Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Elisabete Carina Dias
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/7634
Resumo: O presente relatório realizado no âmbito do mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico pretende fundamentar a prática pedagógica desenvolvida em contexto pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico. Nele será apresentada a contextualização da prática, frisando a pertinência de um período de observação que por um lado permite o conhecimento dos contextos e dos grupos a trabalhar e por outro permite o conhecimento dos modelos e modos pedagógicos implementados nos contextos. No decorrer da prática foram desenvolvidas experiências de aprendizagem, que visavam uma aprendizagem ativa, visto que a escola não pretende apenas formar, mas tornar as crianças seres autónomos e capazes de tomar decisões, relativamente a si e à sociedade. Neste sentido proporcionaram-se experiências de aprendizagem que visavam a interdisciplinaridade entre todas as áreas de conteúdo, tendo-se usado estratégias diversificadas, de modo a envolver as crianças. Na construção do seu próprio conhecimento. Os resultados obtidos nem sempre foram os esperados, no entanto, de um modo geral as crianças mostraram-se abertas e recetivas à mensagem que se pretendia passar e ao que se pretendia trabalhar. O professor/educador desempenha um papel fundamental, atuando como guia, passando também por ele a escolha de estratégias de ensino, que prendam a atenção das crianças, tornando-as mais motivadas e que tornem as aprendizagens mais significativas. Para facilitar a aprendizagem e conhecimentos das crianças é importante que se estabeleçam parcerias entre a escola, família e sociedade. Com este envolvimento, todos, crianças e adultos irão beneficiar, uma vez que este poderá contribuir para um melhor aproveitamento escolar, aumento da autoestima e desenvolvimento de competências nas mais diversas áreas do saber. The following report conducted within the master's degree in Preschool Education and Teaching of the 1st cycle of Basic Education proposes to base educational practice developed in pre-school context and Teaching of the 1st cycle of Basic Education. In it, it will be presented the context of the practice, giving emphasis to the relevance of an observation period that allows the knowledge of the contexts and groups working on one hand, and the knowledge of models and methods implemented in educational contexts in other. In the course of practical learning, experiences were developed, aiming an active learning, since the school doesn’t intend only to form, but also to transform children into autonomous beings, capable of making decisions regarding themselves and the society. In this sense, were provided learning experiences looking forward the interdisciplinary of all content areas, having been used diverse strategies, in order to involve children in the construction of their own knowledge. The results haven’t always been the expected, however, generally children shown to be open to the message that we intended to pass and to the work we intended to do. The teacher / educator plays a key role, acting as a guide, being also responsible for the choice of teaching strategies that arrest the attention of children, making them more motivated and to make the learning more meaningful. To facilitate learning and knowledge of children is important to establish partnerships between schools, families and society. With this involvement, all children and adults will benefit, since it can contribute to a better school achievement, increasing self-esteem and skill development in various areas of knowledge.
id RCAP_c9f4db74a1d9c149da07ecd02e9a2684
oai_identifier_str oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/7634
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básicoExperiências de aprendizagemEducação pré-escolar1º Ciclo do Ensino BásicoAprendizagens integradorasParticipação ativaO presente relatório realizado no âmbito do mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico pretende fundamentar a prática pedagógica desenvolvida em contexto pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico. Nele será apresentada a contextualização da prática, frisando a pertinência de um período de observação que por um lado permite o conhecimento dos contextos e dos grupos a trabalhar e por outro permite o conhecimento dos modelos e modos pedagógicos implementados nos contextos. No decorrer da prática foram desenvolvidas experiências de aprendizagem, que visavam uma aprendizagem ativa, visto que a escola não pretende apenas formar, mas tornar as crianças seres autónomos e capazes de tomar decisões, relativamente a si e à sociedade. Neste sentido proporcionaram-se experiências de aprendizagem que visavam a interdisciplinaridade entre todas as áreas de conteúdo, tendo-se usado estratégias diversificadas, de modo a envolver as crianças. Na construção do seu próprio conhecimento. Os resultados obtidos nem sempre foram os esperados, no entanto, de um modo geral as crianças mostraram-se abertas e recetivas à mensagem que se pretendia passar e ao que se pretendia trabalhar. O professor/educador desempenha um papel fundamental, atuando como guia, passando também por ele a escolha de estratégias de ensino, que prendam a atenção das crianças, tornando-as mais motivadas e que tornem as aprendizagens mais significativas. Para facilitar a aprendizagem e conhecimentos das crianças é importante que se estabeleçam parcerias entre a escola, família e sociedade. Com este envolvimento, todos, crianças e adultos irão beneficiar, uma vez que este poderá contribuir para um melhor aproveitamento escolar, aumento da autoestima e desenvolvimento de competências nas mais diversas áreas do saber. The following report conducted within the master's degree in Preschool Education and Teaching of the 1st cycle of Basic Education proposes to base educational practice developed in pre-school context and Teaching of the 1st cycle of Basic Education. In it, it will be presented the context of the practice, giving emphasis to the relevance of an observation period that allows the knowledge of the contexts and groups working on one hand, and the knowledge of models and methods implemented in educational contexts in other. In the course of practical learning, experiences were developed, aiming an active learning, since the school doesn’t intend only to form, but also to transform children into autonomous beings, capable of making decisions regarding themselves and the society. In this sense, were provided learning experiences looking forward the interdisciplinary of all content areas, having been used diverse strategies, in order to involve children in the construction of their own knowledge. The results haven’t always been the expected, however, generally children shown to be open to the message that we intended to pass and to the work we intended to do. The teacher / educator plays a key role, acting as a guide, being also responsible for the choice of teaching strategies that arrest the attention of children, making them more motivated and to make the learning more meaningful. To facilitate learning and knowledge of children is important to establish partnerships between schools, families and society. With this involvement, all children and adults will benefit, since it can contribute to a better school achievement, increasing self-esteem and skill development in various areas of knowledge.Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de EducaçãoCastanheira, Manuel Luís PintoFreire-Ribeiro, IldaBiblioteca Digital do IPBMarques, Elisabete Carina Dias2012-10-11T14:34:07Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/7634porMarques, Elisabete Carina Dias (2012). Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico. Bragança: Escola Superior de Educação. Dissertação de Mestrado em Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básicoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:18:49Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/7634Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:59:22.628652Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico
title Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico
spellingShingle Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico
Marques, Elisabete Carina Dias
Experiências de aprendizagem
Educação pré-escolar
1º Ciclo do Ensino Básico
Aprendizagens integradoras
Participação ativa
title_short Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico
title_full Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico
title_fullStr Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico
title_full_unstemmed Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico
title_sort Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico
author Marques, Elisabete Carina Dias
author_facet Marques, Elisabete Carina Dias
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Castanheira, Manuel Luís Pinto
Freire-Ribeiro, Ilda
Biblioteca Digital do IPB
dc.contributor.author.fl_str_mv Marques, Elisabete Carina Dias
dc.subject.por.fl_str_mv Experiências de aprendizagem
Educação pré-escolar
1º Ciclo do Ensino Básico
Aprendizagens integradoras
Participação ativa
topic Experiências de aprendizagem
Educação pré-escolar
1º Ciclo do Ensino Básico
Aprendizagens integradoras
Participação ativa
description O presente relatório realizado no âmbito do mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico pretende fundamentar a prática pedagógica desenvolvida em contexto pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico. Nele será apresentada a contextualização da prática, frisando a pertinência de um período de observação que por um lado permite o conhecimento dos contextos e dos grupos a trabalhar e por outro permite o conhecimento dos modelos e modos pedagógicos implementados nos contextos. No decorrer da prática foram desenvolvidas experiências de aprendizagem, que visavam uma aprendizagem ativa, visto que a escola não pretende apenas formar, mas tornar as crianças seres autónomos e capazes de tomar decisões, relativamente a si e à sociedade. Neste sentido proporcionaram-se experiências de aprendizagem que visavam a interdisciplinaridade entre todas as áreas de conteúdo, tendo-se usado estratégias diversificadas, de modo a envolver as crianças. Na construção do seu próprio conhecimento. Os resultados obtidos nem sempre foram os esperados, no entanto, de um modo geral as crianças mostraram-se abertas e recetivas à mensagem que se pretendia passar e ao que se pretendia trabalhar. O professor/educador desempenha um papel fundamental, atuando como guia, passando também por ele a escolha de estratégias de ensino, que prendam a atenção das crianças, tornando-as mais motivadas e que tornem as aprendizagens mais significativas. Para facilitar a aprendizagem e conhecimentos das crianças é importante que se estabeleçam parcerias entre a escola, família e sociedade. Com este envolvimento, todos, crianças e adultos irão beneficiar, uma vez que este poderá contribuir para um melhor aproveitamento escolar, aumento da autoestima e desenvolvimento de competências nas mais diversas áreas do saber. The following report conducted within the master's degree in Preschool Education and Teaching of the 1st cycle of Basic Education proposes to base educational practice developed in pre-school context and Teaching of the 1st cycle of Basic Education. In it, it will be presented the context of the practice, giving emphasis to the relevance of an observation period that allows the knowledge of the contexts and groups working on one hand, and the knowledge of models and methods implemented in educational contexts in other. In the course of practical learning, experiences were developed, aiming an active learning, since the school doesn’t intend only to form, but also to transform children into autonomous beings, capable of making decisions regarding themselves and the society. In this sense, were provided learning experiences looking forward the interdisciplinary of all content areas, having been used diverse strategies, in order to involve children in the construction of their own knowledge. The results haven’t always been the expected, however, generally children shown to be open to the message that we intended to pass and to the work we intended to do. The teacher / educator plays a key role, acting as a guide, being also responsible for the choice of teaching strategies that arrest the attention of children, making them more motivated and to make the learning more meaningful. To facilitate learning and knowledge of children is important to establish partnerships between schools, families and society. With this involvement, all children and adults will benefit, since it can contribute to a better school achievement, increasing self-esteem and skill development in various areas of knowledge.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-10-11T14:34:07Z
2012
2012-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10198/7634
url http://hdl.handle.net/10198/7634
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Marques, Elisabete Carina Dias (2012). Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico. Bragança: Escola Superior de Educação. Dissertação de Mestrado em Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135217367121920