O pensamento computacional na resolução de problemas na Matemática: uma proposta de aplicação metodológica integrada na Educação Básica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/238023 |
Resumo: | O conhecimento eficaz é um fator importante para o desenvolvimento do aluno em todas as esferas de sua trajetória escolar e profissional. Portanto, muitos pesquisadores em educação matemática vêm buscando diferentes maneiras de melhorar a qualidade do ensino de matemática. O objetivo desta tese é investigar como os elementos do Pensamento Computacional são operados pelos alunos na resolução de problemas matemáticos. Considerando o objetivo geral, esta pesquisa tem como estratégia os seguintes objetivos específicos: Descrever o processo da resolução de problemas até chegar no algoritmo, identificar os elementos do pensamento algorítmico na resolução de problemas matemáticos e identificar como se dá o uso das habilidades de decomposição e algoritmo no processo da resolução de problemas. O ensino de matemática frente à resolução de problemas deve ser informal, intuitivo e conceitual, baseado em etapas que garantam um processo de desenvolvimento lógico, a fim de melhorar a qualidade da aprendizagem e desenvolver conceitos que ajudarão o indivíduo a solucionar diferentes problemas que exijam graus de dificuldade distintos. No primeiro momento, as habilidades do pensamento computacional foram desenvolvidas com o uso de atividades desplugadas. Em seguida, com os mesmos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, foi realizado um minicurso para que fosse possível a realização das atividades práticas. As atividades desenvolvidas foram elaboradas com o apoio de computadores e do ambiente de programação Processing. Em ambos os processos, foram verificadas habilidades do pensamento computacional na resolução de problemas matemáticos. Os dados da pesquisa foram coletados por meio de formulários, um minicurso e resoluções de atividades pertinentes aos objetivos da presente pesquisa. |
id |
UNSP_a7c8ebfd0c85efbd6eac1fbfde4ed3ac |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/238023 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
O pensamento computacional na resolução de problemas na Matemática: uma proposta de aplicação metodológica integrada na Educação BásicaComputational thinking in problem solving in Mathematics: a proposal for an integrated methodological application in Basic EducationPensamento computacionalResolução de problemasMatemáticaDecomposiçãoPensamento algorítmicoComputational thinkingProblem solvingMathematicsDecompositionAlgorithmic thinkingO conhecimento eficaz é um fator importante para o desenvolvimento do aluno em todas as esferas de sua trajetória escolar e profissional. Portanto, muitos pesquisadores em educação matemática vêm buscando diferentes maneiras de melhorar a qualidade do ensino de matemática. O objetivo desta tese é investigar como os elementos do Pensamento Computacional são operados pelos alunos na resolução de problemas matemáticos. Considerando o objetivo geral, esta pesquisa tem como estratégia os seguintes objetivos específicos: Descrever o processo da resolução de problemas até chegar no algoritmo, identificar os elementos do pensamento algorítmico na resolução de problemas matemáticos e identificar como se dá o uso das habilidades de decomposição e algoritmo no processo da resolução de problemas. O ensino de matemática frente à resolução de problemas deve ser informal, intuitivo e conceitual, baseado em etapas que garantam um processo de desenvolvimento lógico, a fim de melhorar a qualidade da aprendizagem e desenvolver conceitos que ajudarão o indivíduo a solucionar diferentes problemas que exijam graus de dificuldade distintos. No primeiro momento, as habilidades do pensamento computacional foram desenvolvidas com o uso de atividades desplugadas. Em seguida, com os mesmos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, foi realizado um minicurso para que fosse possível a realização das atividades práticas. As atividades desenvolvidas foram elaboradas com o apoio de computadores e do ambiente de programação Processing. Em ambos os processos, foram verificadas habilidades do pensamento computacional na resolução de problemas matemáticos. Os dados da pesquisa foram coletados por meio de formulários, um minicurso e resoluções de atividades pertinentes aos objetivos da presente pesquisa.Effective knowledge is an important factor for student development in all scope of school and professional trajectory. So many reserchers in mathematics education have been looking for diferent ways to improve the quality of mathematics education. The main of this thesis is investigate the entire proce ss of student envolviment to solve a problem using computational thinking skills. Considering the general objective, this research has the following specific objectives as a strategy: To describe the problem solving process until arriving at the algorithm, to identify the eleme nts of algorithmic thinking in the resolution of mathematical problems and to identify how the decomposition and decomposition skills are used. algorithm in the problem solving process. The teaching of mathematics in relation to solving problem must be informal, intuitive and conceptual, based on steps that assure a logical development process, in order to i mprove the quality of learning and concepts develop that will help the person to solve diferent problems that require degrees of diferent difficulties. In the first moment, computational thinking skills were developed using unplugged activities. Then, with the same students from the 9th grade of Elementary School, a short course was held to make it possible to carry out the practical activities. The developed activities were elaborated with the support of computers and the Processing programming environment. In both process, computational thinking skills were verified in mathematical problems so lving. Research data were collected through forms, mini course and resolutions of activities relevant to the objectives of this research. Keywords: Computational Thinking; Problem solving; Mathematics, Decomposition; Algorithmic Thinking.