Ensino da Biologia e Geologia e Tecnologias de Informação e Comunicação: um estudo sobre os efeitos das TIC na aprendizagem de alunos do 10º ano de escolaridade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Magalhães, João Pedro Vieira
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/30198
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Ensino (área de especialização em Biologia e Geologia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário)
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spelling Ensino da Biologia e Geologia e Tecnologias de Informação e Comunicação: um estudo sobre os efeitos das TIC na aprendizagem de alunos do 10º ano de escolaridadeBiology and Geology Teaching and Information and Communication Technologies: a study of the effects of ICT on the learning of 10th grade students57:372.857372.857:57371.68Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino (área de especialização em Biologia e Geologia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário)Esta intervenção pedagógica foi realizada numa escola que faz parte de uma cooperativa de ensino, no curso ‘científico-humanístico de ciências e tecnologias’, no âmbito da integração das TIC na disciplina de biologia e geologia do ensino secundário, na unidade ‘obtenção de matéria – heterotrofia e autotrofia’, numa turma do 10º ano de escolaridade (N=26). Optei por uma intervenção no âmbito dos efeitos das TIC na aprendizagem dos alunos em Biologia, por ter diagnosticado nessa turma, na primeira parte do estágio, as potencialidades de uma aprendizagem auxiliada pelas TIC para esses alunos, incluindo o desenvolvimento das suas competências de comunicação e o aumento da sua motivação para aprender biologia. Assim, este projeto de intervenção e investigação foi planeado com os seguintes objetivos: i)analisar como evolui a (re)construção do conhecimento substantivo de alunos na unidade ‘Obtenção de matéria: heterotrofia e autotrofia’, lecionada no 10º ano de escolaridade com recurso às tecnologias de informação e comunicação; ii) caraterizar os efeitos de diferentes estratégias pedagógicas que usam as TIC no aumento do conhecimento processual dos alunos nessa unidade de ensino; iii) caraterizar os efeitos de diferentes estratégias pedagógicas que usam as TIC no desenvolvimento das competências de comunicação dos alunos; iv) analisar como evolui a motivação dos alunos neste ensino com recurso às TIC. A recolha de dados foi feita através de um questionário de conhecimentos sobre a unidade de ensino (pré e pós-teste); um questionário final sobre a perceção dos alunos sobre o contributo das estratégias utilizadas para o aumento do conhecimento processual, competências de comunicação e motivação; diários de aula. Os resultados obtidos mostraram que de uma forma geral, os alunos evoluíram no sentido da utilização mais eficaz de metodologias de aprendizagem auxiliadas pelas TIC para alcançar os seus objetivos de aprendizagem e aumentaram o seu conhecimento substantivo nesta unidade. Nas dimensões do conhecimento processual trabalhadas, a maior parte dos alunos aumentou a sua competência para interpretar, prever, formular hipóteses e tirar conclusões a partir de resultados experimentais, verificando-se a mesma situação em relação às suas competências de comunicação e à sua motivação para aprender biologia e utilizar as TIC para aprender, embora valorizem mais os métodos de estudo tradicionais como o caderno e o manual escolar. Este projeto de intervenção e investigação mostra algumas evidências sobre a importância de promover no futuro a investigação e prática no âmbito da implementação das TIC no ensino da biologia e geologia, quer a nível da formação inicial dos professores quer da aprendizagem dos alunos no ensino secundário.This educational intervention was conducted in a school that is part of an education cooperative in the 'Scientific-Humanistic Sciences and Technologies course, in the ambit of the integration of Information and Communication Technologies (ICT) in Biology and Geology subjects of secondary education in the teaching unit, 'Obtaining Raw - Heterotrophy and Autotrophy', in a class of the 10th grade (N=26). An intervention regarding the effects of ICT on students' learning in Biology was chosen because it was diagnosed in this class in the first part of the internship. Moreover, the potential of ICT to assist these students’ learning, including the development of their communication skills and the increasing of their motivation to learn biology was also dealt with. Therefore, this intervention and investigation project was planned with the following objectives: i) to analyse how the (re) construction of substantive content knowledge of students in the 'Obtaining Raw - Heterotrophy and Autotrophy' teaching unit, taught in the 10th grade using ICT evolves; ii) to characterize the effects of different teaching strategies using ICT in order to increase procedural knowledge of the students in this teaching unit; iii) to characterize the effects of different teaching strategies using ICT in the development of students’ communication skills; iv) to analyse how students’ motivation evolves in this form of teaching using ICT. Data collection was carried out by way of a questionnaire of knowledge regarding the teaching unit (pre-and post-test); a final questionnaire on the students’ perceptions regarding the contribution of the strategies used to increase their procedural knowledge, communication skills and motivation; and class diaries. The obtained results showed that in general, students have evolved towards a more effective use of learning methodologies aided by ICT to achieve their learning goals and increase their substantive content knowledge in this unit. In the dimensions of procedural knowledge, most of the students increased their competence to interpret, predict, formulate hypotheses and draw conclusions from experimental results, verifying the same situation regarding their communication skills and their motivation to learn biology and to use ICT to learn, although they attributed more value to the traditional methods of study like notebooks and textbooks. This intervention and research project shows some evidence regarding the importance of promoting on-going research and practice in the implementation of ICT in Biology and Geology subjects in both pre-service teacher training and students’ s learning in secondary education.Vilaça, TeresaUniversidade do MinhoMagalhães, João Pedro Vieira20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/30198por201407221info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:26:38Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/30198Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:21:06.131932Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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