Literacia através das artes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/12788 |
Resumo: | Este Projeto de Investigação no âmbito do Mestrado de Educação e Lazer tem como objetivo geral promover o desenvolvimento da literacia nos alunos através das atividades de artes, nas crianças do 2º Ciclo do Ensino Básico do 5.º ano de escolaridade. Literacia define a capacidade de aprender a ler, a interpretar, a escrever e a contar, na vida quotidiana. (Benavente, 1996).No presente trabalho partimos de perguntas auxiliares: como motivar as crianças para a leitura através de atividades de artes no âmbito do lazer; que práticas realizar para desenvolver na representação de funcionalidades sobre a leitura e na escrita? Para averiguar o nível de literacia dos alunos, realizamos um conjunto de provas para caracterizá-los e relacioná-los com a leitura, na vertente de descodificação e compreensão, consciência fonológica e nível intelectual. Perante a análise dos dados, procuramos desenvolver atividades de artes no âmbito de lazer, para o desenvolvimento de competências de leitura e de escrita de um modo informal, nas alunas que apresentassem um nível de literacia inferior a 75%. As artes podem adotar um papel de instrumento de ensino e ao mesmo tempo objeto, que é examinado e refletido. Nestes momentos artísticos, as crianças podem desenvolver competências cognitivas. O lazer é também um veículo privilegiado de educação. (Marcellino, 1996). Considerando todo o processo do trabalho artístico, a experiência com as atividades de arte, “Atividades de Criar”, com as alunas permitiu uma evolução no desenvolvimento de competências de literacia. |
id |
RCAP_1d4a6fd1da9a09f94954db1aec4fbde5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/12788 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Literacia através das artesEducação ArtísticaArtesLiteraciaEnsino Básico 2º CicloEste Projeto de Investigação no âmbito do Mestrado de Educação e Lazer tem como objetivo geral promover o desenvolvimento da literacia nos alunos através das atividades de artes, nas crianças do 2º Ciclo do Ensino Básico do 5.º ano de escolaridade. Literacia define a capacidade de aprender a ler, a interpretar, a escrever e a contar, na vida quotidiana. (Benavente, 1996).No presente trabalho partimos de perguntas auxiliares: como motivar as crianças para a leitura através de atividades de artes no âmbito do lazer; que práticas realizar para desenvolver na representação de funcionalidades sobre a leitura e na escrita? Para averiguar o nível de literacia dos alunos, realizamos um conjunto de provas para caracterizá-los e relacioná-los com a leitura, na vertente de descodificação e compreensão, consciência fonológica e nível intelectual. Perante a análise dos dados, procuramos desenvolver atividades de artes no âmbito de lazer, para o desenvolvimento de competências de leitura e de escrita de um modo informal, nas alunas que apresentassem um nível de literacia inferior a 75%. As artes podem adotar um papel de instrumento de ensino e ao mesmo tempo objeto, que é examinado e refletido. Nestes momentos artísticos, as crianças podem desenvolver competências cognitivas. O lazer é também um veículo privilegiado de educação. (Marcellino, 1996). Considerando todo o processo do trabalho artístico, a experiência com as atividades de arte, “Atividades de Criar”, com as alunas permitiu uma evolução no desenvolvimento de competências de literacia.Salgado, Lucília Maria Cardoso, 1950-Repositório ComumSoares, Natalina Alexandra Teixeira2016-03-31T14:03:26Z2014-01-01T00:00:00Z2014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/12788201335220porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:38:49Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/12788Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:14:53.498456Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Literacia através das artes |
title |
Literacia através das artes |
spellingShingle |
Literacia através das artes Soares, Natalina Alexandra Teixeira Educação Artística Artes Literacia Ensino Básico 2º Ciclo |
title_short |
Literacia através das artes |
title_full |
Literacia através das artes |
title_fullStr |
Literacia através das artes |
title_full_unstemmed |
Literacia através das artes |
title_sort |
Literacia através das artes |
author |
Soares, Natalina Alexandra Teixeira |
author_facet |
Soares, Natalina Alexandra Teixeira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Salgado, Lucília Maria Cardoso, 1950- Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Soares, Natalina Alexandra Teixeira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Artística Artes Literacia Ensino Básico 2º Ciclo |
topic |
Educação Artística Artes Literacia Ensino Básico 2º Ciclo |
description |
Este Projeto de Investigação no âmbito do Mestrado de Educação e Lazer tem como objetivo geral promover o desenvolvimento da literacia nos alunos através das atividades de artes, nas crianças do 2º Ciclo do Ensino Básico do 5.º ano de escolaridade. Literacia define a capacidade de aprender a ler, a interpretar, a escrever e a contar, na vida quotidiana. (Benavente, 1996).No presente trabalho partimos de perguntas auxiliares: como motivar as crianças para a leitura através de atividades de artes no âmbito do lazer; que práticas realizar para desenvolver na representação de funcionalidades sobre a leitura e na escrita? Para averiguar o nível de literacia dos alunos, realizamos um conjunto de provas para caracterizá-los e relacioná-los com a leitura, na vertente de descodificação e compreensão, consciência fonológica e nível intelectual. Perante a análise dos dados, procuramos desenvolver atividades de artes no âmbito de lazer, para o desenvolvimento de competências de leitura e de escrita de um modo informal, nas alunas que apresentassem um nível de literacia inferior a 75%. As artes podem adotar um papel de instrumento de ensino e ao mesmo tempo objeto, que é examinado e refletido. Nestes momentos artísticos, as crianças podem desenvolver competências cognitivas. O lazer é também um veículo privilegiado de educação. (Marcellino, 1996). Considerando todo o processo do trabalho artístico, a experiência com as atividades de arte, “Atividades de Criar”, com as alunas permitiu uma evolução no desenvolvimento de competências de literacia. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-01-01T00:00:00Z 2014-01-01T00:00:00Z 2016-03-31T14:03:26Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/12788 201335220 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/12788 |
identifier_str_mv |
201335220 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130014386487296 |