A compreensão de metáforas interpessoais por aprendentes chineses de PLE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Liu, Yang
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/49289
Resumo: Esta dissertação pretende investigar a compreensão de expressões metafóricas, nomeadamente as que envolvem, no mínimo, uma metáfora gramatical do subtipo interpessoal. Serão visados atos de fala, designadamente os relacionados com a comunicação interpessoal quotidiana oral e escrita, por aprendentes chineses de PLE. Tendo como referências os textos matriciais de Halliday e Matthiessen (1985/ 1994/ 2004) Thompson (2014) e Fan Wenfang (2001), e investigação anterior aplicada ao contexto de aprendizagem de PLE (Avelar, 2008; Sun Yuqi, 2015; Liu Yang, 2019), o trabalho investiga a compreensão de expressões metafóricas interpessoais por aprendentes chineses de PLE do nível intermédio e avançado (níveis B2 e C1 do QECR) e tenta identificar obstáculos significativos, formais ou contextuais, para a mesma compreensão. Para o efeito, levamos a cabo um inquérito construído em torno de três textos e dezoito enunciados autênticos, devidamente contextualizados, que incluem os atos de fala de opinião (acordo e desacordo) e da ordem, realizados através de metáforas de modo de modalidade com graus de formalidade distintos. Os dados obtidos disponibilizam informação mais detalhada sobre a compreensão num processo de aprendizagem de alunos PLE nos níveis referidos, designadamente por aprendentes chineses, abrem perspectivas para estudos posteriores nesta área e permitem sustentar novas ideias para a construção de recursos didáticos que visem melhorar a compreensão de alunos chineses de PLE.
id RCAP_a53b2039e16e446463ae9301cfd0062d
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/49289
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A compreensão de metáforas interpessoais por aprendentes chineses de PLELíngua portuguesa - Estudo e ensino - Falantes do chinêsLíngua portuguesa - MetáforaTeses de mestrado - 2021Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e LiteraturasEsta dissertação pretende investigar a compreensão de expressões metafóricas, nomeadamente as que envolvem, no mínimo, uma metáfora gramatical do subtipo interpessoal. Serão visados atos de fala, designadamente os relacionados com a comunicação interpessoal quotidiana oral e escrita, por aprendentes chineses de PLE. Tendo como referências os textos matriciais de Halliday e Matthiessen (1985/ 1994/ 2004) Thompson (2014) e Fan Wenfang (2001), e investigação anterior aplicada ao contexto de aprendizagem de PLE (Avelar, 2008; Sun Yuqi, 2015; Liu Yang, 2019), o trabalho investiga a compreensão de expressões metafóricas interpessoais por aprendentes chineses de PLE do nível intermédio e avançado (níveis B2 e C1 do QECR) e tenta identificar obstáculos significativos, formais ou contextuais, para a mesma compreensão. Para o efeito, levamos a cabo um inquérito construído em torno de três textos e dezoito enunciados autênticos, devidamente contextualizados, que incluem os atos de fala de opinião (acordo e desacordo) e da ordem, realizados através de metáforas de modo de modalidade com graus de formalidade distintos. Os dados obtidos disponibilizam informação mais detalhada sobre a compreensão num processo de aprendizagem de alunos PLE nos níveis referidos, designadamente por aprendentes chineses, abrem perspectivas para estudos posteriores nesta área e permitem sustentar novas ideias para a construção de recursos didáticos que visem melhorar a compreensão de alunos chineses de PLE.This dissertation investigates the understanding of metaphorical expressions, namely how it involves, at least, a grammatical metaphor of the interpersonal subtype. Speech acts, namely those related to daily oral and written interpersonal communication, by Chinese learners of Portuguese as a foreign language (PFL) will be targeted. With the ultimate works of Halliday and Matthiessen (1985/1994/2004) Thompson (2014) and Fan Wenfang (2001) as references, and previous research applied to the PFL learning context (Avelar, 2008; Sun Yuqi, 2015; Liu Yang, 2019), the work investigates the understanding of interpersonal metaphorical expressions by Chinese PFL learners at intermediate and advanced levels (levels B2 and C1 of the CEFR) and tries