Intervenção e investigação em Educação Pré-Escolar e 1.ºCEB: relevância do faz-de-conta e do brincar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Daniela Filipa Rodrigues da
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.19/7996
Resumo: O relatório que aqui se apresenta dá conta de um estudo de natureza qualitativa, que se desenvolveu em torno da temática relevância do faz-de-conta e do brincar na Educação Pré-Escolar no contexto da Prática de Ensino Supervisionada. Foi realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Apresenta a apreciação crítica dos estágios desenvolvidos e o estudo realizado. Este trabalho teve como foco de investigação analisar a relevância do brincar, enquanto ferramenta essencial para o desenvolvimento integral e construção de conhecimento de crianças em idade pré-escolar. A abordagem escolhida articula a perceção e importância que educadoras de infância dão a essa prática no quotidiano pedagógico, com destaque para o espaço exterior. A entrevista com profissionais da área de Educação Pré-Escolar foi articulada com a análise de observação da própria prática pedagógica em sala de Educação Pré-Escolar, sistematizada com apoio da Escala de Envolvimento da Criança. Os resultados revelaram que as educadoras acreditam nos benefícios do brincar, mas apenas o tempo destinado à brincadeira livre ou estruturada na sua planificação varia, assim como a relação de predominância entre o brincar e as atividades dirigidas.
id RCAP_faf294c75226358362512d18b8590abf
oai_identifier_str oai:repositorio.ipv.pt:10400.19/7996
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Intervenção e investigação em Educação Pré-Escolar e 1.ºCEB: relevância do faz-de-conta e do brincarBrincarjogardesenvolvimentoaprendizagemcriatividadeEducação Pré-EscolarPlayplayfulnessdevelopmentlearningcreativityPreschool EducationO relatório que aqui se apresenta dá conta de um estudo de natureza qualitativa, que se desenvolveu em torno da temática relevância do faz-de-conta e do brincar na Educação Pré-Escolar no contexto da Prática de Ensino Supervisionada. Foi realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Apresenta a apreciação crítica dos estágios desenvolvidos e o estudo realizado. Este trabalho teve como foco de investigação analisar a relevância do brincar, enquanto ferramenta essencial para o desenvolvimento integral e construção de conhecimento de crianças em idade pré-escolar. A abordagem escolhida articula a perceção e importância que educadoras de infância dão a essa prática no quotidiano pedagógico, com destaque para o espaço exterior. A entrevista com profissionais da área de Educação Pré-Escolar foi articulada com a análise de observação da própria prática pedagógica em sala de Educação Pré-Escolar, sistematizada com apoio da Escala de Envolvimento da Criança. Os resultados revelaram que as educadoras acreditam nos benefícios do brincar, mas apenas o tempo destinado à brincadeira livre ou estruturada na sua planificação varia, assim como a relação de predominância entre o brincar e as atividades dirigidas.The report that is presented here gives an account of a qualitative study, which was developed around the relevance of make-believe and play in Pre-School Education in the context of Supervised Teaching Practice. It was carried out within the scope of the Master in Preschool Education and Teaching of the 1st Cycle of Basic Education. It presents the critical appreciation of the internships developed and the study carried out. This work focused on analyzing the relevance of play as an essential tool for the integral development and construction of knowledge of preschool children. The chosen approach articulates the perception and importance that kindergarten teachers give to this practice in the pedagogical daily life, with emphasis on the outdoor space. The interview with preschool professionals was articulated with the observation analysis of their own pedagogical practice in the preschool classroom, systematized with the support of the Child Involvement Scale. The results revealed that educators believe in the benefits of play, but only the time allocated to free or structured play in their planning varies, as well as the predominance relationship between play and directed activities.Figueiredo, Maria PachecoCavadas, RicardoRepositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuCosta, Daniela Filipa Rodrigues da2023-07-212026-07-21T00:00:00Z2023-07-21T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/7996TID:203371259porinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-10-21T02:32:11Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/7996Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:39:10.056397Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Intervenção e investigação em Educação Pré-Escolar e 1.ºCEB: relevância do faz-de-conta e do brincar
title Intervenção e investigação em Educação Pré-Escolar e 1.ºCEB: relevância do faz-de-conta e do brincar
spellingShingle Intervenção e investigação em Educação Pré-Escolar e 1.ºCEB: relevância do faz-de-conta e do brincar
Costa, Daniela Filipa Rodrigues da
Brincar
jogar
desenvolvimento
aprendizagem
criatividade
Educação Pré-Escolar
Play
playfulness
development
learning
creativity
Preschool Education
title_short Intervenção e investigação em Educação Pré-Escolar e 1.ºCEB: relevância do faz-de-conta e do brincar
title_full Intervenção e investigação em Educação Pré-Escolar e 1.ºCEB: relevância do faz-de-conta e do brincar
title_fullStr Intervenção e investigação em Educação Pré-Escolar e 1.ºCEB: relevância do faz-de-conta e do brincar
title_full_unstemmed Intervenção e investigação em Educação Pré-Escolar e 1.ºCEB: relevância do faz-de-conta e do brincar
title_sort Intervenção e investigação em Educação Pré-Escolar e 1.ºCEB: relevância do faz-de-conta e do brincar
author Costa, Daniela Filipa Rodrigues da
author_facet Costa, Daniela Filipa Rodrigues da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Figueiredo, Maria Pacheco
Cavadas, Ricardo
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Daniela Filipa Rodrigues da
dc.subject.por.fl_str_mv Brincar
jogar
desenvolvimento
aprendizagem
criatividade
Educação Pré-Escolar
Play
playfulness
development
learning
creativity
Preschool Education
topic Brincar
jogar
desenvolvimento
aprendizagem
criatividade
Educação Pré-Escolar
Play
playfulness
development
learning
creativity
Preschool Education
description O relatório que aqui se apresenta dá conta de um estudo de natureza qualitativa, que se desenvolveu em torno da temática relevância do faz-de-conta e do brincar na Educação Pré-Escolar no contexto da Prática de Ensino Supervisionada. Foi realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Apresenta a apreciação crítica dos estágios desenvolvidos e o estudo realizado. Este trabalho teve como foco de investigação analisar a relevância do brincar, enquanto ferramenta essencial para o desenvolvimento integral e construção de conhecimento de crianças em idade pré-escolar. A abordagem escolhida articula a perceção e importância que educadoras de infância dão a essa prática no quotidiano pedagógico, com destaque para o espaço exterior. A entrevista com profissionais da área de Educação Pré-Escolar foi articulada com a análise de observação da própria prática pedagógica em sala de Educação Pré-Escolar, sistematizada com apoio da Escala de Envolvimento da Criança. Os resultados revelaram que as educadoras acreditam nos benefícios do brincar, mas apenas o tempo destinado à brincadeira livre ou estruturada na sua planificação varia, assim como a relação de predominância entre o brincar e as atividades dirigidas.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-07-21
2023-07-21T00:00:00Z
2026-07-21T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.19/7996
TID:203371259
url http://hdl.handle.net/10400.19/7996
identifier_str_mv TID:203371259
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/embargoedAccess
eu_rights_str_mv embargoedAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133652262584320