Estudo do Meio e Matemática em interação na construção do conhecimento na Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Carolina Medeiros
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.3/5248
Resumo: Mestrado (Relatório de Estágio), Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, 9 outubro de 2019, Universidade dos Açores.
id RCAP_6071bb2e7dd166edfae3c855d0c9be8e
oai_identifier_str oai:repositorio.uac.pt:10400.3/5248
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Estudo do Meio e Matemática em interação na construção do conhecimento na Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino BásicoCurrículoEducação Pré-EscolarEnsino Básico (1º Ciclo)Estudo do MeioIntegração CurricularMatemáticaPrática EducativaCurricular IntegrationMathematicsStudy of the EnvironmentDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoMestrado (Relatório de Estágio), Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, 9 outubro de 2019, Universidade dos Açores.O presente Relatório de Estágio intitulado “Estudo do Meio e Matemática em Interação na Construção do Conhecimento na Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico”, faz a apresentação e a reflexão do trabalho desenvolvido ao longo das unidades curriculares de Estágio Pedagógico I e Estágio Pedagógico II, que se encontram inseridas no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Neste Relatório temos como finalidade de entender como se pode potenciar o gosto pela área da Matemática através da área do Estudo do Meio e compreender de que forma a integração destas duas áreas curriculares podem contribuir para o sucesso dos alunos na área da Matemática. Atendendo aos nossos propósitos são elencados temas como: o ensino do Estudo do Meio e da Matemática, refletindo sobre o insucesso escolar que, normalmente, ocorre nesta última área curricular, evidenciando a abordagem curricular integrada como uma possível forma de ultrapassar este insucesso. Assim, o Relatório encontra-se organizado numa parte teórica, na qual são explorados temas supramencionados. E uma parte de cariz praxeológico, no qual se procede à caracterização dos contextos em que decorreram os estágios, à apresentação e análise reflexiva das atividades pedagógicas implementadas, com ênfase para aquelas que envolveram as áreas em estudo. Por último, segue-se uma reflexão global sobre todo o trabalho desenvolvido, evidenciando que a prática de uma educação integrada é uma mais-valia no processo de ensino-aprendizagem.ABSTRACT: The present Traineeship Report entitled "Study of the Environment and Mathematics in Interaction in the Construction of Knowledge in Pre-School Education and Teaching of the 1st Cycle of Basic Education", presents and reflects on the work developed throughout the curricular units of Pedagogical Stage I and Pedagogical Stage II, which are inserted in the Master's Degree in Pre-School Education and Teaching of the 1st Cycle of Basic Education. In this Report we have the purpose of understanding how one can enhance the taste for the area of Mathematics through the area of the Study of the Environment and understand how the integration of these two curricular areas can contribute to the success of students in the area of Mathematics. In view of our purposes, topics such as the study of the study of the environment and mathematics are highlighted, reflecting on the school failure that normally occurs in this last curricular area, showing the integrated curricular approach as a possible way to overcome this failure. Thus, the Report is organized in a theoretical part, in which the themes mentioned above are explored. It is a praxeological part in which the contexts in which the stages are presented are characterized, the presentation and reflexive analysis of the pedagogical activities implemented, with emphasis on those that involved the areas under study. Finally, there is a global reflection on all the work developed, evidencing that the practice of an integrated education is an added value in the teaching-learning process.Fonseca, Josélia Mafalda RibeiroMartins, Maria do Carmo Carvalho Sousa da CunhaRepositório da Universidade dos AçoresAlmeida, Carolina Medeiros2019-12-05T10:33:28Z2019-10-092019-10-09T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.3/5248202316491porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-12-20T14:33:33Zoai:repositorio.uac.pt:10400.3/5248Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:27:30.642157Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Estudo do Meio e Matemática em interação na construção do conhecimento na Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
title Estudo do Meio e Matemática em interação na construção do conhecimento na Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
spellingShingle Estudo do Meio e Matemática em interação na construção do conhecimento na Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Almeida, Carolina Medeiros
Currículo
Educação Pré-Escolar
Ensino Básico (1º Ciclo)
Estudo do Meio
Integração Curricular
Matemática
Prática Educativa
Curricular Integration
Mathematics
Study of the Environment
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Estudo do Meio e Matemática em interação na construção do conhecimento na Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
title_full Estudo do Meio e Matemática em interação na construção do conhecimento na Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
title_fullStr Estudo do Meio e Matemática em interação na construção do conhecimento na Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
title_full_unstemmed Estudo do Meio e Matemática em interação na construção do conhecimento na Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
title_sort Estudo do Meio e Matemática em interação na construção do conhecimento na Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
author Almeida, Carolina Medeiros
author_facet Almeida, Carolina Medeiros
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fonseca, Josélia Mafalda Ribeiro
Martins, Maria do Carmo Carvalho Sousa da Cunha
Repositório da Universidade dos Açores
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Carolina Medeiros
dc.subject.por.fl_str_mv Currículo
Educação Pré-Escolar
Ensino Básico (1º Ciclo)
Estudo do Meio
Integração Curricular
Matemática
Prática Educativa
Curricular Integration
Mathematics
Study of the Environment
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Currículo
Educação Pré-Escolar
Ensino Básico (1º Ciclo)
Estudo do Meio
Integração Curricular
Matemática
Prática Educativa
Curricular Integration
Mathematics
Study of the Environment
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Mestrado (Relatório de Estágio), Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, 9 outubro de 2019, Universidade dos Açores.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-05T10:33:28Z
2019-10-09
2019-10-09T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.3/5248
202316491
url http://hdl.handle.net/10400.3/5248
identifier_str_mv 202316491
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130730586963968