O pensamento computacional na resolução de problemas na Matemática: uma proposta de aplicação metodológica integrada na Educação Básica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Campana, Samanta Bueno de Camargo
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/238023
Resumo: O conhecimento eficaz é um fator importante para o desenvolvimento do aluno em todas as esferas de sua trajetória escolar e profissional. Portanto, muitos pesquisadores em educação matemática vêm buscando diferentes maneiras de melhorar a qualidade do ensino de matemática. O objetivo desta tese é investigar como os elementos do Pensamento Computacional são operados pelos alunos na resolução de problemas matemáticos. Considerando o objetivo geral, esta pesquisa tem como estratégia os seguintes objetivos específicos: Descrever o processo da resolução de problemas até chegar no algoritmo, identificar os elementos do pensamento algorítmico na resolução de problemas matemáticos e identificar como se dá o uso das habilidades de decomposição e algoritmo no processo da resolução de problemas. O ensino de matemática frente à resolução de problemas deve ser informal, intuitivo e conceitual, baseado em etapas que garantam um processo de desenvolvimento lógico, a fim de melhorar a qualidade da aprendizagem e desenvolver conceitos que ajudarão o indivíduo a solucionar diferentes problemas que exijam graus de dificuldade distintos. No primeiro momento, as habilidades do pensamento computacional foram desenvolvidas com o uso de atividades desplugadas. Em seguida, com os mesmos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, foi realizado um minicurso para que fosse possível a realização das atividades práticas. As atividades desenvolvidas foram elaboradas com o apoio de computadores e do ambiente de programação Processing. Em ambos os processos, foram verificadas habilidades do pensamento computacional na resolução de problemas matemáticos. Os dados da pesquisa foram coletados por meio de formulários, um minicurso e resoluções de atividades pertinentes aos objetivos da presente pesquisa.
id UNSP_a7c8ebfd0c85efbd6eac1fbfde4ed3ac
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/238023
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling O pensamento computacional na resolução de problemas na Matemática: uma proposta de aplicação metodológica integrada na Educação BásicaComputational thinking in problem solving in Mathematics: a proposal for an integrated methodological application in Basic EducationPensamento computacionalResolução de problemasMatemáticaDecomposiçãoPensamento algorítmicoComputational thinkingProblem solvingMathematicsDecompositionAlgorithmic thinkingO conhecimento eficaz é um fator importante para o desenvolvimento do aluno em todas as esferas de sua trajetória escolar e profissional. Portanto, muitos pesquisadores em educação matemática vêm buscando diferentes maneiras de melhorar a qualidade do ensino de matemática. O objetivo desta tese é investigar como os elementos do Pensamento Computacional são operados pelos alunos na resolução de problemas matemáticos. Considerando o objetivo geral, esta pesquisa tem como estratégia os seguintes objetivos específicos: Descrever o processo da resolução de problemas até chegar no algoritmo, identificar os elementos do pensamento algorítmico na resolução de problemas matemáticos e identificar como se dá o uso das habilidades de decomposição e algoritmo no processo da resolução de problemas. O ensino de matemática frente à resolução de problemas deve ser informal, intuitivo e conceitual, baseado em etapas que garantam um processo de desenvolvimento lógico, a fim de melhorar a qualidade da aprendizagem e desenvolver conceitos que ajudarão o indivíduo a solucionar diferentes problemas que exijam graus de dificuldade distintos. No primeiro momento, as habilidades do pensamento computacional foram desenvolvidas com o uso de atividades desplugadas. Em seguida, com os mesmos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, foi realizado um minicurso para que fosse possível a realização das atividades práticas. As atividades desenvolvidas foram elaboradas com o apoio de computadores e do ambiente de programação Processing. Em ambos os processos, foram verificadas habilidades do pensamento computacional na resolução de problemas matemáticos. Os dados da pesquisa foram coletados por meio de formulários, um minicurso e resoluções de atividades pertinentes aos objetivos da presente pesquisa.Effective knowledge is an important factor for student development in all scope of school and professional trajectory. So many reserchers in mathematics education have been looking for diferent ways to improve the quality of mathematics education. The main of this thesis is investigate the entire proce ss of student envolviment to solve a problem using computational thinking skills. Considering the general objective, this research has the following specific objectives as a strategy: To describe the problem solving process until arriving at the algorithm, to identify the eleme nts of algorithmic thinking in the resolution of mathematical problems and to identify how the decomposition and decomposition skills are used. algorithm in the problem solving process. The teaching of mathematics in relation to solving problem must be informal, intuitive and conceptual, based on steps that assure a logical development process, in order to i mprove the quality of learning and concepts develop that will help the person to solve diferent problems that require degrees of diferent difficulties. In the first moment, computational thinking skills were developed using unplugged activities. Then, with the same students from the 9th grade of Elementary School, a short course was held to make it possible to carry out the practical activities. The developed activities were elaborated with the support of computers and the Processing programming environment. In both process, computational thinking skills were verified in mathematical problems so lving. Research data were collected through forms, mini course and resolutions of activities relevant to the objectives of this research. Keywords: Computational Thinking; Problem solving; Mathematics, Decomposition; Algorithmic Thinking.