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Morgado, Eduardo Martins [UNESP]Yonezawa, Wilson Massashiro [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Campana, Samanta Bueno de Camargo2022-12-05T11:54:19Z2022-12-05T11:54:19Z2022-09-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/23802333004056092P6porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-04-22T14:43:40Zoai:repositorio.unesp.br:11449/238023Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T23:54:08.967235Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O pensamento computacional na resolução de problemas na Matemática: uma proposta de aplicação metodológica integrada na Educação Básica Computational thinking in problem solving in Mathematics: a proposal for an integrated methodological application in Basic Education |
title |
O pensamento computacional na resolução de problemas na Matemática: uma proposta de aplicação metodológica integrada na Educação Básica |
spellingShingle |
O pensamento computacional na resolução de problemas na Matemática: uma proposta de aplicação metodológica integrada na Educação Básica Campana, Samanta Bueno de Camargo Pensamento computacional Resolução de problemas Matemática Decomposição Pensamento algorítmico Computational thinking Problem solving Mathematics Decomposition Algorithmic thinking |
title_short |
O pensamento computacional na resolução de problemas na Matemática: uma proposta de aplicação metodológica integrada na Educação Básica |
title_full |
O pensamento computacional na resolução de problemas na Matemática: uma proposta de aplicação metodológica integrada na Educação Básica |
title_fullStr |
O pensamento computacional na resolução de problemas na Matemática: uma proposta de aplicação metodológica integrada na Educação Básica |
title_full_unstemmed |
O pensamento computacional na resolução de problemas na Matemática: uma proposta de aplicação metodológica integrada na Educação Básica |
title_sort |
O pensamento computacional na resolução de problemas na Matemática: uma proposta de aplicação metodológica integrada na Educação Básica |
author |
Campana, Samanta Bueno de Camargo |
author_facet |
Campana, Samanta Bueno de Camargo |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Morgado, Eduardo Martins [UNESP] Yonezawa, Wilson Massashiro [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Campana, Samanta Bueno de Camargo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pensamento computacional Resolução de problemas Matemática Decomposição Pensamento algorítmico Computational thinking Problem solving Mathematics Decomposition Algorithmic thinking |
topic |
Pensamento computacional Resolução de problemas Matemática Decomposição Pensamento algorítmico Computational thinking Problem solving Mathematics Decomposition Algorithmic thinking |
description |
O conhecimento eficaz é um fator importante para o desenvolvimento do aluno em todas as esferas de sua trajetória escolar e profissional. Portanto, muitos pesquisadores em educação matemática vêm buscando diferentes maneiras de melhorar a qualidade do ensino de matemática. O objetivo desta tese é investigar como os elementos do Pensamento Computacional são operados pelos alunos na resolução de problemas matemáticos. Considerando o objetivo geral, esta pesquisa tem como estratégia os seguintes objetivos específicos: Descrever o processo da resolução de problemas até chegar no algoritmo, identificar os elementos do pensamento algorítmico na resolução de problemas matemáticos e identificar como se dá o uso das habilidades de decomposição e algoritmo no processo da resolução de problemas. O ensino de matemática frente à resolução de problemas deve ser informal, intuitivo e conceitual, baseado em etapas que garantam um processo de desenvolvimento lógico, a fim de melhorar a qualidade da aprendizagem e desenvolver conceitos que ajudarão o indivíduo a solucionar diferentes problemas que exijam graus de dificuldade distintos. No primeiro momento, as habilidades do pensamento computacional foram desenvolvidas com o uso de atividades desplugadas. Em seguida, com os mesmos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, foi realizado um minicurso para que fosse possível a realização das atividades práticas. As atividades desenvolvidas foram elaboradas com o apoio de computadores e do ambiente de programação Processing. Em ambos os processos, foram verificadas habilidades do pensamento computacional na resolução de problemas matemáticos. Os dados da pesquisa foram coletados por meio de formulários, um minicurso e resoluções de atividades pertinentes aos objetivos da presente pesquisa. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-05T11:54:19Z 2022-12-05T11:54:19Z 2022-09-30 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11449/238023 33004056092P6 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/238023 |
identifier_str_mv |
33004056092P6 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129562943422464 |