Retratos da planificação educativa em escolinhas comunitárias de Moçambique

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Craveiro, Clara
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Pinheiro, Ana, Medeiros, Paula, Silva, Brigite
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/13061
Resumo: O artigo apresenta o resultado de uma análise documental efetuada a 406 planificações da prática educativa de monitores de nove escolinhas de gestão comunitária da província de Niassa, em Moçambique. Estas escolinhas comunitárias constituem uma resposta educativa a crianças até aos 6 anos e enquadram-se num projeto desenvolvido pela Diocese de Lichinga que, com a parceria e apoio de outras organizações não governamentais, ao longo de mais de 20 anos, tem tido como intuito reforçar a oferta e a melhoria da qualidade do trabalho na área da educação pré-escolar. Esta análise permitiu caracterizar o modo de planificar dos monitores responsáveis pela prática educativa das escolinhas comunitárias, identificando aspetos formais e pedagógicos, nomeadamente no que diz respeito às intencionalidades, aos conteúdos, às atividades e experiências educativas que proporcionam, à organização do espaço e do tempo, ao papel destinado à criança nestes processos e à reflexão e avaliação sobre a intervenção. Os dados foram reveladores do trabalho de formação já realizado junto destes monitores permitindo equacionar melhorias ao nível da formação e intervenção destes profissionais, nomeadamente no que diz respeito à necessidade de assumirem, cada vez mais, uma atitude construtora do currículo. Palavras chave: Moçambique; escolinhas comunitárias do Niassa; educação de infância; planificação.
id RCAP_dc7fa2b8cdb1286d79fafd7ea5e24cb3
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/13061
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Retratos da planificação educativa em escolinhas comunitárias de MoçambiqueEDUCAÇÃOPRÁTICAS EDUCATIVASGESTÃO ESCOLAREDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLARMOÇAMBIQUEEDUCATIONEDUCATIONAL PRACTICESSCHOOL MANAGEMENTEARLY YEARS EDUCATIONMOZAMBIQUEO artigo apresenta o resultado de uma análise documental efetuada a 406 planificações da prática educativa de monitores de nove escolinhas de gestão comunitária da província de Niassa, em Moçambique. Estas escolinhas comunitárias constituem uma resposta educativa a crianças até aos 6 anos e enquadram-se num projeto desenvolvido pela Diocese de Lichinga que, com a parceria e apoio de outras organizações não governamentais, ao longo de mais de 20 anos, tem tido como intuito reforçar a oferta e a melhoria da qualidade do trabalho na área da educação pré-escolar. Esta análise permitiu caracterizar o modo de planificar dos monitores responsáveis pela prática educativa das escolinhas comunitárias, identificando aspetos formais e pedagógicos, nomeadamente no que diz respeito às intencionalidades, aos conteúdos, às atividades e experiências educativas que proporcionam, à organização do espaço e do tempo, ao papel destinado à criança nestes processos e à reflexão e avaliação sobre a intervenção. Os dados foram reveladores do trabalho de formação já realizado junto destes monitores permitindo equacionar melhorias ao nível da formação e intervenção destes profissionais, nomeadamente no que diz respeito à necessidade de assumirem, cada vez mais, uma atitude construtora do currículo. Palavras chave: Moçambique; escolinhas comunitárias do Niassa; educação de infância; planificação.This paper describes the results of a documentary analysis carried out on 406 early childhood educator’s planning documents. These documents where collected from nine “Escolinhas Comunitárias” (Community Schools) in the province of Niassa, in Mozambique. These Community Schools are an educational response to children up to 6 years old and are included in a wider project developed by the Diocese of Lichinga called Othukumana-Juntos. Having support from non-governmental organizations for more than 20 years, this project aims to strength and improve the quality of Early Childhood Education. The data analysis allowed us to determine patterns, characterizing the way planning is built and registered. It was also possible to realize how Early Childhood Educators in Community Schools, identify formal and pedagogical aspects, regarding intentions, purposes, contents, educational activities, and experiences that they provide and plan. Organizing space and time as well as the children’s role in these processes were analysed in planning documents where professionals registered evaluation and interventions. The way these professionals develop their work, revealed improvements on how training and intervention is carried out as well to the need to assume a constructive attitude towards the curriculum.Cet article présente le résultat d’une analyse documentaire réalisée sur 406 plans de pratique éducative des moniteurs de neuf écoles communautaires dans la province de Niassa, au Mozambique. Ces écoles communautaires constituent une réponse éducative pour les enfants jusqu’à six ans et font partie d’un projet développé par le diocèse de Lichinga qui, avec le partenariat et le soutien d’autres organisations non gouvernementales, depuis plus de 20 ans, vise à renforcer l’offre et l’amélioration de la qualité de travail dans le domaine de l’éducation préscolaire. Cette analyse, a permis de caractériser la façon de planifier des moniteurs responsables de la pratique éducative des écoles communautaires, en identifiant les aspects formels et pédagogiques, à savoir, en ce qui concerne les intentions, le contenu, les activités et les expériences éducatives qu’ils fournissent, a l’organisation