Perspectivas de educadores sobre o potencial pedagógico do uso de tecnologias digitais para a aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Anes, Cidelma Teixeira
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/47801
Resumo: Dissertação de Mestrado, Educação (Área de Especialidade em Educação e Tecnologias Digitais), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2021
id RCAP_a6898c6a4c0b73b9e05b1efc93ef0b9a
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/47801
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Perspectivas de educadores sobre o potencial pedagógico do uso de tecnologias digitais para a aprendizagemEducadoresPráticas pedagógicasTecnologias digitaisAprendizagemTeses de mestrado - 2021Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoDissertação de Mestrado, Educação (Área de Especialidade em Educação e Tecnologias Digitais), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2021A pesquisa aqui apresentada teve como principal finalidade interpretar a perspectiva de educadores sobre o potencial pedagógico do uso das tecnologias digitais para a aprendizagem. O interesse em realizar a investigação com um conjunto de educadores de uma escola pública no interior de São Paulo deve-se ao fato da mesma utilizar as tecnologias e ter aumentado a nota do IDEB - Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, indicador criado pelo governo federal brasileiro para mensurar a qualidade do ensino das escolas públicas no país. A entrevista semi-diretiva foi o instrumento de recolha de dados utilizado a partir de um guião previamente elaborado. As análises das entrevistas transcritas foram realizadas a partir da técnica categorial temática para interpretar as diversas perspectivas dos educadores. Constatou-se, neste estudo, que os educadores percebem seu papel como importante para personalizar o ensino com o apoio das tecnologias digitais para o desenvolvimento de uma aprendizagem significativa, alinhada aos objetivos de aprendizagem. Observou-se também que os mesmos implementam práticas relacionadas aos modelos de ensino híbrido e percebem que a inserção de atividades pedagógicas com o apoio das tecnologias digitais aumenta o engajamento dos alunos e contribuem para uma aprendizagem ativa.The research presented here had the main purpose to interpret the perspective of educators on the pedagogical potential of the use of digital technologies for learning. The interest in investigating with a group of educators from a public school in São Paulo’s countryside is because it uses technologies and has increased the grade of IDEB- Basic Education Development Index, an indicator created by the federal government to measure the quality of public school education in the country. The semi-structured interview was the data collection instrument used from a previously prepared script. The analyzes of the transcribed interviews were carried out using the thematic categorical technique to interpret the different perspectives of the educators. It was found, in this study, that educators perceive their role as important to personalize teaching with the support of digital technologies for the development of meaningful learning, aligned with learning objectives. It was also observed that they implement practices related to hybrid teaching models and realize that the insertion of pedagogical activities with the support of digital technologies increases student engagement and contributes to active learning.Costa, Fernando António Albuquerque, 1958-Repositório da Universidade de LisboaAnes, Cidelma Teixeira2021-05-12T15:46:44Z20212020-12-152021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/47801TID:202970230porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:50:58Zoai:repositorio.ul.pt:10451/47801Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:59:47.364493Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Perspectivas de educadores sobre o potencial pedagógico do uso de tecnologias digitais para a aprendizagem
title Perspectivas de educadores sobre o potencial pedagógico do uso de tecnologias digitais para a aprendizagem
spellingShingle Perspectivas de educadores sobre o potencial pedagógico do uso de tecnologias digitais para a aprendizagem
Anes, Cidelma Teixeira
Educadores
Práticas pedagógicas
Tecnologias digitais
Aprendizagem
Teses de mestrado - 2021
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Perspectivas de educadores sobre o potencial pedagógico do uso de tecnologias digitais para a aprendizagem
title_full Perspectivas de educadores sobre o potencial pedagógico do uso de tecnologias digitais para a aprendizagem
title_fullStr Perspectivas de educadores sobre o potencial pedagógico do uso de tecnologias digitais para a aprendizagem
title_full_unstemmed Perspectivas de educadores sobre o potencial pedagógico do uso de tecnologias digitais para a aprendizagem
title_sort Perspectivas de educadores sobre o potencial pedagógico do uso de tecnologias digitais para a aprendizagem
author Anes, Cidelma Teixeira
author_facet Anes, Cidelma Teixeira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Costa, Fernando António Albuquerque, 1958-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Anes, Cidelma Teixeira
dc.subject.por.fl_str_mv Educadores
Práticas pedagógicas
Tecnologias digitais
Aprendizagem
Teses de mestrado - 2021
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Educadores
Práticas pedagógicas
Tecnologias digitais
Aprendizagem
Teses de mestrado - 2021
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Dissertação de Mestrado, Educação (Área de Especialidade em Educação e Tecnologias Digitais), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2021
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-15
2021-05-12T15:46:44Z
2021
2021-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/47801
TID:202970230
url http://hdl.handle.net/10451/47801
identifier_str_mv TID:202970230
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134543987343360