Mapeamento dos artigos apresentados no grupo de discussão de pesquisa Educação Ambiental no contexto escolar EPEA 2017 :

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Silvana Nascimento
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Domingos, Patrícia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Sergipana de Educação Ambiental
Texto Completo: https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/12845
Resumo: A pesquisa qualitativa que balizou a produção desse artigo objetivou analisar os artigos publicados no GDP EA no contexto escolar do ano de 2017.  A análise de conteúdo foi utilizada para categorização dos seguintes significados emergentes da análise: partícipes da pesquisa: professores e estudantes da escola básica são os principais investigados. Investigações englobando toda comunidade escolar e local ainda são incipientes; natureza e tipo da pesquisa: a abordagem qualitativa é predominante; coleta de dados: a utilização de multimétodos de análise aparece em minoria; e análise de dados: na sua maioria a metodologia não indica o método de análise. A discussão sobre vias de inserção da EA na escola é ainda um aspecto bastante presente e com predomínio da macrotendência pedagógica crítica.
id UFS-11_e8e3fe1ba2bf672a2d0599abc81010c2
oai_identifier_str oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/12845
network_acronym_str UFS-11
network_name_str Revista Sergipana de Educação Ambiental
repository_id_str
spelling Mapeamento dos artigos apresentados no grupo de discussão de pesquisa Educação Ambiental no contexto escolar EPEA 2017 : Educação Ambiental, Contexto Escolar, Grupo de Discussão de Pesquisa.A pesquisa qualitativa que balizou a produção desse artigo objetivou analisar os artigos publicados no GDP EA no contexto escolar do ano de 2017.  A análise de conteúdo foi utilizada para categorização dos seguintes significados emergentes da análise: partícipes da pesquisa: professores e estudantes da escola básica são os principais investigados. Investigações englobando toda comunidade escolar e local ainda são incipientes; natureza e tipo da pesquisa: a abordagem qualitativa é predominante; coleta de dados: a utilização de multimétodos de análise aparece em minoria; e análise de dados: na sua maioria a metodologia não indica o método de análise. A discussão sobre vias de inserção da EA na escola é ainda um aspecto bastante presente e com predomínio da macrotendência pedagógica crítica.Universidade Federal de Sergipe2020-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/1284510.47401/revisea.v8i2.12845Revista Sergipana de Educação Ambiental; v. 6 n. 2 (2019): Revista Sergipana de Educação Ambiental; 73 - 82Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 6 No. 2 (2019): Revista Sergipana de Educação Ambiental; 73 - 82Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 6 Núm. 2 (2019): Revista Sergipana de Educação Ambiental; 73 - 82Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 6 No 2 (2019): Revista Sergipana de Educação Ambiental; 73 - 822359-499310.47401/revisea.v8i2reponame:Revista Sergipana de Educação Ambientalinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/12845/9686Copyright (c) 2020 Revista Sergipana de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Silvana NascimentoDomingos, Patrícia2023-05-31T00:57:12Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/12845Revistahttps://periodicos.ufs.br/revisea/PUBhttps://periodicos.ufs.br/revisea/oairevisea.se@gmail.com2359-49932359-4993opendoar:2023-05-31T00:57:12Revista Sergipana de Educação Ambiental - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.none.fl_str_mv Mapeamento dos artigos apresentados no grupo de discussão de pesquisa Educação Ambiental no contexto escolar EPEA 2017 :
title Mapeamento dos artigos apresentados no grupo de discussão de pesquisa Educação Ambiental no contexto escolar EPEA 2017 :
spellingShingle Mapeamento dos artigos apresentados no grupo de discussão de pesquisa Educação Ambiental no contexto escolar EPEA 2017 :
Silva, Silvana Nascimento
Educação Ambiental, Contexto Escolar, Grupo de Discussão de Pesquisa.
title_short Mapeamento dos artigos apresentados no grupo de discussão de pesquisa Educação Ambiental no contexto escolar EPEA 2017 :
title_full Mapeamento dos artigos apresentados no grupo de discussão de pesquisa Educação Ambiental no contexto escolar EPEA 2017 :
title_fullStr Mapeamento dos artigos apresentados no grupo de discussão de pesquisa Educação Ambiental no contexto escolar EPEA 2017 :
title_full_unstemmed Mapeamento dos artigos apresentados no grupo de discussão de pesquisa Educação Ambiental no contexto escolar EPEA 2017 :
title_sort Mapeamento dos artigos apresentados no grupo de discussão de pesquisa Educação Ambiental no contexto escolar EPEA 2017 :
author Silva, Silvana Nascimento
author_facet Silva, Silvana Nascimento
Domingos, Patrícia
author_role author
author2 Domingos, Patrícia
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Silvana Nascimento
Domingos, Patrícia
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Ambiental, Contexto Escolar, Grupo de Discussão de Pesquisa.
topic Educação Ambiental, Contexto Escolar, Grupo de Discussão de Pesquisa.
description A pesquisa qualitativa que balizou a produção desse artigo objetivou analisar os artigos publicados no GDP EA no contexto escolar do ano de 2017.  A análise de conteúdo foi utilizada para categorização dos seguintes significados emergentes da análise: partícipes da pesquisa: professores e estudantes da escola básica são os principais investigados. Investigações englobando toda comunidade escolar e local ainda são incipientes; natureza e tipo da pesquisa: a abordagem qualitativa é predominante; coleta de dados: a utilização de multimétodos de análise aparece em minoria; e análise de dados: na sua maioria a metodologia não indica o método de análise. A discussão sobre vias de inserção da EA na escola é ainda um aspecto bastante presente e com predomínio da macrotendência pedagógica crítica.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/12845
10.47401/revisea.v8i2.12845
url https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/12845
identifier_str_mv 10.47401/revisea.v8i2.12845
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/12845/9686
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Sergipana de Educação Ambiental
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Sergipana de Educação Ambiental
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe
dc.source.none.fl_str_mv Revista Sergipana de Educação Ambiental; v. 6 n. 2 (2019): Revista Sergipana de Educação Ambiental; 73 - 82
Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 6 No. 2 (2019): Revista Sergipana de Educação Ambiental; 73 - 82
Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 6 Núm. 2 (2019): Revista Sergipana de Educação Ambiental; 73 - 82
Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 6 No 2 (2019): Revista Sergipana de Educação Ambiental; 73 - 82
2359-4993
10.47401/revisea.v8i2
reponame:Revista Sergipana de Educação Ambiental
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Revista Sergipana de Educação Ambiental
collection Revista Sergipana de Educação Ambiental
repository.name.fl_str_mv Revista Sergipana de Educação Ambiental - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv revisea.se@gmail.com
_version_ 1803388213210906624