de l’espace et du temps, au rôle destiné à l’enfant dans ces processus et la réflexion et a l’évaluation de cette intervention. Les données sont révélatrices du travail de formation déjà effectué auprès de ces moniteurs, permettant d’envisager l’amélioration du niveau de formation et d’intervention de ces professionnels, en particulier en ce qui concerne le besoin d’assumer, de plus en plus, une attitude constructive du curriculum.Este artículo presenta el resultado de un análisis documental realizado sobre 406 planes para la práctica educativa de monitores de nueve escuelas de gestión comunitaria de la provincia de Niassa, en Mozambique. Estas escuelas comunitarias son una respuesta educativa para niñas y niños de hasta 6 años y forman parte de un proyecto desarrollado por la Diócesis de Lichinga (Niassa - Mozambique) que, con la colaboración y el apoyo de otras organizaciones no gubernamentales, durante más de 20 años, ha tenido como objetivo reforzar la oferta y mejorar la calidad del trabajo en el ámbito de la educación preescolar en esta provincia. Este análisis permitió caracterizar la forma de planificación de los monitores responsables de la práctica educativa de las escuelas comunitarias, identificando aspectos formales y pedagógicos, es decir, en cuanto a las intencionalidades, los contenidos, las actividades y experiencias educativas que brindan, la organización del espacio y el tiempo, el papel de las niñas y de los niños en estos procesos y la reflexión y evaluación de la intervención. Los datos fueron reveladores de la labor formativa ya realizada con estos monitores, permitiendo plantearse mejoras en cuanto a la formación e intervención de estos profesionales, es decir, en cuanto a la necesidad de asumir, cada vez más, una actitud constructora de currículos.Edições Universitárias Lusófonas2022-07-14T10:11:56Z2021-01-01T00:00:00Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/13061por1645-7250Craveiro, ClaraPinheiro, AnaMedeiros, PaulaSilva, Brigiteinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:09:24Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/13061Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:16:24.987330Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Retratos da planificação educativa em escolinhas comunitárias de Moçambique
title Retratos da planificação educativa em escolinhas comunitárias de Moçambique
spellingShingle Retratos da planificação educativa em escolinhas comunitárias de Moçambique
Craveiro, Clara
EDUCAÇÃO
PRÁTICAS EDUCATIVAS
GESTÃO ESCOLAR
EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR
MOÇAMBIQUE
EDUCATION
EDUCATIONAL PRACTICES
SCHOOL MANAGEMENT
EARLY YEARS EDUCATION
MOZAMBIQUE
title_short Retratos da planificação educativa em escolinhas comunitárias de Moçambique
title_full Retratos da planificação educativa em escolinhas comunitárias de Moçambique
title_fullStr Retratos da planificação educativa em escolinhas comunitárias de Moçambique
title_full_unstemmed Retratos da planificação educativa em escolinhas comunitárias de Moçambique
title_sort Retratos da planificação educativa em escolinhas comunitárias de Moçambique
author Craveiro, Clara
author_facet Craveiro, Clara
Pinheiro, Ana
Medeiros, Paula
Silva, Brigite
author_role author
author2 Pinheiro, Ana
Medeiros, Paula
Silva, Brigite
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Craveiro, Clara
Pinheiro, Ana
Medeiros, Paula
Silva, Brigite
dc.subject.por.fl_str_mv EDUCAÇÃO
PRÁTICAS EDUCATIVAS
GESTÃO ESCOLAR
EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR
MOÇAMBIQUE
EDUCATION
EDUCATIONAL PRACTICES
SCHOOL MANAGEMENT
EARLY YEARS EDUCATION
MOZAMBIQUE
topic EDUCAÇÃO
PRÁTICAS EDUCATIVAS
GESTÃO ESCOLAR
EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR
MOÇAMBIQUE
EDUCATION
EDUCATIONAL PRACTICES
SCHOOL MANAGEMENT
EARLY YEARS EDUCATION
MOZAMBIQUE
description O artigo apresenta o resultado de uma análise documental efetuada a 406 planificações da prática educativa de monitores de nove escolinhas de gestão comunitária da província de Niassa, em Moçambique. Estas escolinhas comunitárias constituem uma resposta educativa a crianças até aos 6 anos e enquadram-se num projeto desenvolvido pela Diocese de Lichinga que, com a parceria e apoio de outras organizações não governamentais, ao longo de mais de 20 anos, tem tido como intuito reforçar a oferta e a melhoria da qualidade do trabalho na área da educação pré-escolar. Esta análise permitiu caracterizar o modo de planificar dos monitores responsáveis pela prática educativa das escolinhas comunitárias, identificando aspetos formais e pedagógicos, nomeadamente no que diz respeito às intencionalidades, aos conteúdos, às atividades e experiências educativas que proporcionam, à organização do espaço e do tempo, ao papel destinado à criança nestes processos e à reflexão e avaliação sobre a intervenção. Os dados foram reveladores do trabalho de formação já realizado junto destes monitores permitindo equacionar melhorias ao nível da formação e intervenção destes profissionais, nomeadamente no que diz respeito à necessidade de assumirem, cada vez mais, uma atitude construtora do currículo. Palavras chave: Moçambique; escolinhas comunitárias do Niassa; educação de infância; planificação.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-01-01T00:00:00Z
2021
2022-07-14T10:11:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/13061
url http://hdl.handle.net/10437/13061
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1645-7250
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições Universitárias Lusófonas
publisher.none.fl_str_mv Edições Universitárias Lusófonas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131261369843712