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Morgado, Eduardo Martins [UNESP]Yonezawa, Wilson Massashiro [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Campana, Samanta Bueno de Camargo2022-12-05T11:54:19Z2022-12-05T11:54:19Z2022-09-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/23802333004056092P6porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-04-22T14:43:40Zoai:repositorio.unesp.br:11449/238023Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T23:54:08.967235Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O pensamento computacional na resolução de problemas na Matemática: uma proposta de aplicação metodológica integrada na Educação Básica
Computational thinking in problem solving in Mathematics: a proposal for an integrated methodological application in Basic Education
title O pensamento computacional na resolução de problemas na Matemática: uma proposta de aplicação metodológica integrada na Educação Básica
spellingShingle O pensamento computacional na resolução de problemas na Matemática: uma proposta de aplicação metodológica integrada na Educação Básica
Campana, Samanta Bueno de Camargo
Pensamento computacional
Resolução de problemas
Matemática
Decomposição
Pensamento algorítmico
Computational thinking
Problem solving
Mathematics
Decomposition
Algorithmic thinking
title_short O pensamento computacional na resolução de problemas na Matemática: uma proposta de aplicação metodológica integrada na Educação Básica
title_full O pensamento computacional na resolução de problemas na Matemática: uma proposta de aplicação metodológica integrada na Educação Básica
title_fullStr O pensamento computacional na resolução de problemas na Matemática: uma proposta de aplicação metodológica integrada na Educação Básica
title_full_unstemmed O pensamento computacional na resolução de problemas na Matemática: uma proposta de aplicação metodológica integrada na Educação Básica
title_sort O pensamento computacional na resolução de problemas na Matemática: uma proposta de aplicação metodológica integrada na Educação Básica
author Campana, Samanta Bueno de Camargo
author_facet Campana, Samanta Bueno de Camargo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Morgado, Eduardo Martins [UNESP]
Yonezawa, Wilson Massashiro [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Campana, Samanta Bueno de Camargo
dc.subject.por.fl_str_mv Pensamento computacional
Resolução de problemas
Matemática
Decomposição
Pensamento algorítmico
Computational thinking
Problem solving
Mathematics
Decomposition
Algorithmic thinking
topic Pensamento computacional
Resolução de problemas
Matemática
Decomposição
Pensamento algorítmico
Computational thinking
Problem solving
Mathematics
Decomposition
Algorithmic thinking
description O conhecimento eficaz é um fator importante para o desenvolvimento do aluno em todas as esferas de sua trajetória escolar e profissional. Portanto, muitos pesquisadores em educação matemática vêm buscando diferentes maneiras de melhorar a qualidade do ensino de matemática. O objetivo desta tese é investigar como os elementos do Pensamento Computacional são operados pelos alunos na resolução de problemas matemáticos. Considerando o objetivo geral, esta pesquisa tem como estratégia os seguintes objetivos específicos: Descrever o processo da resolução de problemas até chegar no algoritmo, identificar os elementos do pensamento algorítmico na resolução de problemas matemáticos e identificar como se dá o uso das habilidades de decomposição e algoritmo no processo da resolução de problemas. O ensino de matemática frente à resolução de problemas deve ser informal, intuitivo e conceitual, baseado em etapas que garantam um processo de desenvolvimento lógico, a fim de melhorar a qualidade da aprendizagem e desenvolver conceitos que ajudarão o indivíduo a solucionar diferentes problemas que exijam graus de dificuldade distintos. No primeiro momento, as habilidades do pensamento computacional foram desenvolvidas com o uso de atividades desplugadas. Em seguida, com os mesmos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, foi realizado um minicurso para que fosse possível a realização das atividades práticas. As atividades desenvolvidas foram elaboradas com o apoio de computadores e do ambiente de programação Processing. Em ambos os processos, foram verificadas habilidades do pensamento computacional na resolução de problemas matemáticos. Os dados da pesquisa foram coletados por meio de formulários, um minicurso e resoluções de atividades pertinentes aos objetivos da presente pesquisa.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-05T11:54:19Z
2022-12-05T11:54:19Z
2022-09-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/238023
33004056092P6
url http://hdl.handle.net/11449/238023
identifier_str_mv 33004056092P6
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129562943422464