Refexão na perspectiva da inclusão tecnológica em ambientes educacionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Margarida de Nazaré
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/57710
Resumo: Dissertação de mestrado, Educação (Área de Especialidade em Educação e Tecnologias Digitais), 2021, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação
id RCAP_60028a103bfb428d09a6f24b95bf68a7
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/57710
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Refexão na perspectiva da inclusão tecnológica em ambientes educacionaisInclusão digitalNovas tecnologiasEnsino-aprendizagemDissertações de mestrado - 2021Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoDissertação de mestrado, Educação (Área de Especialidade em Educação e Tecnologias Digitais), 2021, Universidade de Lisboa, Instituto de EducaçãoA escola nos dias atuais tem passado por novas pelejas, entre eles o de estar envolvida na cibercultura e proporcionar um cenário inclusivo para os alunos no que tange às novas tecnologias. Devido a isso, esta disseração tem como objetivo propor uma discussão e reflexão sobre a relevância da inclusão cenário escolar e na aprendizagem e os reflexos da formação do professor na atuação como docente participante de uma sociedade digital. A introdução de novas tecnologias na sociedade recente selada por rápidas transformações fizeram com que a escola anseiasse por agilidade para acompanhar as mudanças educacionais e tecnológicas, com isso a formação do professor. O uso ideal de recursos tecnológicos, também é visada como uma problemática para a chegada das tecnologias dentro do cenário escolar e como instrumento de relação, de comunicação e de novas maneiras de ensino/aprendizagem. Consequentemente, investiga-se o olhar para o acesso digital como probabilidade do professor na relação com o aluno, na troca de conhecimentos, no anseio de sua autonomia e no estimulo do aprendizado. A Inclusão digital é uma area bastante ampla de pesquisa e produção científica, que parece não haver indicativos de término desta novidade, principalmente quando se junta a ela outro bem mais atual e desafiante que é a introdução dessas tecnologias no cenário educativo, propiciando a democratização das tecnologias. Essa temática tem polemizado em todo o Brasil pelas adversidade encontradas para a introdução das tecnologias em sala de aula.The school of the present time has faced new challenges, among them the one of being inserted in the cyberculture and to provide an inclusive environment for the students with respect to the new technologies. Thus, the purpose of this dissertation is to propose a discussion and reflection about the importance of digital inclusion in the school environment and in the learning process and the reflexes of the teacher 's formation in the teaching of a digital society. The insertion of new technologies in the current society marked by rapid changes have made the school need agility to accompany the educational and technological changes, with this the formation of the teacher. The use of the ideal use of technological resources is also seen as a problem for the entry of technologies into the school space and as a tool for interaction, communication and new forms of teaching / learning. Therefore, the look for digital access as a possibility for the teacher in the interaction with the student, in the exchange of knowledge, in the search of its autonomy and in the stimulation of the learning is deepened. Digital inclusion is a very broad field of research and scientific production, which seems to be no indication of the end of this novelty, especially when it is added to it another more recent and challenging thing is the introduction of these technologies in the educational environment, allowing the democratization of technologies. This issue has had repercussions throughout Brazil for the difficulties encountered in the implementation of technologies in the classroom.Pedro, Neuza Sofia Guerreiro, 1981-Repositório da Universidade de LisboaFerreira, Margarida de Nazaré2023-05-31T13:16:50Z2022-01-262022-01-26T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/57710TID:202970469porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T17:06:33Zoai:repositorio.ul.pt:10451/57710Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:08:15.598669Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Refexão na perspectiva da inclusão tecnológica em ambientes educacionais
title Refexão na perspectiva da inclusão tecnológica em ambientes educacionais
spellingShingle Refexão na perspectiva da inclusão tecnológica em ambientes educacionais
Ferreira, Margarida de Nazaré
Inclusão digital
Novas tecnologias
Ensino-aprendizagem
Dissertações de mestrado - 2021
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Refexão na perspectiva da inclusão tecnológica em ambientes educacionais
title_full Refexão na perspectiva da inclusão tecnológica em ambientes educacionais
title_fullStr Refexão na perspectiva da inclusão tecnológica em ambientes educacionais
title_full_unstemmed Refexão na perspectiva da inclusão tecnológica em ambientes educacionais
title_sort Refexão na perspectiva da inclusão tecnológica em ambientes educacionais
author Ferreira, Margarida de Nazaré
author_facet Ferreira, Margarida de Nazaré
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pedro, Neuza Sofia Guerreiro, 1981-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Margarida de Nazaré
dc.subject.por.fl_str_mv Inclusão digital
Novas tecnologias
Ensino-aprendizagem
Dissertações de mestrado - 2021
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Inclusão digital
Novas tecnologias
Ensino-aprendizagem
Dissertações de mestrado - 2021
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Dissertação de mestrado, Educação (Área de Especialidade em Educação e Tecnologias Digitais), 2021, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-01-26
2022-01-26T00:00:00Z
2023-05-31T13:16:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/57710
TID:202970469
url http://hdl.handle.net/10451/57710
identifier_str_mv TID:202970469
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134637426999296