Literacia através das artes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Natalina Alexandra Teixeira
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/12788
Resumo: Este Projeto de Investigação no âmbito do Mestrado de Educação e Lazer tem como objetivo geral promover o desenvolvimento da literacia nos alunos através das atividades de artes, nas crianças do 2º Ciclo do Ensino Básico do 5.º ano de escolaridade. Literacia define a capacidade de aprender a ler, a interpretar, a escrever e a contar, na vida quotidiana. (Benavente, 1996).No presente trabalho partimos de perguntas auxiliares: como motivar as crianças para a leitura através de atividades de artes no âmbito do lazer; que práticas realizar para desenvolver na representação de funcionalidades sobre a leitura e na escrita? Para averiguar o nível de literacia dos alunos, realizamos um conjunto de provas para caracterizá-los e relacioná-los com a leitura, na vertente de descodificação e compreensão, consciência fonológica e nível intelectual. Perante a análise dos dados, procuramos desenvolver atividades de artes no âmbito de lazer, para o desenvolvimento de competências de leitura e de escrita de um modo informal, nas alunas que apresentassem um nível de literacia inferior a 75%. As artes podem adotar um papel de instrumento de ensino e ao mesmo tempo objeto, que é examinado e refletido. Nestes momentos artísticos, as crianças podem desenvolver competências cognitivas. O lazer é também um veículo privilegiado de educação. (Marcellino, 1996). Considerando todo o processo do trabalho artístico, a experiência com as atividades de arte, “Atividades de Criar”, com as alunas permitiu uma evolução no desenvolvimento de competências de literacia.
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