
title_sort Os afetos dos alunos em relação à matemática: Estudo com alunos dos 2.º, 3.º e 4.º anos de uma escola do 1º ciclo do Ensino Básico
author Pereirinha, Daniela Sofia Serra
author_facet Pereirinha, Daniela Sofia Serra
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereirinha, Daniela Sofia Serra
dc.subject.por.fl_str_mv Afetos
Matemática
1.º ciclo
Alunos
Investigação-ação
topic Afetos
Matemática
1.º ciclo
Alunos
Investigação-ação
description A presente investigação, elaborada no âmbito do Mestrado em Ensino na Especialidade de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, pretende compreender os afetos dos alunos em relação à Matemática. Neste estudo participaram alunos dos 2.º, 3.º e 4.º anos de uma Escola do 1.º Ciclo do Ensino Básico, aspeto que nos permitirá ter uma visão transversal da evolução de afetividade, no processo de ensino e aprendizagem da Matemática. A metodologia utilizada neste trabalho foi de investigação-ação de natureza diagnóstica, visto que o investigador recolhe dados, interpreta-os, estabelece um diagnóstico e estrutura medidas para a ação, de modo a atenuar o problema previamente encontrado. Desta forma, foi necessário consultar referências bibliográficas de diferentes autores para uma compreensão mais elucidada sobre os afetos no processo de ensinoaprendizagem da Matemática, em paralelo com a utilização de um questionário, adaptado de Carrasco, Barona e Blanco (2014), a 111 estudantes para mensurar os afetos dos estudantes destes diferentes níveis de escolaridade do 1.º ciclo. Os resultados obtidos permitiram-nos concluir que a relação entre os afetos e o género, bem como a relação entre os afetos e o ano de escolaridade não apresentam um acréscimo nem um decréscimo, mas sim uma ligeira oscilação de resultados. Desta forma, não podemos dizer que os afetos dos alunos em relação à Matemática vão diminuindo nem aumentando de ano para ano nem de género para género, pois estes apresentam-se idênticos em todos os domínios.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-09-10T00:00:00Z
2015-09-10
2018-06-15T14:13:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.12207/4632
TID:201034832
url http://hdl.handle.net/20.500.12207/4632
identifier_str_mv TID:201034832
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799129861325848576