Das reformas curriculares ao seu contributo na melhoria da qualidade de ensino nos subsistemas de ensino e aprendizagem em Moçambique
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.25746/ruiips.v10.i4.29101 |
Resumo: | O foco principal desta pesquisa é compreender o contributo das reformas curriculares na melhoria da qualidade de ensino nos subsistemas de ensino e aprendizagem em Moçambique através da discussão de: Reformas Curriculares; a Reforma Curricular e o Processo de Ensino e Aprendizagem; o contributo das reformas curriculares na melhoria da qualidade de ensino nos subsistemas de ensino e aprendizagem em Moçambique (Reforma do Ensino Secundário Geral (ESG); Reforma na Educação Superior; Ensino Técnico Profissional e; Reforma da formação de professores); A Política de Tecnologias e a transformação digital e; Qualidade de Educação. No tocante a metodologia a pesquisa é de natureza qualitativa, caracteriza-se como descritiva. Findo o estudo concluiu-se que, a reforma curricular em Moçambique afere o ensino que forma cidadãos capazes de saber, saber ser, estar e conviver com os outros e saber fazer. Esta forma de pensar o ensino, fez com que se introduzissem novas disciplinas e restruturado o ensino e aprendizagem. Em suma, a reforma curricular em Moçambique para a melhoria da qualidade do ensino é essencial, sendo que a mesma favorece a compreensão das diferenças no âmbito educacional, onde se analisa, que as escolas quando buscam adquirir tais adaptações curriculares, de fato, são escolas capazes de contemplar e respeitar a multiplicidade de sujeitos que compõem ou não a sala de aula, de forma democrática, inclusiva, ética e moral. A transformação digital das escolas e do processo de ensino e aprendizagem é crucial para a modernidade e desenvolvimento de todas as formas de competências |
id |
RCAP_6075f9aad85ed3b3b16038c901e24f6f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/29101 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Das reformas curriculares ao seu contributo na melhoria da qualidade de ensino nos subsistemas de ensino e aprendizagem em MoçambiqueDas reformas curriculares ao seu contributo na melhoria da qualidade de ensino nos subsistemas de ensino e aprendizagem em MoçambiqueArtigosO foco principal desta pesquisa é compreender o contributo das reformas curriculares na melhoria da qualidade de ensino nos subsistemas de ensino e aprendizagem em Moçambique através da discussão de: Reformas Curriculares; a Reforma Curricular e o Processo de Ensino e Aprendizagem; o contributo das reformas curriculares na melhoria da qualidade de ensino nos subsistemas de ensino e aprendizagem em Moçambique (Reforma do Ensino Secundário Geral (ESG); Reforma na Educação Superior; Ensino Técnico Profissional e; Reforma da formação de professores); A Política de Tecnologias e a transformação digital e; Qualidade de Educação. No tocante a metodologia a pesquisa é de natureza qualitativa, caracteriza-se como descritiva. Findo o estudo concluiu-se que, a reforma curricular em Moçambique afere o ensino que forma cidadãos capazes de saber, saber ser, estar e conviver com os outros e saber fazer. Esta forma de pensar o ensino, fez com que se introduzissem novas disciplinas e restruturado o ensino e aprendizagem. Em suma, a reforma curricular em Moçambique para a melhoria da qualidade do ensino é essencial, sendo que a mesma favorece a compreensão das diferenças no âmbito educacional, onde se analisa, que as escolas quando buscam adquirir tais adaptações curriculares, de fato, são escolas capazes de contemplar e respeitar a multiplicidade de sujeitos que compõem ou não a sala de aula, de forma democrática, inclusiva, ética e moral. A transformação digital das escolas e do processo de ensino e aprendizagem é crucial para a modernidade e desenvolvimento de todas as formas de competênciasThe main focus of this research is to understand the contribution of curricular reforms to improving the quality of teaching in the teaching and learning subsystems. learning in Mozambique through the discussion of: Curriculum Reforms; Curriculum Reform and the Teaching and Learning Process; the contribution of curricular reforms to improving the quality of teaching in the teaching and learning subsystems in Mozambique (General Secondary Education Reform (ESG); Higher Education Reform; Professional Technical Education and; Reform of teacher training); The Technology Policy and the digital transformation and; Quality of Education. Regarding the methodology, the research is of a qualitative nature, characterized as descriptive. At the end of the study, it was concluded that the curriculum reform in Mozambique assesses the teaching that forms citizens capable of knowing, knowing how to be, being and living with others and knowing how to do. This way of thinking about teaching