Ensinar a escrever: ensinar a pensar a língua

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos, Rosa Alexandra Pereira
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/3781
Resumo: Projeto de Intervenção apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para a obtenção de grau de Mestre em Didática da Língua Portuguesa no 1º e 2º CEB
id RCAP_60158ad2bad52aabe30506d36a24c596
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/3781
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Ensinar a escrever: ensinar a pensar a línguaSequência didáticaGénero textualRelatoParágrafosSegmentaçãoEducational sequenceTextual typeReportParagraphsSegmentationProjeto de Intervenção apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para a obtenção de grau de Mestre em Didática da Língua Portuguesa no 1º e 2º CEBNeste estudo apresenta-se uma intervenção didática para melhorar a escrita de relato, num 4.º ano de escolaridade. Na situação de pré teste, pós teste identificam-se os problemas na escrita deste género textual e concebe-se uma sequência didática para ensinar explícita e sistematicamente a escrever um relato de uma visita de estudo. O ensino foca a estruturação do texto, a divisão em parágrafos e aspetos de segmentação de palavraABSTRACT In this study an educational intervention is presented to improve the writing of a report, in a 4th year of schooling. In a situation of pre and post- testing the problems are identified in the writing of this textual type and an educational sequence is conceive to teach, explicitly and systematically, how to write a school visit report. The teaching focuses the structures of the text, the division in paragraphs and the aspects of segmentation of word.Sousa, Otília deRCIPLRamos, Rosa Alexandra Pereira2014-09-03T09:36:13Z2013-122013-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/3781TID:201330369porRamos, R. A. P. (2013). Ensinar a escrever: ensinar a pensar a língua [Dissertação de mestrado] Escola Superior de Educação de Lisboa/Instituto Politécnico de Lisboa, Lisboainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:44:54Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/3781Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:13:20.766874Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Ensinar a escrever: ensinar a pensar a língua
title Ensinar a escrever: ensinar a pensar a língua
spellingShingle Ensinar a escrever: ensinar a pensar a língua
Ramos, Rosa Alexandra Pereira
Sequência didática
Género textual
Relato
Parágrafos
Segmentação
Educational sequence
Textual type
Report
Paragraphs
Segmentation
title_short Ensinar a escrever: ensinar a pensar a língua
title_full Ensinar a escrever: ensinar a pensar a língua
title_fullStr Ensinar a escrever: ensinar a pensar a língua
title_full_unstemmed Ensinar a escrever: ensinar a pensar a língua
title_sort Ensinar a escrever: ensinar a pensar a língua
author Ramos, Rosa Alexandra Pereira
author_facet Ramos, Rosa Alexandra Pereira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sousa, Otília de
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Ramos, Rosa Alexandra Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Sequência didática
Género textual
Relato
Parágrafos
Segmentação
Educational sequence
Textual type
Report
Paragraphs
Segmentation
topic Sequência didática
Género textual
Relato
Parágrafos
Segmentação
Educational sequence
Textual type
Report
Paragraphs
Segmentation
description Projeto de Intervenção apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para a obtenção de grau de Mestre em Didática da Língua Portuguesa no 1º e 2º CEB
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12
2013-12-01T00:00:00Z
2014-09-03T09:36:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/3781
TID:201330369
url http://hdl.handle.net/10400.21/3781
identifier_str_mv TID:201330369
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Ramos, R. A. P. (2013). Ensinar a escrever: ensinar a pensar a língua [Dissertação de mestrado] Escola Superior de Educação de Lisboa/Instituto Politécnico de Lisboa, Lisboa
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133389924597760