Impacto do recurso a screencasts no ensino das TIC: um estudo de caso no módulo de gestão de base de dados
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10198/14131 |
Resumo: | A disciplina de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) dos cursos profissionais apresenta no seu currículo o módulo de Gestão de Base de Dados que apresenta níveis de complexidade elevados e que leva os alunos a desinteressarem-se pela temática. Atendendo a esta desmotivação, um professor inovador, com os recursos que hoje tem ao seu dispor, pode facilmente alterar as práticas e rentabilizar os meios. É neste contexto que surge o presente estudo de caso, e cujo objetivo foi o de averiguar se os screencasts (capturas/ gravações digitais de ações/ interações do utilizador no computador) podem ser um caminho para, de forma autónoma, interessante e ao seu ritmo, os alunos adquirirem as competências preconizadas no currículo da disciplina de TIC. Os resultados obtidos revelaram que o recurso aos screencasts favorece a aprendizagem e o desenvolvimento de competências, favorece a motivação para a aprendizagem de conceitos de base de dados, que os alunos preferem os screencasts mais curtos e que não se verificou uma rentabilização das tecnologias móveis (m-learning). |
id |
RCAP_5f5717a74a6a29aa330be74cd21fe19f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/14131 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Impacto do recurso a screencasts no ensino das TIC: um estudo de caso no módulo de gestão de base de dadosImpact of the use of screencasts on the teaching of ICT: a case study in management database moduleTICTecnologias da InformaçãoA disciplina de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) dos cursos profissionais apresenta no seu currículo o módulo de Gestão de Base de Dados que apresenta níveis de complexidade elevados e que leva os alunos a desinteressarem-se pela temática. Atendendo a esta desmotivação, um professor inovador, com os recursos que hoje tem ao seu dispor, pode facilmente alterar as práticas e rentabilizar os meios. É neste contexto que surge o presente estudo de caso, e cujo objetivo foi o de averiguar se os screencasts (capturas/ gravações digitais de ações/ interações do utilizador no computador) podem ser um caminho para, de forma autónoma, interessante e ao seu ritmo, os alunos adquirirem as competências preconizadas no currículo da disciplina de TIC. Os resultados obtidos revelaram que o recurso aos screencasts favorece a aprendizagem e o desenvolvimento de competências, favorece a motivação para a aprendizagem de conceitos de base de dados, que os alunos preferem os screencasts mais curtos e que não se verificou uma rentabilização das tecnologias móveis (m-learning).The school subject of Information and Communication Technology (ICT) in professional courses presents in their curriculum the Database Management module which has high levels of complexity and leads students to lose interest in this issue. Given this demotivation, an innovative teacher, with resources at his disposal, will necessarily have to change practices and monetize his resources. It is in this context that the present study was made, whose purpose was to ascertain whether the screencasts (catch / digital recordings of actions/ interactions of the user on the computer) can be a way for students, independently, interestingly and at their own pace, to acquire the ICT skills. The results showed that the use of screencasts promotes learning and skill development, enhances motivation for learning concepts of databases, students prefer the shortest screencasts and that there has been no monetization of mobile technology (m-learning).Instituto Politécnico de BragançaBiblioteca Digital do IPBFreitas, Artur Jorge MonteiroCoutinho, Clara Pereira2017-03-14T17:22:27Z20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/14131porFreitas, Artur Jorge Monteiro de; Coutinho, Clara Maria Pereira (2013). Impacto do recurso a screencasts no ensino das TIC: um estudo de caso no módulo de gestão de base de dados = Impact of the use of screencasts on the teaching of ICT: a case study in management database module. Eduser: revista de educação. ISSN 1645-4774. 5:11645-477410.34620/eduser.v5i1.51info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:33:18Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/14131Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:04:03.431582Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Impacto do recurso a screencasts no ensino das TIC: um estudo de caso no módulo de gestão de base de dados Impact of the use of screencasts on the teaching of ICT: a case study in management database module |
title |
Impacto do recurso a screencasts no ensino das TIC: um estudo de caso no módulo de gestão de base de dados |
spellingShingle |
Impacto do recurso a screencasts no ensino das TIC: um estudo de caso no módulo de gestão de base de dados Freitas, Artur Jorge Monteiro TIC Tecnologias da Informação |
title_short |
Impacto do recurso a screencasts no ensino das TIC: um estudo de caso no módulo de gestão de base de dados |
title_full |
Impacto do recurso a screencasts no ensino das TIC: um estudo de caso no módulo de gestão de base de dados |
title_fullStr |
Impacto do recurso a screencasts no ensino das TIC: um estudo de caso no módulo de gestão de base de dados |
title_full_unstemmed |
Impacto do recurso a screencasts no ensino das TIC: um estudo de caso no módulo de gestão de base de dados |
title_sort |
Impacto do recurso a screencasts no ensino das TIC: um estudo de caso no módulo de gestão de base de dados |
author |
Freitas, Artur Jorge Monteiro |
author_facet |
Freitas, Artur Jorge Monteiro Coutinho, Clara Pereira |
author_role |
author |
author2 |
Coutinho, Clara Pereira |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digital do IPB |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Freitas, Artur Jorge Monteiro Coutinho, Clara Pereira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
TIC Tecnologias da Informação |
topic |
TIC Tecnologias da Informação |
description |
A disciplina de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) dos cursos profissionais apresenta no seu currículo o módulo de Gestão de Base de Dados que apresenta níveis de complexidade elevados e que leva os alunos a desinteressarem-se pela temática. Atendendo a esta desmotivação, um professor inovador, com os recursos que hoje tem ao seu dispor, pode facilmente alterar as práticas e rentabilizar os meios. É neste contexto que surge o presente estudo de caso, e cujo objetivo foi o de averiguar se os screencasts (capturas/ gravações digitais de ações/ interações do utilizador no computador) podem ser um caminho para, de forma autónoma, interessante e ao seu ritmo, os alunos adquirirem as competências preconizadas no currículo da disciplina de TIC. Os resultados obtidos revelaram que o recurso aos screencasts favorece a aprendizagem e o desenvolvimento de competências, favorece a motivação para a aprendizagem de conceitos de base de dados, que os alunos preferem os screencasts mais curtos e que não se verificou uma rentabilização das tecnologias móveis (m-learning). |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013 2013-01-01T00:00:00Z 2017-03-14T17:22:27Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10198/14131 |
url |
http://hdl.handle.net/10198/14131 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Freitas, Artur Jorge Monteiro de; Coutinho, Clara Maria Pereira (2013). Impacto do recurso a screencasts no ensino das TIC: um estudo de caso no módulo de gestão de base de dados = Impact of the use of screencasts on the teaching of ICT: a case study in management database module. Eduser: revista de educação. ISSN 1645-4774. 5:1 1645-4774 10.34620/eduser.v5i1.51 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Bragança |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Bragança |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135287081697280 |