Ensinar a escrever: ensinar a pensar a língua
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/3781 |
Resumo: | Projeto de Intervenção apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para a obtenção de grau de Mestre em Didática da Língua Portuguesa no 1º e 2º CEB |
id |
RCAP_60158ad2bad52aabe30506d36a24c596 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/3781 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Ensinar a escrever: ensinar a pensar a línguaSequência didáticaGénero textualRelatoParágrafosSegmentaçãoEducational sequenceTextual typeReportParagraphsSegmentationProjeto de Intervenção apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para a obtenção de grau de Mestre em Didática da Língua Portuguesa no 1º e 2º CEBNeste estudo apresenta-se uma intervenção didática para melhorar a escrita de relato, num 4.º ano de escolaridade. Na situação de pré teste, pós teste identificam-se os problemas na escrita deste género textual e concebe-se uma sequência didática para ensinar explícita e sistematicamente a escrever um relato de uma visita de estudo. O ensino foca a estruturação do texto, a divisão em parágrafos e aspetos de segmentação de palavraABSTRACT In this study an educational intervention is presented to improve the writing of a report, in a 4th year of schooling. In a situation of pre and post- testing the problems are identified in the writing of this textual type and an educational sequence is conceive to teach, explicitly and systematically, how to write a school visit report. The teaching focuses the structures of the text, the division in paragraphs and the aspects of segmentation of word.Sousa, Otília deRCIPLRamos, Rosa Alexandra Pereira2014-09-03T09:36:13Z2013-122013-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/3781TID:201330369porRamos, R. A. P. (2013). Ensinar a escrever: ensinar a pensar a língua [Dissertação de mestrado] Escola Superior de Educação de Lisboa/Instituto Politécnico de Lisboa, Lisboainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:44:54Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/3781Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:13:20.766874Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensinar a escrever: ensinar a pensar a língua |
title |
Ensinar a escrever: ensinar a pensar a língua |
spellingShingle |
Ensinar a escrever: ensinar a pensar a língua Ramos, Rosa Alexandra Pereira Sequência didática Género textual Relato Parágrafos Segmentação Educational sequence Textual type Report Paragraphs Segmentation |
title_short |
Ensinar a escrever: ensinar a pensar a língua |
title_full |
Ensinar a escrever: ensinar a pensar a língua |
title_fullStr |
Ensinar a escrever: ensinar a pensar a língua |
title_full_unstemmed |
Ensinar a escrever: ensinar a pensar a língua |
title_sort |
Ensinar a escrever: ensinar a pensar a língua |
author |
Ramos, Rosa Alexandra Pereira |
author_facet |
Ramos, Rosa Alexandra Pereira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Sousa, Otília de RCIPL |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ramos, Rosa Alexandra Pereira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Sequência didática Género textual Relato Parágrafos Segmentação Educational sequence Textual type Report Paragraphs Segmentation |
topic |
Sequência didática Género textual Relato Parágrafos Segmentação Educational sequence Textual type Report Paragraphs Segmentation |
description |
Projeto de Intervenção apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para a obtenção de grau de Mestre em Didática da Língua Portuguesa no 1º e 2º CEB |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-12 2013-12-01T00:00:00Z 2014-09-03T09:36:13Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.21/3781 TID:201330369 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.21/3781 |
identifier_str_mv |
TID:201330369 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Ramos, R. A. P. (2013). Ensinar a escrever: ensinar a pensar a língua [Dissertação de mestrado] Escola Superior de Educação de Lisboa/Instituto Politécnico de Lisboa, Lisboa |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133389924597760 |