led to the introduction of new disciplines and restructured teaching and learning. In short, curriculum reform in Mozambique to improve the quality of teaching is essential, as it favors the understanding of differences in the educational field, where it is analyzed that schools, when seeking to acquire such curricular adaptations, are, in fact, schools able to contemplate and respect the multiplicity of subjects that make up or not the classroom, in a democratic, inclusive, ethical and moral way. The digital transformation of schools and the teaching and learning process is crucial for the modernity and development of all forms of skills.Research Unit of Polytechnic Institute of Santarém2022-12-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.25746/ruiips.v10.i4.29101por2182-9608Fazenda , RodriguesCofe, Sérgioinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-05T19:15:28Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/29101Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:29:27.714801Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Das reformas curriculares ao seu contributo na melhoria da qualidade de ensino nos subsistemas de ensino e aprendizagem em Moçambique Das reformas curriculares ao seu contributo na melhoria da qualidade de ensino nos subsistemas de ensino e aprendizagem em Moçambique |
title |
Das reformas curriculares ao seu contributo na melhoria da qualidade de ensino nos subsistemas de ensino e aprendizagem em Moçambique |
spellingShingle |
Das reformas curriculares ao seu contributo na melhoria da qualidade de ensino nos subsistemas de ensino e aprendizagem em Moçambique Fazenda , Rodrigues Artigos |
title_short |
Das reformas curriculares ao seu contributo na melhoria da qualidade de ensino nos subsistemas de ensino e aprendizagem em Moçambique |
title_full |
Das reformas curriculares ao seu contributo na melhoria da qualidade de ensino nos subsistemas de ensino e aprendizagem em Moçambique |
title_fullStr |
Das reformas curriculares ao seu contributo na melhoria da qualidade de ensino nos subsistemas de ensino e aprendizagem em Moçambique |
title_full_unstemmed |
Das reformas curriculares ao seu contributo na melhoria da qualidade de ensino nos subsistemas de ensino e aprendizagem em Moçambique |
title_sort |
Das reformas curriculares ao seu contributo na melhoria da qualidade de ensino nos subsistemas de ensino e aprendizagem em Moçambique |
author |
Fazenda , Rodrigues |
author_facet |
Fazenda , Rodrigues Cofe, Sérgio |
author_role |
author |
author2 |
Cofe, Sérgio |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fazenda , Rodrigues Cofe, Sérgio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Artigos |
topic |
Artigos |
description |
O foco principal desta pesquisa é compreender o contributo das reformas curriculares na melhoria da qualidade de ensino nos subsistemas de ensino e aprendizagem em Moçambique através da discussão de: Reformas Curriculares; a Reforma Curricular e o Processo de Ensino e Aprendizagem; o contributo das reformas curriculares na melhoria da qualidade de ensino nos subsistemas de ensino e aprendizagem em Moçambique (Reforma do Ensino Secundário Geral (ESG); Reforma na Educação Superior; Ensino Técnico Profissional e; Reforma da formação de professores); A Política de Tecnologias e a transformação digital e; Qualidade de Educação. No tocante a metodologia a pesquisa é de natureza qualitativa, caracteriza-se como descritiva. Findo o estudo concluiu-se que, a reforma curricular em Moçambique afere o ensino que forma cidadãos capazes de saber, saber ser, estar e conviver com os outros e saber fazer. Esta forma de pensar o ensino, fez com que se introduzissem novas disciplinas e restruturado o ensino e aprendizagem. Em suma, a reforma curricular em Moçambique para a melhoria da qualidade do ensino é essencial, sendo que a mesma favorece a compreensão das diferenças no âmbito educacional, onde se analisa, que as escolas quando buscam adquirir tais adaptações curriculares, de fato, são escolas capazes de contemplar e respeitar a multiplicidade de sujeitos que compõem ou não a sala de aula, de forma democrática, inclusiva, ética e moral. A transformação digital das escolas e do processo de ensino e aprendizagem é crucial para a modernidade e desenvolvimento de todas as formas de competências |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-30 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.25746/ruiips.v10.i4.29101 |
url |
https://doi.org/10.25746/ruiips.v10.i4.29101 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
2182-9608 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Research Unit of Polytechnic Institute of Santarém |
publisher.none.fl_str_mv |
Research Unit of Polytechnic Institute of Santarém |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130752274661376 |