A orientação ao cliente e a liderança transformacional como antecedentes da performance organizacional no sector público: balcão casa pronta Instituto dos Registos e do Notariado, I.P.

Bibliographic Details
Main Author: Silva, Sónia Alexandra Jorge Filipe Gonçalves
Publication Date: 2013
Format: Master thesis
Language: por
Source: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Download full: http://hdl.handle.net/10071/9692
Summary: Este estudo examina de que forma a liderança transformacional e a orientação ao cliente explicam a performance percebida no balcão “Casa-Pronta” a funcionar em conservatórias de registo predial. Analisa-se ainda o possível efeito moderador exercido pela liderança transformacional na relação entre performance e orientação ao cliente, bem como o potencial efeito mediador da orientação ao cliente na relação entre a liderança transformacional e a performance. Usando uma amostra de 211 participantes, membros de 44 conservatórias de registo predial, sem funções de direcção, este estudo mostra que: 1) a performance das conservatórias na “Casa-Pronta “ é explicada pela liderança transformacional e, com maior intensidade, pela orientação ao cliente; 2) a orientação ao cliente medeia a relação entre a liderança transformacional e a performance; 3) a relação entre a orientação ao cliente e a performance não é moderada pela liderança transformacional.
id RCAP_0eb8318721890a1171f279f323ba2936
oai_identifier_str oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/9692
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A orientação ao cliente e a liderança transformacional como antecedentes da performance organizacional no sector público: balcão casa pronta Instituto dos Registos e do Notariado, I.P.Administração públicaPerformanceOrientação ao clienteLiderança transformacionalPublic administrationCustomer orientationTransformational leadershipEste estudo examina de que forma a liderança transformacional e a orientação ao cliente explicam a performance percebida no balcão “Casa-Pronta” a funcionar em conservatórias de registo predial. Analisa-se ainda o possível efeito moderador exercido pela liderança transformacional na relação entre performance e orientação ao cliente, bem como o potencial efeito mediador da orientação ao cliente na relação entre a liderança transformacional e a performance. Usando uma amostra de 211 participantes, membros de 44 conservatórias de registo predial, sem funções de direcção, este estudo mostra que: 1) a performance das conservatórias na “Casa-Pronta “ é explicada pela liderança transformacional e, com maior intensidade, pela orientação ao cliente; 2) a orientação ao cliente medeia a relação entre a liderança transformacional e a performance; 3) a relação entre a orientação ao cliente e a performance não é moderada pela liderança transformacional.This study examines how transformational leadership and customer orientation explain the perceived performance in “Casa Pronta” desk at land registry offices. It also analyzes the possible moderating effect of transformational leadership in the relationship between performance and customer orientation as well as the potential mediating effect of customer orientation in the relationship between transformational leadership and performance. Using a sample of 211 participants, members of 44 land registry offices, without leadership assignments , this study shows that: 1) the performance of the conservatory at “Casa Pronta” is explained by transformational leadership and with higher intensity, by customer orientation, 2) customer orientation mediates the relationship between transformational leadership and performance, 3) the relationship between customer orientation and performance is moderated by transformational leadership.2015-09-09T15:57:11Z2013-01-01T00:00:00Z20132013-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10071/9692TID:201044706porSilva, Sónia Alexandra Jorge Filipe Gonçalvesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:44:58Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/9692Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:21:24.484435Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A orientação ao cliente e a liderança transformacional como antecedentes da performance organizacional no sector público: balcão casa pronta Instituto dos Registos e do Notariado, I.P.
title A orientação ao cliente e a liderança transformacional como antecedentes da performance organizacional no sector público: balcão casa pronta Instituto dos Registos e do Notariado, I.P.
spellingShingle A orientação ao cliente e a liderança transformacional como antecedentes da performance organizacional no sector público: balcão casa pronta Instituto dos Registos e do Notariado, I.P.
Silva, Sónia Alexandra Jorge Filipe Gonçalves
Administração pública
Performance
Orientação ao cliente
Liderança transformacional
Public administration
Customer orientation
Transformational leadership
title_short A orientação ao cliente e a liderança transformacional como antecedentes da performance organizacional no sector público: balcão casa pronta Instituto dos Registos e do Notariado, I.P.
title_full A orientação ao cliente e a liderança transformacional como antecedentes da performance organizacional no sector público: balcão casa pronta Instituto dos Registos e do Notariado, I.P.
title_fullStr A orientação ao cliente e a liderança transformacional como antecedentes da performance organizacional no sector público: balcão casa pronta Instituto dos Registos e do Notariado, I.P.
title_full_unstemmed A orientação ao cliente e a liderança transformacional como antecedentes da performance organizacional no sector público: balcão casa pronta Instituto dos Registos e do Notariado, I.P.
title_sort A orientação ao cliente e a liderança transformacional como antecedentes da performance organizacional no sector público: balcão casa pronta Instituto dos Registos e do Notariado, I.P.
author Silva, Sónia Alexandra Jorge Filipe Gonçalves
author_facet Silva, Sónia Alexandra Jorge Filipe Gonçalves
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Sónia Alexandra Jorge Filipe Gonçalves
dc.subject.por.fl_str_mv Administração pública
Performance
Orientação ao cliente
Liderança transformacional
Public administration
Customer orientation
Transformational leadership
topic Administração pública
Performance
Orientação ao cliente
Liderança transformacional
Public administration
Customer orientation
Transformational leadership
description Este estudo examina de que forma a liderança transformacional e a orientação ao cliente explicam a performance percebida no balcão “Casa-Pronta” a funcionar em conservatórias de registo predial. Analisa-se ainda o possível efeito moderador exercido pela liderança transformacional na relação entre performance e orientação ao cliente, bem como o potencial efeito mediador da orientação ao cliente na relação entre a liderança transformacional e a performance. Usando uma amostra de 211 participantes, membros de 44 conservatórias de registo predial, sem funções de direcção, este estudo mostra que: 1) a performance das conservatórias na “Casa-Pronta “ é explicada pela liderança transformacional e, com maior intensidade, pela orientação ao cliente; 2) a orientação ao cliente medeia a relação entre a liderança transformacional e a performance; 3) a relação entre a orientação ao cliente e a performance não é moderada pela liderança transformacional.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-01-01T00:00:00Z
2013
2013-10
2015-09-09T15:57:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10071/9692
TID:201044706
url http://hdl.handle.net/10071/9692
identifier_str_mv TID:201044706
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/octet-stream
application/octet-stream
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134775521312768