O estudo do universo escolar através da voz dos jovens: o grupo de discussão
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872009000100005 |
Resumo: | Este texto, centrado numa pesquisa que decorreu num determinado contexto escolar, visa realçar a importância da utilização da metodologia qualitativa em investigação e mostrar as potencialidades inerentes ao grupo de discussão para a recolha de dados, sobretudo quando os interlocutores são jovens estudantes do Ensino Secundário. O presente artigo pretende incidir sobre algumas dimensões consideradas fulcrais para se levar a efeito um trabalho de campo utilizando o grupo de discussão. Após uma breve incursão sobre alguns autores cujos trabalhos têm vindo a privilegiar esta técnica de recolha de informação no estudo de diferentes contextos sócio-educativos, procede-se a uma reflexão sucinta sobre suas potencialidades e alguns dos seus limites. |
id |
RCAP_604f4a17e8e63f2cb8086fa1e336aa2d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0871-91872009000100005 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O estudo do universo escolar através da voz dos jovens: o grupo de discussãoGrupo de discussãoJovensUniverso escolarExperiênciaEste texto, centrado numa pesquisa que decorreu num determinado contexto escolar, visa realçar a importância da utilização da metodologia qualitativa em investigação e mostrar as potencialidades inerentes ao grupo de discussão para a recolha de dados, sobretudo quando os interlocutores são jovens estudantes do Ensino Secundário. O presente artigo pretende incidir sobre algumas dimensões consideradas fulcrais para se levar a efeito um trabalho de campo utilizando o grupo de discussão. Após uma breve incursão sobre alguns autores cujos trabalhos têm vindo a privilegiar esta técnica de recolha de informação no estudo de diferentes contextos sócio-educativos, procede-se a uma reflexão sucinta sobre suas potencialidades e alguns dos seus limites.Centro de Investigação em Educação. Instituto de Educação da Universidade do Minho2009-01-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articletext/htmlhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872009000100005Revista Portuguesa de Educação v.22 n.1 2009reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872009000100005Santos,Maria Cecília Pereira dosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-06T17:03:45Zoai:scielo:S0871-91872009000100005Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:18:16.856135Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O estudo do universo escolar através da voz dos jovens: o grupo de discussão |
title |
O estudo do universo escolar através da voz dos jovens: o grupo de discussão |
spellingShingle |
O estudo do universo escolar através da voz dos jovens: o grupo de discussão Santos,Maria Cecília Pereira dos Grupo de discussão Jovens Universo escolar Experiência |
title_short |
O estudo do universo escolar através da voz dos jovens: o grupo de discussão |
title_full |
O estudo do universo escolar através da voz dos jovens: o grupo de discussão |
title_fullStr |
O estudo do universo escolar através da voz dos jovens: o grupo de discussão |
title_full_unstemmed |
O estudo do universo escolar através da voz dos jovens: o grupo de discussão |
title_sort |
O estudo do universo escolar através da voz dos jovens: o grupo de discussão |
author |
Santos,Maria Cecília Pereira dos |
author_facet |
Santos,Maria Cecília Pereira dos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos,Maria Cecília Pereira dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Grupo de discussão Jovens Universo escolar Experiência |
topic |
Grupo de discussão Jovens Universo escolar Experiência |
description |
Este texto, centrado numa pesquisa que decorreu num determinado contexto escolar, visa realçar a importância da utilização da metodologia qualitativa em investigação e mostrar as potencialidades inerentes ao grupo de discussão para a recolha de dados, sobretudo quando os interlocutores são jovens estudantes do Ensino Secundário. O presente artigo pretende incidir sobre algumas dimensões consideradas fulcrais para se levar a efeito um trabalho de campo utilizando o grupo de discussão. Após uma breve incursão sobre alguns autores cujos trabalhos têm vindo a privilegiar esta técnica de recolha de informação no estudo de diferentes contextos sócio-educativos, procede-se a uma reflexão sucinta sobre suas potencialidades e alguns dos seus limites. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-01-01 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872009000100005 |
url |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872009000100005 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872009000100005 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Investigação em Educação. Instituto de Educação da Universidade do Minho |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Investigação em Educação. Instituto de Educação da Universidade do Minho |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Portuguesa de Educação v.22 n.1 2009 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137274421575680 |