Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Paula Carina Azevedo
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/6203
Resumo: O presente Relatório Final realizou-se no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada do curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. O objetivo primordial deste trabalho é descrever e refletir sobre trabalho realizado ao longo da prática de estágio em contexto de pré-escolar numa sala de crianças com 3 e 4 anos de idade e em contexto 1.º ciclo numa sala de 3º ano de escolaridade com crianças de 7 e 8 anos de idade. Estes dois contextos educativos são fundamentais para o desenvolvimento e construção de um ser humano completo de valores integrado na sociedade neste sentido o educador e o professor desempenham uma função bastante complexa contribuindo na sua educação. Estando perante crianças com personalidades e interesses diferenciados, o educador e o professor deparam-se com obstáculos que pretendem ultrapassar com sucesso e apelam a gramáticas pedagógicas que sustentem a ação pedagógica. A prática desenvolvida ao longo deste período procurou sustentar-se nos pressupostos de uma pedagogia de participação que valorizava a criança e a sua ação isto é, seguiu-se uma linha orientadora cujo objetivo assentou no superior interesse da criança, cultivando uma atitude de observação, reflexão e procura de respostas através das suas descobertas, articulando-se os saberes das diversas áreas de conteúdo e disciplinares com uma aprendizagem mais ativa. As experiências de aprendizagem realizadas são apresentadas de modo descritivo e reflexivo. Recorre-se os discursos das crianças obtidos através da observação direta e também a registos fotográficos que ajudam a sustentar a ação desenvolvida. This Final Report is inserted within the course of Supervised Teaching Practice of the Master course in Preschool Education and Teaching 1st Cycle of Basic Education. Since the primary objective of this paper is to describe some of the work done over the practice of staging in the context of a preschool room for children between 3 and 4 years and 1 cycle in a room of 3rd grade. These two cycles are fundamental for the development and construction of a complete human values embedded in society and that is the educator / teacher who plays a role quite complex. Being against children with different personalities and interests, faced with obstacles that aims to overcome successfully for both, so practice developed over this period sought to sustain themselves in a pedagogy of participation that valued the child and his action that is followed up one guideline aimed sat in the interests of children, cultivating an attitude of observation, reflection and seeking answers through their findings articulating the knowledge of several content areas and disciplinary learning with active learning experiences conducted, are presented so descriptive and reflective where we use the discourses of children obtained through direct observation and photographic records that help to sustain the action developed.
id RCAP_e7c86f56b50e6a0e725de1f56a3c4807
oai_identifier_str oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/6203
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino BásicoExperiências de aprendizagemEducação pré-escolar1º Ciclo do Ensino BásicoAprendizagens integradorasParticipação ativaO presente Relatório Final realizou-se no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada do curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. O objetivo primordial deste trabalho é descrever e refletir sobre trabalho realizado ao longo da prática de estágio em contexto de pré-escolar numa sala de crianças com 3 e 4 anos de idade e em contexto 1.º ciclo numa sala de 3º ano de escolaridade com crianças de 7 e 8 anos de idade. Estes dois contextos educativos são fundamentais para o desenvolvimento e construção de um ser humano completo de valores integrado na sociedade neste sentido o educador e o professor desempenham uma função bastante complexa contribuindo na sua educação. Estando perante crianças com personalidades e interesses diferenciados, o educador e o professor deparam-se com obstáculos que pretendem ultrapassar com sucesso e apelam a gramáticas pedagógicas que sustentem a ação pedagógica. A prática desenvolvida ao longo deste período procurou sustentar-se nos pressupostos de uma pedagogia de participação que valorizava a criança e a sua ação isto é, seguiu-se uma linha orientadora cujo objetivo assentou no superior interesse da criança, cultivando uma atitude de observação, reflexão e procura de respostas através das suas descobertas, articulando-se os saberes das diversas áreas de conteúdo e disciplinares com uma aprendizagem mais ativa. As experiências de aprendizagem realizadas são apresentadas de modo descritivo e reflexivo. Recorre-se os discursos das crianças obtidos através da observação direta e também a registos fotográficos que ajudam a sustentar a ação desenvolvida. This Final Report is inserted within the course of Supervised Teaching Practice of the Master course in Preschool Education and Teaching 1st Cycle of Basic Education. Since the primary objective of this paper is to describe some of the work done over the practice of staging in the context of a preschool room for children between 3 and 4 years and 1 cycle in a room of 3rd grade. These two cycles are fundamental for the development and construction of a complete human values embedded in society and that is the educator / teacher who plays a role quite complex. Being against children with different personalities and interests, faced with obstacles that aims to overcome successfully for both, so practice developed over this period sought to sustain themselves in a pedagogy of participation that valued the child and his action that is followed up one guideline aimed sat in the interests of children, cultivating an attitude of observation, reflection and seeking answers through their findings articulating the knowledge of several content areas and disciplinary learning with active learning experiences conducted, are presented so descriptive and reflective where we use the discourses of children obtained through direct observation and photographic records that help to sustain the action developed.Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de EducaçãoFreire-Ribeiro, IldaCastanheira, Manuel Luís PintoBiblioteca Digital do IPBPinto, Paula Carina Azevedo2013-08-21T14:38:54Z20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/6203TID:201101904porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:15:48Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/6203Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:58:18.099808Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
title Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
spellingShingle Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
Pinto, Paula Carina Azevedo
Experiências de aprendizagem
Educação pré-escolar
1º Ciclo do Ensino Básico
Aprendizagens integradoras
Participação ativa
title_short Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
title_full Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
title_fullStr Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
title_full_unstemmed Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
title_sort Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
author Pinto, Paula Carina Azevedo
author_facet Pinto, Paula Carina Azevedo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Freire-Ribeiro, Ilda
Castanheira, Manuel Luís Pinto
Biblioteca Digital do IPB
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinto, Paula Carina Azevedo
dc.subject.por.fl_str_mv Experiências de aprendizagem
Educação pré-escolar
1º Ciclo do Ensino Básico
Aprendizagens integradoras
Participação ativa
topic Experiências de aprendizagem
Educação pré-escolar
1º Ciclo do Ensino Básico
Aprendizagens integradoras
Participação ativa
description O presente Relatório Final realizou-se no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada do curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. O objetivo primordial deste trabalho é descrever e refletir sobre trabalho realizado ao longo da prática de estágio em contexto de pré-escolar numa sala de crianças com 3 e 4 anos de idade e em contexto 1.º ciclo numa sala de 3º ano de escolaridade com crianças de 7 e 8 anos de idade. Estes dois contextos educativos são fundamentais para o desenvolvimento e construção de um ser humano completo de valores integrado na sociedade neste sentido o educador e o professor desempenham uma função bastante complexa contribuindo na sua educação. Estando perante crianças com personalidades e interesses diferenciados, o educador e o professor deparam-se com obstáculos que pretendem ultrapassar com sucesso e apelam a gramáticas pedagógicas que sustentem a ação pedagógica. A prática desenvolvida ao longo deste período procurou sustentar-se nos pressupostos de uma pedagogia de participação que valorizava a criança e a sua ação isto é, seguiu-se uma linha orientadora cujo objetivo assentou no superior interesse da criança, cultivando uma atitude de observação, reflexão e procura de respostas através das suas descobertas, articulando-se os saberes das diversas áreas de conteúdo e disciplinares com uma aprendizagem mais ativa. As experiências de aprendizagem realizadas são apresentadas de modo descritivo e reflexivo. Recorre-se os discursos das crianças obtidos através da observação direta e também a registos fotográficos que ajudam a sustentar a ação desenvolvida. This Final Report is inserted within the course of Supervised Teaching Practice of the Master course in Preschool Education and Teaching 1st Cycle of Basic Education. Since the primary objective of this paper is to describe some of the work done over the practice of staging in the context of a preschool room for children between 3 and 4 years and 1 cycle in a room of 3rd grade. These two cycles are fundamental for the development and construction of a complete human values embedded in society and that is the educator / teacher who plays a role quite complex. Being against children with different personalities and interests, faced with obstacles that aims to overcome successfully for both, so practice developed over this period sought to sustain themselves in a pedagogy of participation that valued the child and his action that is followed up one guideline aimed sat in the interests of children, cultivating an attitude of observation, reflection and seeking answers through their findings articulating the knowledge of several content areas and disciplinary learning with active learning experiences conducted, are presented so descriptive and reflective where we use the discourses of children obtained through direct observation and photographic records that help to sustain the action developed.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-08-21T14:38:54Z
2013
2013-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10198/6203
TID:201101904
url http://hdl.handle.net/10198/6203
identifier_str_mv TID:201101904
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135201929986048