Percepção de estudantes universitários portugueses relativamente à estimulação da criatividade em sala de aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zamana, Felipe Villamarin Garcia
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10284/6938
Resumo: O presente trabalho constitui um estudo exploratório que visa abordar o tema da criatividade em contexto educacional. O seu objetivo geral consiste em identificar como estudantes do ensino superior português percebem a estimulação da criatividade em sala de aula. O estudo é constituído por uma primeira parte, teórica, sustentada numa investigação bibliográfica. O estudo empírico baseia-se numa metodologia quantitativa, com recurso a um questionário online, desenvolvido especialmente para esta investigação e aplicado a estudantes do ensino superior português. Os dados sugerem que ainda há lacunas no que se compreende como potencial criativo, uma vez que se observam contradições na percepção de criatividade por parte dos estudantes. Além disso, é importante enfatizar a relação entre o estudante e o contexto educacional, nomeadamente a sala de aula, onde se identificou que o professor exerce grande influência no desenvolvimento criativo.
id RCAP_6070b0319493d5925b8b567d053f3f1e
oai_identifier_str oai:bdigital.ufp.pt:10284/6938
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Percepção de estudantes universitários portugueses relativamente à estimulação da criatividade em sala de aulaDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da ComunicaçãoO presente trabalho constitui um estudo exploratório que visa abordar o tema da criatividade em contexto educacional. O seu objetivo geral consiste em identificar como estudantes do ensino superior português percebem a estimulação da criatividade em sala de aula. O estudo é constituído por uma primeira parte, teórica, sustentada numa investigação bibliográfica. O estudo empírico baseia-se numa metodologia quantitativa, com recurso a um questionário online, desenvolvido especialmente para esta investigação e aplicado a estudantes do ensino superior português. Os dados sugerem que ainda há lacunas no que se compreende como potencial criativo, uma vez que se observam contradições na percepção de criatividade por parte dos estudantes. Além disso, é importante enfatizar a relação entre o estudante e o contexto educacional, nomeadamente a sala de aula, onde se identificou que o professor exerce grande influência no desenvolvimento criativo.This dissertation consists of an exploratory research about creativity in an educational context. The general aim of the research is to identify how Portuguese university students perceive the stimulation of creativity in the classroom. The first part of the study presents a theoretical approach to the topic based on a bibliographic research. The empirical part, is based on a quantitative methodology. The researcher developed an online questionnaire. This questionnaire was sent to universities. Students answered to them online. The data suggest that there are still gaps in what is understood as creative potential, since it seems to exist contradictions in students' perception of creativity. In addition, it is important to emphasize the relationship between the student and the educational context, namely the classroom, since teachers have a great influence in the creative development of their students.Toldy, Teresa MartinhoRepositório Institucional da Universidade Fernando PessoaZamana, Felipe Villamarin Garcia2018-10-01T13:49:17Z2018-09-26T00:00:00Z2018-09-26T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10284/6938porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-06T02:06:19Zoai:bdigital.ufp.pt:10284/6938Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:43:50.284133Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Percepção de estudantes universitários portugueses relativamente à estimulação da criatividade em sala de aula
title Percepção de estudantes universitários portugueses relativamente à estimulação da criatividade em sala de aula
spellingShingle Percepção de estudantes universitários portugueses relativamente à estimulação da criatividade em sala de aula
Zamana, Felipe Villamarin Garcia
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
title_short Percepção de estudantes universitários portugueses relativamente à estimulação da criatividade em sala de aula
title_full Percepção de estudantes universitários portugueses relativamente à estimulação da criatividade em sala de aula
title_fullStr Percepção de estudantes universitários portugueses relativamente à estimulação da criatividade em sala de aula
title_full_unstemmed Percepção de estudantes universitários portugueses relativamente à estimulação da criatividade em sala de aula
title_sort Percepção de estudantes universitários portugueses relativamente à estimulação da criatividade em sala de aula
author Zamana, Felipe Villamarin Garcia
author_facet Zamana, Felipe Villamarin Garcia
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Toldy, Teresa Martinho
Repositório Institucional da Universidade Fernando Pessoa
dc.contributor.author.fl_str_mv Zamana, Felipe Villamarin Garcia
dc.subject.por.fl_str_mv Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
topic Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
description O presente trabalho constitui um estudo exploratório que visa abordar o tema da criatividade em contexto educacional. O seu objetivo geral consiste em identificar como estudantes do ensino superior português percebem a estimulação da criatividade em sala de aula. O estudo é constituído por uma primeira parte, teórica, sustentada numa investigação bibliográfica. O estudo empírico baseia-se numa metodologia quantitativa, com recurso a um questionário online, desenvolvido especialmente para esta investigação e aplicado a estudantes do ensino superior português. Os dados sugerem que ainda há lacunas no que se compreende como potencial criativo, uma vez que se observam contradições na percepção de criatividade por parte dos estudantes. Além disso, é importante enfatizar a relação entre o estudante e o contexto educacional, nomeadamente a sala de aula, onde se identificou que o professor exerce grande influência no desenvolvimento criativo.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10-01T13:49:17Z
2018-09-26T00:00:00Z
2018-09-26T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10284/6938
url http://hdl.handle.net/10284/6938
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130304867205120