O Duolingo e o IMVU no Ensino e Aprendizagem de Língua Espanhola
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.25749/sis.27986 |
Resumo: | A presente pesquisa teve como objetivo analisar as contribuições do Duolingo e do IMVU para as práticas ludopedagógicas no ensino e aprendizagem de Língua Espanhola por meio dos relatos de estudantes e um professor do primeiro ano do Ensino Médio de uma instituição privada. Participaram da pesquisa doze alunos e um professor de língua espanhola. Como instrumento de coleta de dados foi utilizado um questionário sociodemográfico com cinco questões e um questionário estruturado com nove questões. As análises foram realizadas de acordo com o objetivo proposto com base nos relatos dos alunos e do professor. Os resultados demonstram que os alunos relatam que o uso do Duolingo e do IMVU corroboram para a potencialização dos processos de aprendizagem da escrita e da fala nas aulas de língua espanhola. Considera-se, portanto, o uso de jogos e aplicativos digitais como uma importante ferramenta para o ensino de lígua espanhola no Ensino Médio. |
id |
RCAP_60425b5d6ec749ea6427a99422e64cac |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/27986 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O Duolingo e o IMVU no Ensino e Aprendizagem de Língua EspanholaDuolingo e IMVU en la Enseñanza y el Aprendizaje de la Lengua EspañolaO Duolingo e o IMVU no Ensino e Aprendizagem de Língua EspanholaOther articlesA presente pesquisa teve como objetivo analisar as contribuições do Duolingo e do IMVU para as práticas ludopedagógicas no ensino e aprendizagem de Língua Espanhola por meio dos relatos de estudantes e um professor do primeiro ano do Ensino Médio de uma instituição privada. Participaram da pesquisa doze alunos e um professor de língua espanhola. Como instrumento de coleta de dados foi utilizado um questionário sociodemográfico com cinco questões e um questionário estruturado com nove questões. As análises foram realizadas de acordo com o objetivo proposto com base nos relatos dos alunos e do professor. Os resultados demonstram que os alunos relatam que o uso do Duolingo e do IMVU corroboram para a potencialização dos processos de aprendizagem da escrita e da fala nas aulas de língua espanhola. Considera-se, portanto, o uso de jogos e aplicativos digitais como uma importante ferramenta para o ensino de lígua espanhola no Ensino Médio.The present research aimed to analyze the contributions of Duolingo and IMVU to the ludopedagogical practices in the teaching and learning of Spanish Language through the reports of students and a teacher from the first year of high school in a private institution. Twelve students and one Spanish language teacher participated in the research. For data collection, we used a sociodemographic questionnaire with five questions and a structured questionnaire with nine questions. The analyses were performed according to the proposed objective based on the reports of the students and the teacher. The results show that the students report that the use of Duolingo and IMVU contributes to the strengthening of the learning processes of writing and speaking in Spanish language classes. Therefore, the use of games and digital applications is considered an important tool for teaching Spanish language in high school.Esta investigación tuvo como objetivo analizar los aportes de Duolingo e IMVU a las prácticas ludopedagógicas en la enseñanza y el aprendizaje de la Lengua Española a través de los relatos de estudiantes y de un profesor del primer año de Enseñanza Media en una institución educativa privada. Doce estudiantes y un profesor de lengua española participaron en la investigación. Como instrumento de recolección de datos se utilizó un cuestionario sociodemográfico con cinco preguntas y un cuestionario estructurado con nueve preguntas. Los análisis se realizaron según el objetivo propuesto a partir de los informes de los alumnos y el profesor. Los resultados demuestran que los estudiantes manifiestan que el uso de Duolingo y el IMVU corrobora la potencialización de los procesos de aprendizaje de la escritura y la expresión oral en las clases de lengua español. Por lo tanto, el uso de juegos y aplicaciones digitales se considera una herramienta importante para la enseñanza de la lengua española en la Enseñanza Media.Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)2023-06-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.25749/sis.27986por2182-96402182-8474Oliveira, Ivan Lucas deSantos, Deivid Alex dosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-07T08:15:23Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/27986Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:02:42.912567Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Duolingo e o IMVU no Ensino e Aprendizagem de Língua Espanhola Duolingo e IMVU en la Enseñanza y el Aprendizaje de la Lengua Española O Duolingo e o IMVU no Ensino e Aprendizagem de Língua Espanhola |
title |
O Duolingo e o IMVU no Ensino e Aprendizagem de Língua Espanhola |
spellingShingle |
O Duolingo e o IMVU no Ensino e Aprendizagem de Língua Espanhola Oliveira, Ivan Lucas de Other articles |
title_short |
O Duolingo e o IMVU no Ensino e Aprendizagem de Língua Espanhola |
title_full |
O Duolingo e o IMVU no Ensino e Aprendizagem de Língua Espanhola |
title_fullStr |
O Duolingo e o IMVU no Ensino e Aprendizagem de Língua Espanhola |
title_full_unstemmed |
O Duolingo e o IMVU no Ensino e Aprendizagem de Língua Espanhola |
title_sort |
O Duolingo e o IMVU no Ensino e Aprendizagem de Língua Espanhola |
author |
Oliveira, Ivan Lucas de |
author_facet |
Oliveira, Ivan Lucas de Santos, Deivid Alex dos |
author_role |
author |
author2 |
Santos, Deivid Alex dos |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Ivan Lucas de Santos, Deivid Alex dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Other articles |
topic |
Other articles |
description |
A presente pesquisa teve como objetivo analisar as contribuições do Duolingo e do IMVU para as práticas ludopedagógicas no ensino e aprendizagem de Língua Espanhola por meio dos relatos de estudantes e um professor do primeiro ano do Ensino Médio de uma instituição privada. Participaram da pesquisa doze alunos e um professor de língua espanhola. Como instrumento de coleta de dados foi utilizado um questionário sociodemográfico com cinco questões e um questionário estruturado com nove questões. As análises foram realizadas de acordo com o objetivo proposto com base nos relatos dos alunos e do professor. Os resultados demonstram que os alunos relatam que o uso do Duolingo e do IMVU corroboram para a potencialização dos processos de aprendizagem da escrita e da fala nas aulas de língua espanhola. Considera-se, portanto, o uso de jogos e aplicativos digitais como uma importante ferramenta para o ensino de lígua espanhola no Ensino Médio. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-06-30 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.25749/sis.27986 |
url |
https://doi.org/10.25749/sis.27986 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
2182-9640 2182-8474 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal) |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131692198264832 |