Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e ensino do 1.º ciclo do ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cardoso, Ana Catarina da Silva Ribeiro
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/7655
Resumo: O presente Relatório Final encontra-se inserido no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada do curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. O trabalho apresentado tem como finalidade refletir sobre a ação desenvolvida ao longo dos estágios profissionalizantes que se realizaram em contexto de pré-escolar e de 1ºciclo do ensino básico, num centro escolar da rede pública da cidade de Bragança. Neste trabalho a prática desenvolvida procurou sustentar-se numa pedagogia de participação que valorizava a criança e a sua ação. Assumiu-se uma linha pedagógica integradora, articularam-se os saberes das diversas áreas de conteúdo e disciplinares com a aprendizagem ativa, onde as crianças e adultos se envolviam em relações criativas, de resolução de problemas, descoberta do mundo e de questionamento. As experiências de aprendizagem que se descrevem e analisam, procuram documentar a integração curricular realizada ao longo do processo, bem como evidenciar os significados construídos pelas crianças. Nessa documentação utilizam-se os discursos das crianças obtidos através da observação direta e registos fotográficos que ajudam a sustentar a ação desenvolvida. This Final Report is inserted in the course of the Supervised Teaching Practice Master of preschool education and teaching of the 1st cycle of basic education. The work presented aims to reflect on the action developed over the placements that took place in the context of pre-school and 1st cycle of basic education in the public school center of the city of Bragança. In this work we tried to support the practice developed into a pedagogy of participation that valued the child and his action. We assumed an integrated online teaching, articulated to the knowledge of the various content areas and disciplines with active learning, where children and adults engaged in creative relationships, problem solving, discovery and questioning the world. The learning experiences that describe and analyze, seek to document the curriculum integration performed along the process and highlight the meanings constructed by the children. In this documentation we use the discourse of children obtained through direct observation and photographic records that help sustain the action developed.
id RCAP_42900bf7a39da99e2d25b2e7753404ec
oai_identifier_str oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/7655
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e ensino do 1.º ciclo do ensino básicoEducação pré-escolar1º Ciclo do Ensino BásicoArticulação curricularAprendizagens integradorasParticipação ativaExperiências de aprendizagemO presente Relatório Final encontra-se inserido no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada do curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. O trabalho apresentado tem como finalidade refletir sobre a ação desenvolvida ao longo dos estágios profissionalizantes que se realizaram em contexto de pré-escolar e de 1ºciclo do ensino básico, num centro escolar da rede pública da cidade de Bragança. Neste trabalho a prática desenvolvida procurou sustentar-se numa pedagogia de participação que valorizava a criança e a sua ação. Assumiu-se uma linha pedagógica integradora, articularam-se os saberes das diversas áreas de conteúdo e disciplinares com a aprendizagem ativa, onde as crianças e adultos se envolviam em relações criativas, de resolução de problemas, descoberta do mundo e de questionamento. As experiências de aprendizagem que se descrevem e analisam, procuram documentar a integração curricular realizada ao longo do processo, bem como evidenciar os significados construídos pelas crianças. Nessa documentação utilizam-se os discursos das crianças obtidos através da observação direta e registos fotográficos que ajudam a sustentar a ação desenvolvida. This Final Report is inserted in the course of the Supervised Teaching Practice Master of preschool education and teaching of the 1st cycle of basic education. The work presented aims to reflect on the action developed over the placements that took place in the context of pre-school and 1st cycle of basic education in the public school center of the city of Bragança. In this work we tried to support the practice developed into a pedagogy of participation that valued the child and his action. We assumed an integrated online teaching, articulated to the knowledge of the various content areas and disciplines with active learning, where children and adults engaged in creative relationships, problem solving, discovery and questioning the world. The learning experiences that describe and analyze, seek to document the curriculum integration performed along the process and highlight the meanings constructed by the children. In this documentation we use the discourse of children obtained through direct observation and photographic records that help sustain the action developed.Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de EducaçãoMesquita, CristinaFreire-Ribeiro, IldaBiblioteca Digital do IPBCardoso, Ana Catarina da Silva Ribeiro2012-10-15T13:38:03Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/7655porCardoso, Ana Catarina da Silva Ribeiro (2012). Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e ensino do 1.º ciclo do ensino básico. Bragança: Escola Superior de Educação. Dissertação de Mestrado em Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básicoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:18:52Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/7655Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:59:23.456355Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e ensino do 1.º ciclo do ensino básico
title Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e ensino do 1.º ciclo do ensino básico
spellingShingle Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e ensino do 1.º ciclo do ensino básico
Cardoso, Ana Catarina da Silva Ribeiro
Educação pré-escolar
1º Ciclo do Ensino Básico
Articulação curricular
Aprendizagens integradoras
Participação ativa
Experiências de aprendizagem
title_short Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e ensino do 1.º ciclo do ensino básico
title_full Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e ensino do 1.º ciclo do ensino básico
title_fullStr Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e ensino do 1.º ciclo do ensino básico
title_full_unstemmed Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e ensino do 1.º ciclo do ensino básico
title_sort Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e ensino do 1.º ciclo do ensino básico
author Cardoso, Ana Catarina da Silva Ribeiro
author_facet Cardoso, Ana Catarina da Silva Ribeiro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mesquita, Cristina
Freire-Ribeiro, Ilda
Biblioteca Digital do IPB
dc.contributor.author.fl_str_mv Cardoso, Ana Catarina da Silva Ribeiro
dc.subject.por.fl_str_mv Educação pré-escolar
1º Ciclo do Ensino Básico
Articulação curricular
Aprendizagens integradoras
Participação ativa
Experiências de aprendizagem
topic Educação pré-escolar
1º Ciclo do Ensino Básico
Articulação curricular
Aprendizagens integradoras
Participação ativa
Experiências de aprendizagem
description O presente Relatório Final encontra-se inserido no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada do curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. O trabalho apresentado tem como finalidade refletir sobre a ação desenvolvida ao longo dos estágios profissionalizantes que se realizaram em contexto de pré-escolar e de 1ºciclo do ensino básico, num centro escolar da rede pública da cidade de Bragança. Neste trabalho a prática desenvolvida procurou sustentar-se numa pedagogia de participação que valorizava a criança e a sua ação. Assumiu-se uma linha pedagógica integradora, articularam-se os saberes das diversas áreas de conteúdo e disciplinares com a aprendizagem ativa, onde as crianças e adultos se envolviam em relações criativas, de resolução de problemas, descoberta do mundo e de questionamento. As experiências de aprendizagem que se descrevem e analisam, procuram documentar a integração curricular realizada ao longo do processo, bem como evidenciar os significados construídos pelas crianças. Nessa documentação utilizam-se os discursos das crianças obtidos através da observação direta e registos fotográficos que ajudam a sustentar a ação desenvolvida. This Final Report is inserted in the course of the Supervised Teaching Practice Master of preschool education and teaching of the 1st cycle of basic education. The work presented aims to reflect on the action developed over the placements that took place in the context of pre-school and 1st cycle of basic education in the public school center of the city of Bragança. In this work we tried to support the practice developed into a pedagogy of participation that valued the child and his action. We assumed an integrated online teaching, articulated to the knowledge of the various content areas and disciplines with active learning, where children and adults engaged in creative relationships, problem solving, discovery and questioning the world. The learning experiences that describe and analyze, seek to document the curriculum integration performed along the process and highlight the meanings constructed by the children. In this documentation we use the discourse of children obtained through direct observation and photographic records that help sustain the action developed.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-10-15T13:38:03Z
2012
2012-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10198/7655
url http://hdl.handle.net/10198/7655
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Cardoso, Ana Catarina da Silva Ribeiro (2012). Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e ensino do 1.º ciclo do ensino básico. Bragança: Escola Superior de Educação. Dissertação de Mestrado em Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135217417453568