Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10198/6203 |
Resumo: | O presente Relatório Final realizou-se no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada do curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. O objetivo primordial deste trabalho é descrever e refletir sobre trabalho realizado ao longo da prática de estágio em contexto de pré-escolar numa sala de crianças com 3 e 4 anos de idade e em contexto 1.º ciclo numa sala de 3º ano de escolaridade com crianças de 7 e 8 anos de idade. Estes dois contextos educativos são fundamentais para o desenvolvimento e construção de um ser humano completo de valores integrado na sociedade neste sentido o educador e o professor desempenham uma função bastante complexa contribuindo na sua educação. Estando perante crianças com personalidades e interesses diferenciados, o educador e o professor deparam-se com obstáculos que pretendem ultrapassar com sucesso e apelam a gramáticas pedagógicas que sustentem a ação pedagógica. A prática desenvolvida ao longo deste período procurou sustentar-se nos pressupostos de uma pedagogia de participação que valorizava a criança e a sua ação isto é, seguiu-se uma linha orientadora cujo objetivo assentou no superior interesse da criança, cultivando uma atitude de observação, reflexão e procura de respostas através das suas descobertas, articulando-se os saberes das diversas áreas de conteúdo e disciplinares com uma aprendizagem mais ativa. As experiências de aprendizagem realizadas são apresentadas de modo descritivo e reflexivo. Recorre-se os discursos das crianças obtidos através da observação direta e também a registos fotográficos que ajudam a sustentar a ação desenvolvida. This Final Report is inserted within the course of Supervised Teaching Practice of the Master course in Preschool Education and Teaching 1st Cycle of Basic Education. Since the primary objective of this paper is to describe some of the work done over the practice of staging in the context of a preschool room for children between 3 and 4 years and 1 cycle in a room of 3rd grade. These two cycles are fundamental for the development and construction of a complete human values embedded in society and that is the educator / teacher who plays a role quite complex. Being against children with different personalities and interests, faced with obstacles that aims to overcome successfully for both, so practice developed over this period sought to sustain themselves in a pedagogy of participation that valued the child and his action that is followed up one guideline aimed sat in the interests of children, cultivating an attitude of observation, reflection and seeking answers through their findings articulating the knowledge of several content areas and disciplinary learning with active learning experiences conducted, are presented so descriptive and reflective where we use the discourses of children obtained through direct observation and photographic records that help to sustain the action developed. |
id |
RCAP_e7c86f56b50e6a0e725de1f56a3c4807 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/6203 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino BásicoExperiências de aprendizagemEducação pré-escolar1º Ciclo do Ensino BásicoAprendizagens integradorasParticipação ativaO presente Relatório Final realizou-se no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada do curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. O objetivo primordial deste trabalho é descrever e refletir sobre trabalho realizado ao longo da prática de estágio em contexto de pré-escolar numa sala de crianças com 3 e 4 anos de idade e em contexto 1.º ciclo numa sala de 3º ano de escolaridade com crianças de 7 e 8 anos de idade. Estes dois contextos educativos são fundamentais para o desenvolvimento e construção de um ser humano completo de valores integrado na sociedade neste sentido o educador e o professor desempenham uma função bastante complexa contribuindo na sua educação. Estando perante crianças com personalidades e interesses diferenciados, o educador e o professor deparam-se com obstáculos que pretendem ultrapassar com sucesso e apelam a gramáticas pedagógicas que sustentem a ação pedagógica. A prática desenvolvida ao longo deste período procurou sustentar-se nos pressupostos de uma pedagogia de participação que valorizava a criança e a sua ação isto é, seguiu-se uma linha orientadora cujo objetivo assentou no superior interesse da criança, cultivando uma atitude de observação, reflexão e procura de respostas através das suas descobertas, articulando-se os saberes das diversas áreas de conteúdo e disciplinares com uma aprendizagem mais ativa. As experiências de aprendizagem realizadas são apresentadas de modo descritivo e reflexivo. Recorre-se os discursos das crianças obtidos através da observação direta e também a registos fotográficos que ajudam a sustentar a ação desenvolvida. This Final Report is inserted within the course of Supervised Teaching Practice of the Master course in Preschool Education and Teaching 1st Cycle of Basic Education. Since the primary objective of this paper is to describe some of the work done over the practice of staging in the context of a preschool room for children between 3 and 4 years and 1 cycle in a room of 3rd grade. These two cycles are fundamental for the development and construction of a complete human values embedded in society and that is the educator / teacher who plays a role quite complex. Being against children with different personalities and interests, faced with obstacles that aims to overcome successfully for both, so practice developed over this period sought to sustain themselves in a pedagogy of participation that valued the child and his action that is followed up one guideline aimed sat in the interests of children, cultivating an attitude of observation, reflection and seeking answers through their findings articulating the knowledge of several content areas and disciplinary learning with active learning experiences conducted, are presented so descriptive and reflective where we use the discourses of children obtained through direct observation and photographic records that help to sustain the action developed.Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de EducaçãoFreire-Ribeiro, IldaCastanheira, Manuel Luís PintoBiblioteca Digital do IPBPinto, Paula Carina Azevedo2013-08-21T14:38:54Z20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/6203TID:201101904porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:15:48Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/6203Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:58:18.099808Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico |
title |
Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico |
spellingShingle |
Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico Pinto, Paula Carina Azevedo Experiências de aprendizagem Educação pré-escolar 1º Ciclo do Ensino Básico Aprendizagens integradoras Participação ativa |
title_short |
Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico |
title_full |
Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico |
title_fullStr |
Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico |
title_full_unstemmed |
Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico |
title_sort |
Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico |
author |
Pinto, Paula Carina Azevedo |
author_facet |
Pinto, Paula Carina Azevedo |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Freire-Ribeiro, Ilda Castanheira, Manuel Luís Pinto Biblioteca Digital do IPB |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pinto, Paula Carina Azevedo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Experiências de aprendizagem Educação pré-escolar 1º Ciclo do Ensino Básico Aprendizagens integradoras Participação ativa |
topic |
Experiências de aprendizagem Educação pré-escolar 1º Ciclo do Ensino Básico Aprendizagens integradoras Participação ativa |
description |
O presente Relatório Final realizou-se no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada do curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. O objetivo primordial deste trabalho é descrever e refletir sobre trabalho realizado ao longo da prática de estágio em contexto de pré-escolar numa sala de crianças com 3 e 4 anos de idade e em contexto 1.º ciclo numa sala de 3º ano de escolaridade com crianças de 7 e 8 anos de idade. Estes dois contextos educativos são fundamentais para o desenvolvimento e construção de um ser humano completo de valores integrado na sociedade neste sentido o educador e o professor desempenham uma função bastante complexa contribuindo na sua educação. Estando perante crianças com personalidades e interesses diferenciados, o educador e o professor deparam-se com obstáculos que pretendem ultrapassar com sucesso e apelam a gramáticas pedagógicas que sustentem a ação pedagógica. A prática desenvolvida ao longo deste período procurou sustentar-se nos pressupostos de uma pedagogia de participação que valorizava a criança e a sua ação isto é, seguiu-se uma linha orientadora cujo objetivo assentou no superior interesse da criança, cultivando uma atitude de observação, reflexão e procura de respostas através das suas descobertas, articulando-se os saberes das diversas áreas de conteúdo e disciplinares com uma aprendizagem mais ativa. As experiências de aprendizagem realizadas são apresentadas de modo descritivo e reflexivo. Recorre-se os discursos das crianças obtidos através da observação direta e também a registos fotográficos que ajudam a sustentar a ação desenvolvida. This Final Report is inserted within the course of Supervised Teaching Practice of the Master course in Preschool Education and Teaching 1st Cycle of Basic Education. Since the primary objective of this paper is to describe some of the work done over the practice of staging in the context of a preschool room for children between 3 and 4 years and 1 cycle in a room of 3rd grade. These two cycles are fundamental for the development and construction of a complete human values embedded in society and that is the educator / teacher who plays a role quite complex. Being against children with different personalities and interests, faced with obstacles that aims to overcome successfully for both, so practice developed over this period sought to sustain themselves in a pedagogy of participation that valued the child and his action that is followed up one guideline aimed sat in the interests of children, cultivating an attitude of observation, reflection and seeking answers through their findings articulating the knowledge of several content areas and disciplinary learning with active learning experiences conducted, are presented so descriptive and reflective where we use the discourses of children obtained through direct observation and photographic records that help to sustain the action developed. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-08-21T14:38:54Z 2013 2013-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10198/6203 TID:201101904 |
url |
http://hdl.handle.net/10198/6203 |
identifier_str_mv |
TID:201101904 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135201929986048 |