A orientação ao cliente e a liderança transformacional como antecedentes da performance organizacional no sector público: balcão casa pronta Instituto dos Registos e do Notariado, I.P.
Main Author: | |
---|---|
Publication Date: | 2013 |
Format: | Master thesis |
Language: | por |
Source: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Download full: | http://hdl.handle.net/10071/9692 |
Summary: | Este estudo examina de que forma a liderança transformacional e a orientação ao cliente explicam a performance percebida no balcão “Casa-Pronta” a funcionar em conservatórias de registo predial. Analisa-se ainda o possível efeito moderador exercido pela liderança transformacional na relação entre performance e orientação ao cliente, bem como o potencial efeito mediador da orientação ao cliente na relação entre a liderança transformacional e a performance. Usando uma amostra de 211 participantes, membros de 44 conservatórias de registo predial, sem funções de direcção, este estudo mostra que: 1) a performance das conservatórias na “Casa-Pronta “ é explicada pela liderança transformacional e, com maior intensidade, pela orientação ao cliente; 2) a orientação ao cliente medeia a relação entre a liderança transformacional e a performance; 3) a relação entre a orientação ao cliente e a performance não é moderada pela liderança transformacional. |
id |
RCAP_0eb8318721890a1171f279f323ba2936 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/9692 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A orientação ao cliente e a liderança transformacional como antecedentes da performance organizacional no sector público: balcão casa pronta Instituto dos Registos e do Notariado, I.P.Administração públicaPerformanceOrientação ao clienteLiderança transformacionalPublic administrationCustomer orientationTransformational leadershipEste estudo examina de que forma a liderança transformacional e a orientação ao cliente explicam a performance percebida no balcão “Casa-Pronta” a funcionar em conservatórias de registo predial. Analisa-se ainda o possível efeito moderador exercido pela liderança transformacional na relação entre performance e orientação ao cliente, bem como o potencial efeito mediador da orientação ao cliente na relação entre a liderança transformacional e a performance. Usando uma amostra de 211 participantes, membros de 44 conservatórias de registo predial, sem funções de direcção, este estudo mostra que: 1) a performance das conservatórias na “Casa-Pronta “ é explicada pela liderança transformacional e, com maior intensidade, pela orientação ao cliente; 2) a orientação ao cliente medeia a relação entre a liderança transformacional e a performance; 3) a relação entre a orientação ao cliente e a performance não é moderada pela liderança transformacional.This study examines how transformational leadership and customer orientation explain the perceived performance in “Casa Pronta” desk at land registry offices. It also analyzes the possible moderating effect of transformational leadership in the relationship between performance and customer orientation as well as the potential mediating effect of customer orientation in the relationship between transformational leadership and performance. Using a sample of 211 participants, members of 44 land registry offices, without leadership assignments , this study shows that: 1) the performance of the conservatory at “Casa Pronta” is explained by transformational leadership and with higher intensity, by customer orientation, 2) customer orientation mediates the relationship between transformational leadership and performance, 3) the relationship between customer orientation and performance is moderated by transformational leadership.2015-09-09T15:57:11Z2013-01-01T00:00:00Z20132013-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10071/9692TID:201044706porSilva, Sónia Alexandra Jorge Filipe Gonçalvesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:44:58Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/9692Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:21:24.484435Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A orientação ao cliente e a liderança transformacional como antecedentes da performance organizacional no sector público: balcão casa pronta Instituto dos Registos e do Notariado, I.P. |
title |
A orientação ao cliente e a liderança transformacional como antecedentes da performance organizacional no sector público: balcão casa pronta Instituto dos Registos e do Notariado, I.P. |
spellingShingle |
A orientação ao cliente e a liderança transformacional como antecedentes da performance organizacional no sector público: balcão casa pronta Instituto dos Registos e do Notariado, I.P. Silva, Sónia Alexandra Jorge Filipe Gonçalves Administração pública Performance Orientação ao cliente Liderança transformacional Public administration Customer orientation Transformational leadership |
title_short |
A orientação ao cliente e a liderança transformacional como antecedentes da performance organizacional no sector público: balcão casa pronta Instituto dos Registos e do Notariado, I.P. |
title_full |
A orientação ao cliente e a liderança transformacional como antecedentes da performance organizacional no sector público: balcão casa pronta Instituto dos Registos e do Notariado, I.P. |
title_fullStr |
A orientação ao cliente e a liderança transformacional como antecedentes da performance organizacional no sector público: balcão casa pronta Instituto dos Registos e do Notariado, I.P. |
title_full_unstemmed |
A orientação ao cliente e a liderança transformacional como antecedentes da performance organizacional no sector público: balcão casa pronta Instituto dos Registos e do Notariado, I.P. |
title_sort |
A orientação ao cliente e a liderança transformacional como antecedentes da performance organizacional no sector público: balcão casa pronta Instituto dos Registos e do Notariado, I.P. |
author |
Silva, Sónia Alexandra Jorge Filipe Gonçalves |
author_facet |
Silva, Sónia Alexandra Jorge Filipe Gonçalves |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Sónia Alexandra Jorge Filipe Gonçalves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Administração pública Performance Orientação ao cliente Liderança transformacional Public administration Customer orientation Transformational leadership |
topic |
Administração pública Performance Orientação ao cliente Liderança transformacional Public administration Customer orientation Transformational leadership |
description |
Este estudo examina de que forma a liderança transformacional e a orientação ao cliente explicam a performance percebida no balcão “Casa-Pronta” a funcionar em conservatórias de registo predial. Analisa-se ainda o possível efeito moderador exercido pela liderança transformacional na relação entre performance e orientação ao cliente, bem como o potencial efeito mediador da orientação ao cliente na relação entre a liderança transformacional e a performance. Usando uma amostra de 211 participantes, membros de 44 conservatórias de registo predial, sem funções de direcção, este estudo mostra que: 1) a performance das conservatórias na “Casa-Pronta “ é explicada pela liderança transformacional e, com maior intensidade, pela orientação ao cliente; 2) a orientação ao cliente medeia a relação entre a liderança transformacional e a performance; 3) a relação entre a orientação ao cliente e a performance não é moderada pela liderança transformacional. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-01-01T00:00:00Z 2013 2013-10 2015-09-09T15:57:11Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10071/9692 TID:201044706 |
url |
http://hdl.handle.net/10071/9692 |
identifier_str_mv |
TID:201044706 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/octet-stream application/octet-stream |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134775521312768 |