to identify significant obstacles, formal or contextual, for the same understanding. To this end, we carried out a survey built on three texts and eighteen authentic contextualized utterances, which include the speech acts of opinion (agreement and disagreement) and order, carried out through metaphors of mode with distinct degrees of formality. The data obtained provide more detailed information about the understanding in a learning process of PFL at the referred levels, namely by Chinese learners. They open new perspectives for further studies in this area and are able to sustain new ideas for the construction of didactic resources aiming to improve the understanding of these learners.Avelar, António Manuel dos SantosRepositório da Universidade de LisboaLiu, Yang2021-08-11T14:32:11Z2021-07-122021-04-302021-07-12T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/49289TID:202754219porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:52:57Zoai:repositorio.ul.pt:10451/49289Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:00:57.054825Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A compreensão de metáforas interpessoais por aprendentes chineses de PLE
title A compreensão de metáforas interpessoais por aprendentes chineses de PLE
spellingShingle A compreensão de metáforas interpessoais por aprendentes chineses de PLE
Liu, Yang
Língua portuguesa - Estudo e ensino - Falantes do chinês
Língua portuguesa - Metáfora
Teses de mestrado - 2021
Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas
title_short A compreensão de metáforas interpessoais por aprendentes chineses de PLE
title_full A compreensão de metáforas interpessoais por aprendentes chineses de PLE
title_fullStr A compreensão de metáforas interpessoais por aprendentes chineses de PLE
title_full_unstemmed A compreensão de metáforas interpessoais por aprendentes chineses de PLE
title_sort A compreensão de metáforas interpessoais por aprendentes chineses de PLE
author Liu, Yang
author_facet Liu, Yang
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Avelar, António Manuel dos Santos
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Liu, Yang
dc.subject.por.fl_str_mv Língua portuguesa - Estudo e ensino - Falantes do chinês
Língua portuguesa - Metáfora
Teses de mestrado - 2021
Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas
topic Língua portuguesa - Estudo e ensino - Falantes do chinês
Língua portuguesa - Metáfora
Teses de mestrado - 2021
Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas
description Esta dissertação pretende investigar a compreensão de expressões metafóricas, nomeadamente as que envolvem, no mínimo, uma metáfora gramatical do subtipo interpessoal. Serão visados atos de fala, designadamente os relacionados com a comunicação interpessoal quotidiana oral e escrita, por aprendentes chineses de PLE. Tendo como referências os textos matriciais de Halliday e Matthiessen (1985/ 1994/ 2004) Thompson (2014) e Fan Wenfang (2001), e investigação anterior aplicada ao contexto de aprendizagem de PLE (Avelar, 2008; Sun Yuqi, 2015; Liu Yang, 2019), o trabalho investiga a compreensão de expressões metafóricas interpessoais por aprendentes chineses de PLE do nível intermédio e avançado (níveis B2 e C1 do QECR) e tenta identificar obstáculos significativos, formais ou contextuais, para a mesma compreensão. Para o efeito, levamos a cabo um inquérito construído em torno de três textos e dezoito enunciados autênticos, devidamente contextualizados, que incluem os atos de fala de opinião (acordo e desacordo) e da ordem, realizados através de metáforas de modo de modalidade com graus de formalidade distintos. Os dados obtidos disponibilizam informação mais detalhada sobre a compreensão num processo de aprendizagem de alunos PLE nos níveis referidos, designadamente por aprendentes chineses, abrem perspectivas para estudos posteriores nesta área e permitem sustentar novas ideias para a construção de recursos didáticos que visem melhorar a compreensão de alunos chineses de PLE.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-08-11T14:32:11Z
2021-07-12
2021-04-30
2021-07-12T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/49289
TID:202754219
url http://hdl.handle.net/10451/49289
identifier_str_mv TID:202754219
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134557895655424