A Liderança Transformacional e a Orientação para o Cliente: o papel mediador do Capital Psicológico

Bibliographic Details
Main Author: Branco, Daniela Gaspar
Publication Date: 2020
Format: Master thesis
Language: por
Source: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Download full: http://hdl.handle.net/10316/94630
Summary: Dissertação de Mestrado em Gestão apresentada à Faculdade de Economia
id RCAP_5f2e67ec2f7e102b6fb28699b333fc2b
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/94630
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A Liderança Transformacional e a Orientação para o Cliente: o papel mediador do Capital PsicológicoTransformational Leadership and Customer Orientation: the mediating role of Psychological CapitalLiderança TransformacionalCapital PsicológicoOrientação para o ClienteDesempenhoSatisfação do consumidorTransformational LeadershipPsychological CapitalCustomer OrientationPerformanceCustomer SatisfactionDissertação de Mestrado em Gestão apresentada à Faculdade de EconomiaNum mundo de mudança e inovação constante, é necessário que as organizações acompanhem este ritmo e se adaptem para não perderem a sua vantagem competitiva e a capacidade de resposta às mais diversas dificuldades que surgem. É com base nisso que é cada vez mais importante o desenvolvimento de estudos empíricos que auxiliem as empresas a conseguirem sobreviver e crescer. Auxiliando a área dos recursos humanos e da gestão que requerem cuidados e uma aprendizagem constante. Os colaboradores de uma empresa são o ponto de partida para a satisfação do consumidor e consequente aumento do desempenho organizacional. Os objetivos da presente investigação prendem-se com a análise do efeito mediador que os estados associados ao capital psicológico têm na relação entre a liderança transformacional e a orientação para o cliente, o que é uma contribuição original. Para o estudo em causa, foram estudados comerciais de equipas, da mesma organização, que atuam em áreas geográficas diferentes. Obteve-se uma amostra de 94 colaboradores portugueses e pertencentes à área comercial, tendo sido adotado o inquérito através de questionário escrito como metodologia. Para testar as hipóteses foi utilizada uma análise das correlações e a hipótese da mediação foi testada através da macro PROCESS.Os resultados obtidos revelaram uma mediação parcial por parte do capital psicológico na ligação liderança transformacional – orientação para o cliente, dado o facto de existir também uma relação direta entre estes construtos. Para além da contribuição que este estudo possa ter no papel do gestor e na compreensão dos efeitos que resultam do seu estilo de liderança, os dados que foram obtidos revelam ainda o capital psicológico como um construto que não deve ser descurado nas organizações.In a world of change and constant innovation, it is necessary that organizations keep up with the rhythm and adapt in order to keep the advantage and their responsiveness to difficulties that show up. In this context, it is important the development of empirical studies that help companies to survive and grow. In fact, it will help human resources and management which are fields that need constant development and learning. Company employees are the beginning point for customer satisfaction and the consequent increase of organizational performance. The goals of the present investigation are related with the analysis of the mediating effect that the states associated with psychological capital have in the relationship between transformational leadership and customer orientation, which is an original contribution. For the present study we inquired teams from the same organization, but that performed and worked in different geographic areas. A sample of 94 Portuguese collaborators that belong to the commercial area of the company was obtained;, we used a survey through a written questionnaire as methodology. In order to test the hypotheses a correlation analysis was used and through a macro called PROCESS the mediation hypothesis was tested. The results that were obtained express a partial mediation from psychological capital in the link between transformational leadership – customer orientation, as there is also a direct connection between these two constructs. Apart from the contribution that this study may have for the management role and the effects of leadership style, the data obtained display psychological capital as a construct that cannot be neglected in the organizations.2020-09-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/94630http://hdl.handle.net/10316/94630TID:202709060porBranco, Daniela Gasparinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2021-05-25T07:44:35Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/94630Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:13:16.932106Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A Liderança Transformacional e a Orientação para o Cliente: o papel mediador do Capital Psicológico
Transformational Leadership and Customer Orientation: the mediating role of Psychological Capital
title A Liderança Transformacional e a Orientação para o Cliente: o papel mediador do Capital Psicológico
spellingShingle A Liderança Transformacional e a Orientação para o Cliente: o papel mediador do Capital Psicológico
Branco, Daniela Gaspar
Liderança Transformacional
Capital Psicológico
Orientação para o Cliente
Desempenho
Satisfação do consumidor
Transformational Leadership
Psychological Capital
Customer Orientation
Performance
Customer Satisfaction
title_short A Liderança Transformacional e a Orientação para o Cliente: o papel mediador do Capital Psicológico
title_full A Liderança Transformacional e a Orientação para o Cliente: o papel mediador do Capital Psicológico
title_fullStr A Liderança Transformacional e a Orientação para o Cliente: o papel mediador do Capital Psicológico
title_full_unstemmed A Liderança Transformacional e a Orientação para o Cliente: o papel mediador do Capital Psicológico
title_sort A Liderança Transformacional e a Orientação para o Cliente: o papel mediador do Capital Psicológico
author Branco, Daniela Gaspar
author_facet Branco, Daniela Gaspar
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Branco, Daniela Gaspar
dc.subject.por.fl_str_mv Liderança Transformacional
Capital Psicológico
Orientação para o Cliente
Desempenho
Satisfação do consumidor
Transformational Leadership
Psychological Capital
Customer Orientation
Performance
Customer Satisfaction
topic Liderança Transformacional
Capital Psicológico
Orientação para o Cliente
Desempenho
Satisfação do consumidor
Transformational Leadership
Psychological Capital
Customer Orientation
Performance
Customer Satisfaction
description Dissertação de Mestrado em Gestão apresentada à Faculdade de Economia
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-09-24
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/94630
http://hdl.handle.net/10316/94630
TID:202709060
url http://hdl.handle.net/10316/94630
identifier_str_mv TID:202709060
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134028465438720